sábado, 2 de abril de 2016

Policiamento do Estado recebe 279 novos soldados a partir de segunda-feira

A partir da próxima semana, o Estado do Ceará vai ganhar um reforço de mais 279 policiais militares. A solenidade de formatura dos novos soldados acontece nesta segunda-feira (4), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do governador Camilo Santana. 

Os soldados recém-formados, 263 homens e 16 mulheres, passaram por sete meses de treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e agora estão aptos ao policiamento ostensivo e preventivo das ruas. Durante o curso de formação, eles acompanharam aulas teóricas e práticas sobre o sistema de segurança pública no Brasil; atendimento em emergências médicas; ordem unida; tiro policial defensivo; direitos humanos; defesa pessoal; técnica policial militar e direção veicular aplicada à atividade policial militar, entre outras capacitações. 

Os soldados também cumpriram 50 horas de estágio supervisionado, divididos em serviços internos na Academia e em unidades e subunidades da Polícia Militar, possibilitando conhecimento teórico e prático das ações empregadas no policiamento ostensivo geral. Todos os conteúdos trabalhados seguiram a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ), que prevê uma formação mais humanizada, com base nos direitos humanos e nos preceitos do estado democrático de direito, propiciando a formação de um profissional de segurança pública preocupado com as questões sociais e a resolução de conflitos. 

Esta é a quinta turma de novos soldados contemplados pelo último concurso público para ingresso na Polícia Militar do Ceará (PMCE). O certame, lançado em 2011, previa o preenchimento inicial de 1.000 (mil) vagas, mas a AESP já capacitou um total de 4.220 profissionais; divididos em cinco turmas, com 943, 1.097, 927, 974 e 279 soldados formados, respectivamente. 

Mais reforço 

Atualmente, 993 novos profissionais de segurança pública passam por capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). São 190 oficiais da Polícia Militar, 35 oficiais do Corpo de Bombeiros, 210 delegados, 242 inspetores e 316 escrivães da Polícia Civil, que em breve reforçarão a segurança pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário