segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prazo para tirar título de eleitor se encerra no dia 4 de maio

Quem ainda não possui título de eleitor vai poder solicitar até o dia 4 de maio deste ano. É o prazo máximo para quem ainda deseja votar nas eleições municipais de outubro, quando devem ser eleitos vereadores e prefeito das cidades. 

A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a população - principalmente a de faixa etária entre 16 e 17 anos - antecipe a solicitação para evitar filas na última hora. O prazo é o mesmo também para quem quiser transferir o domicílio eleitoral. 

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que a data limite para o recadastramento biométrico em cidades do interior cearense permanece até o dia 18 de março. O procedimento de agendamento continua o mesmo. 

Eleitores de 46 municípios cearenses terão que providenciar com urgência o recadastramento biométrico, sob pena de ter o título cancelado e a exigência do pagamento de multa. O voto nas eleições de várias localidades no Estado será feito exclusivamente com a nova tecnologia. 

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. 

De acordo com o TSE, pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro. 

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto (carteira de identidade), comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral. No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feitos em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br)

Casal encontrado morto em quarto com golpes de faca em Caucaia


Os corpos de um homem e uma mulher foram localizados em uma residência no Bairro Guajiru, em Caucaia, com golpes de faca. Os trabalhos iniciais da Perícia Forense apontam para um crime passional. A Polícia acredita que o crime ocorreu na última terça-feira. 

De acordo com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), dados preliminares apontam que a mulher teria cometido o homicídio e, em seguida, cortado os pulsos, mas os peritos ainda vão aguardar um laudo médico para completar a análise. 

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), Eloina Alves Dutra, 47, lecionava na Escola César Nildo, na Barra Nova, e estava lotada na creche da Escola Luzia Correia, na Tabuba. A professora era paraense e veio residir no Ceará com marido e três filhos.

Filha encontrou 

De acordo com o tenente-coronel Barbosa, comandante do policiamento em Caucaia, o marido da professora, identificado por João Passos de Sousa, 46, foi encontrado de bruços com golpes de faca nas costas. Já ela foi localizada com os pulsos cortados em cima do corpo do marido. Os dois só foram achados pois a filha mais velha do casal não conseguia contato com a mãe há mais de quatro dias.