terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cunha ameaça impeachment caso não receba apoio de petistas


Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', o PT estaria sinalizando apoio para salvar o mandato de Eduardo Cunha, após o presidente da Câmara afirmar que deflagraria o processo de impeachment contra Dilma Rousseff caso o partido não considerasse rever sua posição. 

A afirmação teria sido feita durante reunião com o vice-presidente Michel Temer. Cunha estaria apenas aguardando o posicionamento dos três petistas que integram o Conselho de Ética na Câmara, onde corre um processo para a cassação do peemedebista. No total, são 21 integrantes no colegiado, onde ficará decidido a continuidade ou não do processo. 

Fausto Pinato (PRB-SP) fez o relatório que pede pela continuidade. O esperado é que os votos dos três petistas sejam cruciais no resultado da votação no Conselho, que se reúne nesta terça-feira (1º). Ainda de acordo com a Folha, a bancada petista se reuniu com os ministros Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e Jaques Wagner, da Casa Civil, para definir o posicionamento da legenda. 

O Planalto estaria com receio de que uma instabilidade na Câmra, além da que já ocorre no Senado, dificulte a votação da meta fiscal de 2015 e da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o que poderia deixar a crise política mais forte. 

Um dos integrantes do Conselho de Ética, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) falou sobre a instabilidade na Câmara. "Temos apenas 20 dias para votar o Orçamento, então temos que analisar o que significará a nossa posição no conselho", afirmou. Alguns ministros acreditam, no entanto, que a pressão da opinião pública pode levar os petistas a votarem a favor da continuidade do processo de cassação de Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário