sábado, 21 de fevereiro de 2015

Volume de água do Açude Trussu aumenta com as chuvas que caíram a região


Após 16 dias de sucessivas quedas, o volume do Açude Roberto Costa, popularmente conhecido como Trussu, voltou a subir. As últimas chuvas que ocorreram na região Centro-Sul contribuíram para o aumento de sete centímetros da lâmina de água, atingindo a marca de 44% da capacidade do reservatório que é de 301.000.000 m³.

De acordo com especialistas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, o açude está “tomando água do riacho Ererê, que corta as cidades de Jucás e Cariús”. Apesar do aumento, os efeitos do longo período de estiagem já podem ser notados. Ilhotas que estavam submersas começam a surgir, galhos de árvores também começam a aparecer e sinalizam uma preocupação para os navegantes que utilizam o local com seus barcos.

O órgão ressalta que “as águas que chegaram até o Trussu durarão apenas dez dias caso não continue chovendo significativamente na região”. Com o sinal de alerta ligado há alguns meses, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe já arquiteta uma reunião para debater os impactos das crescentes quedas do segundo maior açude do Estado.

Atualmente, o açude possui vazão de 500 litros por segundo, o que garante a perenização do Riacho Trussu que atende a centenas de agricultores da região. O Trussu abastece uma população de mais de 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário