segunda-feira, 2 de maio de 2016

Começa vacinação do rebanho contra a febre aftosa no Ceará


A partir desta segunda-feira (02/05), os produtores rurais, criadores de gado bovino e bubalino podem adquirir a dose da vacina contra a febre aftosa nas lojas credenciadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri). 

A vacinação do rebanho segue até o próximo dia 31 de março e a meta do Estado do Ceará é superar o índice de 95% do rebanho vacinado, como determina o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

O coordenador estadual da Campanha de Vacinação contra a febree aftosa, Joaquim Sampaio, destaca a importância da vacinação para manter a sanidade do rebanho do Estado e dos produtos de origem animal. 

O Estado do Ceará é reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação e com isso pode exportar os produtos de origem bovina para países da Europa, África, Ásia e América Central e do Norte, como explica Joaquim Sampaio. 

Quem deixar de vacinar dentro do prazo pode sofrer as sanções previstas na legislação, além de ficar impedido de transportar e comercializar os animais e produtos até que a situação esteja regularizada. 

A campanha estadual de vacinação acontece sempre em parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA) e as prefeituras municipais, além da Ematerce, dos Sindicatos Rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário