quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Polícia apresenta grupo criminoso que atuava no Ceará e Piauí

A Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) apresentaram na manhã desta quarta-feira (3) uma quadrilha que atuava nos estados do Ceará e Piauí. A polícia afirmou que, na última quinta-feira (28), cinco pessoas foram presas ao tentar arrombar um armazém no Bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza . 

A polícia encontrou revólveres e munições com os bandidos. Segundo a Polícia Civil, os criminosos já respondem por roubo, de veículos, inclusive, homicídio, crime contra a administração pública, contravenção penal, lesão corporal e ameaça. 

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, os homens foram capturados na Rua Eça de Queiroz, na Vila Manuel Sátiro, instantes antes de abordar o vigilante de um armazém da região. O grupo pretendia render o profissional e conseguir chegar à parte administrativa do local. "Visando garantir a integridade física das vítimas e da população das proximidades do estabelecimento comercial, nós resolvemos agir antes do crime ser efetivado", revelou Vilarinho. 

Ataques a bancos no Piauí 

Ainda de acordo com a Polícia Civil parte do grupo pretendia explodir bancos no interior do Piauí. No estado vizinho foram presos quatro pessoas suspeitas de participar da quadrilha. Com eles a polícia encontrou cerca de dez quilos de explosivos.

Vereador de Iguatu, apresentará projeto que prevê multa para quem for flagrado com foco do mosquito Aedes Aegypti


O vereador Nelho Bezerra irá apresentar Projeto de Lei que institui multas para comerciantes, moradores ou qualquer pessoa que contribua, de alguma forma, para o surgimento de criadouros do Aedes Aegypti, assim como a proliferação do mosquito, em Iguatu. Não foi divulgado o valor da multa que será aplicada. 

O parlamentar anunciou a ação durante o programa A Hora do Povo, com Ozemar Rodrigues, na Rádio Liberdade 870AM nesta quarta-feira,03, “ ouvi atentamente as reportagens de Alex Santana, que acompanha diariamente esse problema e já ultrapassamos e muito o número de focos do mosquito do ano passado, e pelo jeito não vai parar por aí, é preciso fazer o algo, o trabalho de conscientização continua, mas é a hora de penalizar com multas aqueles que não colaboram”, disse Nelho Bezerra. 

O vereador também anunciou que todo o dinheiro da multa for recolhido, deverá ser enviado para a manutenção da Casa de Acolhimento Irmã Dulce, e da sede da APAE/Igutu. 

A segunda sessão da Câmara Municipal acontecerá nesta quinta-feira, 04, e segundo populares será bem vindo. Praticamente existe uma unanimidade de todos em Iguatu para a execução deste projeto.

Vigilância Sanitária encontra bactérias e determina recolhimento de lote de água mineral


Através do ofício circular número 01/2016, datado dessa segunda-feira, 1º, a Vigilância Sanitária do Estado, através da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, proíbe a comercialização e determina que as vigilâncias sanitárias de todos os municípios cearenses recolham garrafões de água mineral com lote 245, da marca Naturágua. 

A decisão se deu porque, segundo o núcleo de vigilância sanitária, os laudos de análise da água deram resultado insatisfatório para os ensaios, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa em desacordo com a 275, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

A infecção urinária e diarreia são as doenças mais comuns causadas pela Escherichia coli, todavia, esta bactéria também pode causar várias outras infecções como abscesso no fígado, pneumonia, meningite, artrite, colecistite (infecção da vesícula), etc. Já a Pseudomonas aeruginosa é um agente patogênico oportunista que pode causar doenças como: infecções do trato urinário, infecções no sistema respiratório, infecções da pele e dos tecidos moles, infecções oftalmológicas, infecções ósseas e articulares e outras infecções sistêmicas.

Servidores do Hospital Cesar Cals ameaçam parar durante o carnaval

Profissionais de saúde que trabalham no Hospital César Cals pararam mais uma vez as atividades por uma hora nesta quarta-feira (03/02). Desde dezembro, os servidores públicos do HGCC tiveram a gratificação por produtividade reduzida em cerca de 44%. Já os profissionais cooperados à Coosaúde estão com os pagamentos atrasados. Não receberam ainda o referente ao mês de dezembro de 2015. Muitos já não tem ido trabalhar, pois não recebem sequer o valor das passagens. 

Durante a paralisação, os trabalhadores participaram de uma intervenção teatral com a Trupe Tramas de Teatro. Os atores Carlos Alves e Dablio Weider mostraram de forma bem humorada como são tratados os profissionais da saúde e de que forma isso prejudica a população que necessita dos serviços públicos de saúde. Com a ausência dos profissionais cooperados, os servidores têm sido sobrecarregados, o que prejudica o atendimento. 

Durante o ato, os trabalhadores avisaram: se a direção do Hospital Cesar Cals não resolver a situação, eles vão parar durante o carnaval. 

O Sindsaúde repudia este tipo de tratamento com o trabalhador da saúde do Hospital César Cals e se mantém ao lado dos servidores e cooperados, que não podem ser ainda mais sacrificados pela má gestão dos recursos públicos.

Enxurrada em cidade no Sul do Piauí destrói cemitério e arrasta cadáveres


As enchentes que atingiram na semana passada a cidade de Dom Inocêncio, Sul do Piauí, destruíram um cemitério na comunidade rural de Duas Barras, a 25 km da zona urbana. A força das águas arrastou os restos mortais de várias pessoas que estavam sepultadas no local e os familiares ainda tentam encontrar partes dos cadáveres para fazer um novo sepultamento. 

De acordo com a estudante Maria das Mercês Oliveira, a enxurrada atingiu a comunidade por volta das 10h30 do domingo (24) após o estouro de uma barragem. Somente a tarde os moradores perceberam que o pequeno cemitério havia sido destruído pela enchente e que os corpos foram arrancados das sepulturas. 

“À tarde meu irmão foi até o cemitério e viu que estava destruído, mas como ainda estava coberto pela água não vimos o tamanho do estrago. Só depois que a água baixou é que percebemos que as covas tinham sido arrancadas e os corpos levados. Até agora achamos um caixão e um corpo quase inteiro, só faltando a cabeça. Esse corpo nós reconhecemos, pois ainda estava vestido numa calça. Era um tio meu”, contou.

Secretário de Esportes de Ibicuitinga é executado


O secretário de Esportes da Prefeitura de Ibicuitinga (distante 187Km de Fortaleza), no Sertão Central, foi executado a tiros, na noite desta terça-feira(2), por volta das 20 horas, dentro do seu estabelecimento comercial, no centro do município. Pedro da Silva Lopes era dono de uma sorveteria, local onde foi baleado e morto com, pelo menos, cinco tiros na cabeça. A vítima morreu no local. 

Testemunhas informaram que a mulher do gestor teria presenciado a execução. Conforme a Polícia, dois homens chegaram ao local em uma moto fingindo serem clientes, pediram sorvete e, em seguida, sacaram as armas e atiraram em Pedro. 

O gestor morreu no local. Os acusados fugiram na moto. Patrulhas da Polícia Militar fizeram buscas, mas os dois homens ainda não foram localizados. 

Equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) iniciaram as investigações no local do crime. Testemunhas foram ouvidas pelos policiais.

Irmão do senador Eunício Oliveira morre em Lavras da Mangabeira


Faleceu na madrugada desta quarta-feira (03), em Lavras da Mangabeira, o agropecuarista Milton Lopes de Oliveira (Miltão), irmão do senador Eunício Oliveira. Informações preliminares apontam que Miltão sofreu uma parada cardíaca em consequência de complicações na saúde. 

Miltão passava por tratamento na próstata, agravado por complicações causadas por diabetes. Na terça-feira (02), Miltão esteve no Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha. Miltão tinha 74 anos e era o mais velho de sete irmãos. O agropecuarista era pai do ex-candidato a prefeito de Lavras da Mangabeira, Ildesser Oliveira. 

O corpo deve ser velado em Lavras e o senador Eunício Oliveira já confirmou sua chegada, ainda, para esta quarta-feira.