sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Greve fecha metade das agências bancárias do CEGreve fecha metade das agências bancárias do CE


Chegou a 278 a quantidade de agências e unidades bancárias no Ceará com atividades paralisadas ontem, no terceiro dia de greve dos bancários, segundo o Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará (Seeb-CE). O número representa praticamente metade (49,7 %) do total do Estado (559). De acordo com a entidade, os caixas eletrônicos localizados nas agências estão funcionando normalmente. Do número divulgado ontem pelo Seeb-CE, 214 agências e unidades (38,2% do total) no Estado já estavam com suas atividades paralisadas desde o primeiro dia de greve, na terça-feira (6). 

A quantidade registrada na terça-feira no Estado foi 24,4% maior em relação à contabilizada pelo sindicato no dia inicial de mobilizações do ano passado (172). Em todo o País, 8454 agências e 38 centros administrativos estão com as atividades paralisadas, conforme balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Este número representa 35,91% das agências bancárias do País e um crescimento de 13% da mobilização, na comparação com a terça-feira. 

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a Associação dos Bancos do Estado do Ceará (Abance), que representam os bancos no Brasil e no Ceará, respectivamente, informaram que não possuem levantamento de quantas agências estão sem atividades. 

Serviços que dependem das atividades dos bancários, como por exemplo saques, depósitos e pagamentos na boca do caixa, estão suspensos nas agências que estão fechadas por conta da greve. Depósitos, transferências, saques e pagamentos estão disponíveis nesses locais apenas em caixas eletrônicos.