quarta-feira, 9 de março de 2016

Pai e filho morrem em acidente de trânsito na CE entre Iguatu e Quixelô

Uma tragédia foi registrada na noite desta terça-feira,08, onde por volta das 23h na CE 375 uma colisão entre veículos resultou nas mortes de pai e filho. 

Segundo militares da PRE, duas pessoas identificadas por Manoel Gomes da Silva e seu filho, Carlos Manoel da Silva Gomes de apenas 12 anos estavam na via e em situação grave. 

No local, não foi encontrado o veículo atropelador, os dois foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU, ambos foram conduzidos para o Hospital Regional de Iguatu. Mas os dois foram a óbito horas após. 

No local da ocorrência, familiares encontraram peças do possível veículo atropelador e que foram entregues aos militares. As investigações sobre o caso continua, mas o sentimento de consternação é grande na cidade.

CE confirma mais 1 morte e 8 casos de microcefalia

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou mais oito casos de microcefalia no Ceará. Os dados são do boletim epidemiológico, divulgado na tarde desta terça-feira (8), que mostra também mais um óbito registrado. Ao todo, já são 22. 

Conforme o boletim, o Ceará registrou, até o último dia 7 de março, 363 notificações de casos suspeitos de microcefalia em 81 municípios. Desse total, 41 foram confirmados, 70 descartados e 252 ainda estão sendo investigados. No informe do último dia 29, os dados mostravam 352 notificações, sendo 33 confirmadas e 21 óbitos.

Das 363 notificações registradas, 302 foram detectadas no pós-parto e 61 ainda durante a gestação. A Sesa informa que, dos 41 casos confirmados, em apenas um teve o diagnóstico laboratorial confirmado para vírus zika e 40 foram encerrados por critério clínico-radiológico. 

Dados 

Em relação ao número de mortes registrados no Estado do Ceará, três casos são de natimortos e 19 que evoluíram para óbito após o nascimento. Destes, 11 permanecem em investigação e 11 foram confirmados sugestivos de infecção congênita, sendo um caso com identificação do vírus zika em tecido fetal.

Volta a chover forte no Interior do Ceará

 Voltou a chover no Interior do Ceará. Depois de mais de 30 dias sem ocorrência de chuva em vários municípios do sertão, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em, pelo menos, 59 municípios. A maior foi verificada em Umari, no sudeste do Estado, (125mm), seguida de Iguatu (86mm) e Quixelô (82mm), na região Centro-Sul (86mm) e Orós (70mm). 

A chuva ocorreu principalmente durante a madrugada. Em Iguatu veio acompanhada de relâmpagos e trovões. A precipitação teve pluviometria variada. No bairro Esplanada foram registrados 86mm, no Centro, 78mm, no sítio Baú, 77mm e na Penha 68mm. Em Crateús, em apenas 40 minutos a chuva de 67 milímetros causou alagamentos e uma pessoa morreu. 

Mesmo em cidades onde a chuva foi menos intensa, como Chorozinho, as nuvens escuras foram motivo de comemoração. Havia previsão de chuva para o Interior do Ceará por causa da formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, nuvens pesadas. Já o principal sistema causador de chuva no período de fevereiro a maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua afastada do Estado.