quarta-feira, 1 de abril de 2015

CCJ da câmara aprova proposta que reduz maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, pelo qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição. 

O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.

Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, que leva aproximadamente dois meses.

Se aprovada na comissão, a proposta vai ao plenário, onde são exigidos 308 votos, do total de 513 deputados, para aprovação, em duas votações. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e mais duas votações no plenário, onde são exigidos 49 votos entre os 81 senadores.

A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada. Neste ano, a CCJ da Câmara retomou as discussões, encerradas nesta terça após várias tentativas de adiamento por parlamentares contrários, em minoria na comissão.

Nesta terça, deputados do PT, PC do B e PSOL, os maiores críticos, tentaram mais uma vez impedir a votação, por meio de manobras para alterar a ordem dos trabalhos da CCJ. Como estavam em minoria, no entanto, foram derrotados nas votações desses pedidos.


Na sessão também estavam presentes manifestantes contrários e também manifestantes a favor da PEC. Eles carregavam faixas e cartazes com palavras de ordem. Não houve tumulto na participação dos manifestantes.

Porca pari 21 filhotes de uma única vez em propriedade de Iguatu


A porca “Chuquinha” de propriedade do criador Ernane Gonçalves, de Iguatu, pariu 21 filhotes de uma só vez,sendo 10 fêmeas e 11 machos. Desse total, sobreviveram 18 porquinhos, esse tipo de caso ocorre uma vez a cada milhão de partos segundo pesquisa.

De acordo com o empresário  o caso é raro. Em geral, um animal desse tipo tem cerca de 10 a 14 filhotes. “Uma porca dar 21 leitões é muito pouco comum. O número de mamas está na faixa de 12 a 14. Normalmente, elas fazem um parto com esse número de filhotes, como aconteceu há cinco meses onde ela pariu 16, um pouco mais que o normal, mas até aí é algo já visto”, disse.

A porca veio do Paraná e está com o empresário há mais de um ano, “ conseguimos estes animais que são vendidos no sul do país, porque são geneticamente modificados por uma equipe da EMBRAPA(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sabíamos da qualidade mas não esperávamos por tamanha cria com 21 animais de uma só vez”, disse surpreso o empresário que é responsável pela Iguave.

Fortaleza tem o 23º pior trânsito do mundo e o 4º do Brasil


Fortaleza é a 23ª cidade do mundo com pior trânsito de veículos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31)  empresa de tráfego TomTom. No Brasil. a capital cearense só perde para  Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que têm trânsitos piores.

O nível médio de congestionamento na capital cearense chega a  51%. Isso quer dizer que em 51% do tempo o trânsito da cidade está congestionado. Por ano, em média, o fortalezense gasta 84 horas somente no trajeto de volta do trabalho para casa.

O levantamento analisou 218 cidades nos seis continentes e utilizou dados obtidos em 2014. O índice de cada trânsito foi definido conforme os níveis de congestionamento por hora e por dia da semana. No mundo, Istambul e a Cidade do México lideram o ranking.


Veja os piores trânsitos do Brasil:


1º Rio de Janeiro

2º Salvador

3º  Recife

4º Fortaleza

5º São Paulo

6º Belo Horizonte

7º Porto Alegre

8º Brasília

9º Curitiba

Tribunal suspende julgamento e Fortaleza permanece no Campeonato Cearense

O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) concedeu efeito suspensivo da decisão do julgamento da última quinta-feira (26) e assegurou a presença do Fortaleza Esporte Clube no restante do Campeonato Cearense de Futebol.

A decisão ocorre cinco dias após a exclusão do time do Pici. A Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal julgou, por três votos a dois, a exclusão e o rebaixamento do Leão para a Série B da competição em 2016, além de multa de R$ 50 mil.

O time, no dia seguinte protocolou pedido de efeito suspensivo, junto com a Federação Cearense de Futebol (FCF), que ingressou no processo como terceiro interessado. Nesta terça-feira o presidente do TJDF, Jamilson Veras, indeferiu o recurso da FCF, mas concedeu pedido feito pela equipe tricolor.

Com a decisão, o Fortaleza poderá disputar os jogos semifinais contra o Icasa. Durante a semana o clima ficou tenso. A sede da FCF foi depredada e auditores receberam ameaças de morte, o que resultou na instauração de um inquérito policial para verificar a origem das ameaças.

O tricolor de Aço foi punido porque em 2002, recorreu à Justiça Comum contra o Ceará por entender que o atacante David Madrigal estava atuando irregularmente, sem visto de trabalho. O Leão queria que o rival perdesse 17 pontos. O alvinegro venceu nos tribunais e o tricolor então decidiu entrar na Justiça comum, antes de esgotar os recursos nas esferas esportivas.

WhatsApp atualiza automaticamente com a função de chamadas de voz


O WhatsApp começou a ser atualizado automaticamente para a versão que faz chamadas gratuitas pelo mensageiro. A novidade se iniciou na última semana, porém a maioria dos usuários começou a ganhar a função nesta segunda-feira (30). Por enquanto as chamadas no WhatsApp só estão disponíveis para dispositivos Android.

Para receber o recurso, o usuário deverá apenas ter instalado a mais recente versão (2.12.19) do aplicativo no smartphone. Junto com a nova função, o app atualiza a interface, apresentando uma aba para ligações, uma para conversas e a última com contatos. A atualização para iOS sairá em breve, segundo os desenvolvedores do WhatsApp. Anteriormente, para realizar as ligações o usuário deveria atualizar manualmente, baixando o arquivo APK e necessitava de convite.

Flamengo espera Armero no Brasil e deve fechar contratação até esta quinta-feira


A diretoria do Flamengo trabalha para finalizar a contratação do colombiano Armero até amanhã. O jogador deve seguir direto dos Emirados Árabes, onde a Colômbia enfrentou o Kwait, para o Brasil, onde se reunirá com seu empresário, Luciano Ramalho, para acertar os detalhes da transferência para a equipe rubro-negra.

O vice de futebol Alexandre Wrobel disse que ainda não há acerto, mas as conversas caminham para isso.

— Não tem nada concretizado, mas esperamos que até quinta-feira (amanhã) a situação seja resolvida.

Armero, de 28 anos, foi indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O jogador atuou com o treinador no Palmeiras. A contratação deve acontecer com custos baixos. O Flamengo receberia o atleta da Udinese com salários parcialmente pagos pelo Milan, onde Armero atua emprestado até o fim do ano.

Para a posição, o clube já tem Anderson Pico, Thallyson e Jorge, que veio da base.

O mercado de transferências internacionais se fecha no dia 16 de abril. Até lá, o Flamengo aguarda ofertas pelo zagueiro Samir. As investidas até agora, do futebol italiano, especialmente, não agradaram financeiramente.