quarta-feira, 14 de outubro de 2015

MPF ajuíza ação de Improbidade Administrativa contra ex-prefeito de Acopiara e ex-secretária da Educação

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ajuizou ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Acopiara, ANTONIO ALMEIDA NETO e MARIA SILVANA NEVES DE LIMA AZEVEDO.

Ambos foram devidamente qualificados nos autos, tendo em vista suposta tredestinação de recursos federais do FUNDEB destinados ao Município de Acopiara/CE, transferências estas realizadas dias 06 e 31 de dezembro de 2012, respectivamente nos valores de R$ 172.500,00 e 171.000,00.

O MPF afirma que os réus praticaram atos de improbidade administrativa quando do depósito dos recursos provenientes do ente federal, feito em conta não específica para essa finalidade, em desacordo com expressa previsão legislativa, bem como no momento em que tais recursos foram utilizados com finalidade diversa, qual seja, o pagamento de serviços de publicidade e não o fomento à educação local.

O MPF tipifica tais condutas no art. 10, IX e XI c/c art. 11, I da Lei 8.429/92 - LIA, e, ao final, requer a condenação dos acusados às sanções previstas no art. 12 I, II e III do mesmo diploma legal.

Serviço

PROCESSO N°. 0000587-81.2014.4.05.8107
CLASSE: 2 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
RÉU: ANTONIO ALMEIDA NETO E OUTRO

Em uma semana, greve dos bancários paralisa mais de 11 mil agências, diz sindicato


greve nacional dos bancários, que atinge 26 estados e o Distrito Federal, completa nesta terça-feira uma semana, com a paralisação de 11.437 agências, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Em São Paulo, 24 mil trabalhadores cruzaram os braços em apoio à greve, que provocou a suspensão das atividades em 856 locais de trabalho, sendo 851 agências e cinco centros administrativos, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o maior da categoria no Brasil.

Os bancários pedem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais aumento real de 5,6%), vale-refeição e vale-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 788) e manutenção do emprego. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propõe reajuste de 5,5% – projeção de inflação calculada pela entidade para os próximos 12 meses. A greve começou na terça-feira passada, após cinco rodadas de negociações sem sucesso.

'Isso é um golpismo escancarado', diz Dilma sobre articulações para impeachment

A presidente Dilma Rousseff aproveitou a abertura de um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nesta terça-feira, 13, para fazer a defesa mais enfática de seu mandato. Para uma plateia de 2,5 mil pessoas formada por integrantes da organização sindical e de movimentos sociais Dilma afirmou que as articulações políticas para realizar o impeachment são um “golpismo escancarado” e que crise política do Brasil se expressa na tentativa da oposição de fazer o “terceiro turno”.

“Querem criar uma onda que leve de qualquer jeito ao encurtamento do meu mandato, sem fato jurídico. E isso tem nome”, disse a presidente, sendo complementada pela plateia, que gritou: “golpe”. A presidente se referiu aos seus opositores como “moralistas sem moral” e perguntou: “quem tem moral suficiente, reputação ilibada e biografia limpa para atacar a minha honra?”. Após aplausos e gritos de apoio da plateia, emendou: “lutarei para defender o mandato que me foi dado pelo voto popular”.

Ainda sobre seus opositores, Dilma afirmou que eles votam contra medidas que “eles próprios aprovaram no passado”. “Votam contra o que fizeram quando estavam no poder. Todos os dias espalham o ódio e a intolerância nas redes sociais e na mídia”, disse. “Tenho consciência que esse processo não é apenas contra mim, é contra o projeto que fez o País superar a miséria e elevar milhões de pessoas para a classe média”, afirmou, emocionando-se ao pedir o apoio da CUT.

Com dois gols de Willian e um de Ricardo Oliveira, Brasil vence Venezuela no Castelão


O Brasil cumpriu a sua obrigação, ao derrotar a frágil Venezuela por 3 a 1, em Fortaleza. O maior mérito foi se comportar desde que a bola rolou como um gigante do futebol, se impondo diante de um adversário sem história. Tanto que abriu o placar logo aos 36 segundos, num desarme de Luiz Gustavo, que deixou Willian livre para bater sem defesa para Baroja. 

A seleção vinotinto até que tentou esboçar uma reação, mas o time de Dunga reforçou a marcação, e privilegiou a movimentação do meio para frente, criando mais oportunidades. Aos 42, Filipe Luiz cruzou rasteiro, Oscar deixou passar, e Willian concluiu sem dó: 2 a 0. Restava aos visitantes explorar as bolas paradas, dadas as falhas do time da casa no jogo aéreo. Aos 18, Vizcarrondo desviou cobrança de escanteio e Christian Santos escorou na pequena área, diminuindo o placar. 

A seleção caiu visivelmente, criando breve suspense, mas soube enfim se valer de mais uma pixotada, como se dizia antigamente, da retaguarda grená. Foi aos 28. Douglas Costa cruzou da esquerda, Vizcarrondo furou de forma espetacular, e Ricardo de Oliveira, de cabeça, meteu 3 a 1. A luta continua em novembro, com o retorno de Neymar: Argentina, dia 13, lá, e Peru, 17 no Brasil.

Corpo sepultado há mais de 20 anos é encontrado intacto em Umirim, no Ceará!


Nas ultimas horas um caso chamou atenção no Ceará e percorreu o mundo via internet, o corpo de uma senhora enterrado há mais de 20 anos na cidade de Umirim, foi encontrado inteiro e com roupas ainda conservadas.

A descoberta foi feita depois que o zelador, estava fazendo uma limpeza no cemitério e percebeu que parte do corpo estava fora da sepultura. Diante da situação intrigante, o homem resolveu retirar o corpo e percebeu que estava praticamente intacto.

O caso chamou a atenção de moradores, que ficaram, de certa forma assustados. O fato se deu no Distrito de São Joaquim da Amontada, zona Rural do município. Até o momento não se sabe a identificação do corpo, no entanto, o zelador afirmou que ela teria sido sepultada no ano de 1994.

No braço da mulher também está uma pulseira idêntica a que é usada em paciente do Hospital São Camilo do município de Itapipoca. A Policia do município já tem conhecimento e disse que o caso não está sendo tratado como uma ocorrência policial.

Cidade de Irauçuba, no Ceará sofre tremores de terra há um mês; casas têm fissuras

Os moradores de Irauçuba, no interior do Ceará, enfrentam tremores de terra constantes há mais de um mês. Segundo o o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), que acompanha os fenômenos sismológicos no Ceará, os abalos ocorrem na cidade desde 9 de setembro e chegou à maior intensidade na sexta-feira (9), com magnitude 3,3, às 13h58.

Segundo técnicos do laboratório, os tremores já causaram fissuras em residências e prédio públicos, afastamento de telhas, o que tem assustado a população local. Os técnicos realizaram uma palestra na cidade, em conjunto com a Defesa Civil, alertando os moradores de que os "riscos de tremores mais fortes são mínimos".

Segundo o técnico Eduardo Alexandro, dados preliminares apontam que os tremores são causados na área denominada NNW. Nesse mesmo local, em 1991, ocorreu um tremor de magnitude 4,9, o maior já registrado no Ceará.

Nesta semana, o técnico do LabSis Eduardo Alexandre fará novas palestras de esclarecimento em Irauçuba com a Defesa Civil do Ceará, além de coletar dados das estações em operação na região.
Causa dos tremores

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.