sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Homem é preso ao tentar assaltar policial militar em Fortaleza

Um homem foi preso na tarde dessa quinta-feira (25), ao tentar assaltar um policial do Grupo Especial de Operações Tática (Gate), na Avenida Leste Oeste, no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o suspeito foi preso pelo próprio policial ao simular um acidente.

De acordo com o policial, ele estava no carro com familiares quando sentiu que outro carro bateu atrás. O policial viu que o bandido estava armado com uma pistola ponto quarenta.

A partir daí começou a perseguição que só foi concluída com o reforço da polícia. O suspeito de 22 anos, foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia do Pirambu.

UFC abre inscrições para o Curso de Especialização em Cardiologia, no CE

Estão abertas até 23 de fevereiro de 2015 as pré-inscrições on-line para o Curso de Especialização em Cardiologia do Instituto de Ciências Médicas (ICM), coordenado pelo Prof. Ricardo Pereira Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pelo Prof. Filadelfo Rodrigues Filho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O curso, que tem duração de 10 meses, tem como objetivo capacitar médicos para diagnosticar as principais doenças cardíacas e tratá-las adequadamente.

Serão ofertadas 40 vagas a graduados em Medicina. O formulário de pré-inscrição e informações complementares estão disponíveis no site do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (Iepro).

Clique aqui para entrar no site.

Adolescente de 15 anos morre em brincadeira de roleta-russa no Ceará

Um adolescente de 15 anos morreu na tarde desta quinta-feira (25), após levar um tiro na cabeça ao brincar de “roleta russa”, no município do Crato, a 567 Km de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o garoto estava com três amigos, de 15 e 19 anos respectivamente brincando com uma arma. O terceiro amigo não foi identificado pela polícia.

A polícia apurou com os colegas do adolescente que a vítima chegou com outro rapaz. Ao verem a arma, conforme a polícia, os garotos estavam tirando as balas e recolocando-as e também limpando o revólver. Depois, de acordo com o depoimentos dos amigos para a polícia, a vítima pegou a arma e rolou o tambor do revólver. Em seguida atirou. O tiro atingiu a cabeça do jovem que morreu na hora.

Dentro da residência, onde aconteceu a tragédia, a Polícia Militar encontrou vários objetos tais como uma estopa, um pedaço de lixa, flanelas, sacolas contendo uma estopas e cotonetes usados para limpar a arma.  A polícia disse que o revólver não foi encontrado. Familiares do garoto e os dois amigos foram encaminhados para à Delegacia Regional de Polícia Civil em Juazeiro do Norte.

Enquanto lista oficial não é divulgada, nomes surgem para secretariado de Camilo Santana

Depois que a indicação da presidência do Banco do Nordeste ficou para o Piauí, o então candidato do Pros ao Senado, Mauro Filho, deverá ocupar um cargo nacional ou a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag).

A Secretaria de Finanças do Estado (Sefaz), ocupada por Mauro Filho nas últimas três administrações estaduais, poderá ficar a cargo do economista Alexandre Cialdini, auditor fiscal da própria Sefaz. Cialdini foi secretário por 8 anos da gestão Luizianne Lins (PT), em Fortaleza.

Homem é morto com vários tiros no Sítio Lagoa Seca em Iguatu


Mais um homicídio a bala foi registrado em Iguatu neste dia de natal, 25 de dezembro, em menos de 12 horas. Por volta das 19h e 10min. Joaquim Alves do Nascimento, 41, foi morto no Sítio Lagoa Seca, populares informaram que não viram movimento de carro ou moto e possivelmente o criminoso chegou a pé no local que fica perto de uma mata.

A vítima foi alvejada com 4 disparos de arma de fogo sendo 2 nas costas, 1 no glúteo e 1 no braço e teve morte imediata, uma equipe do SAMU foi ao local e confirmou o óbito. O Rabecão foi acionado e levou o corpo para o IML.

A sua esposa identificada como: Maria Aparecida da Silva, 47 anos, agricultora, casada, natural de Pernambuco, residente no mesmo endereço, foi lesionada no abdômen com um disparo , sendo socorrida pela ambulância do SAMU ao Hospital Regional, as viaturas de serviços diligenciaram no sentido de identificar e prender o autor, mais ninguém deu informações de quem seria o autor, a ocorrência foi comunicada a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Dona de casa pratica suicídio por envenenamento em Acopiara

O plantão de polícia registrou n a noite dessa quinta-feira, uma morte por envenenamento no bairro Moreira, em Acopiara. 

A vítima foi Antonia Maria Clarice dos Reis, 52 anos. Ela estava em casa, na rua Francisco Rosendo, bairro Moreiras de Cima, quando foi encontrada inconsciente e foi socorrida pela equipe do SAMU ao Hospital Municipal Julia Barreto.

Momentos após dá entrada na unidade a dona de casa veio a óbito. Testemunhas disseram que a vítima teria ingerido alguma substância venenosa, porém, não sabem o motivo.

Polícia ainda contabiliza ocorrências relativas as festas natalinas


Um capotamento, por volta do meio-dia desta quinta-feira, 25, na CE-060, envolvendo uma camionete Hilux,  foi a ocorrência mais grave registrada pela Polícia nas rodovias do Centro do Estado neste Natal. 

O acidente ocorreu na localidade de Cupim, na zona rural de Quixeramobim, a altura do Km 209. Três ocupantes do veículo ficaram feridos. Um deles, um adolescente de 17 anos, foi socorrido com várias fraturas pelo corpo e traumatismo craniano. Ele foi transferido para Fortaleza numa unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda de acordo com a Polícia, o veículo seguia no sentido Quixeramobim – Senador Pompeu quando o motorista perdeu o controle, capotando.  A camionete ficou atravessada na rodovia. Uma viatura do Samu, que seguia atrás foi quem prestou os primeiros socorros.

Funceme prevê chuvas abaixo da média até março

A chuva faz parte do imaginário do povo nordestino, característica expressa em diversas manifestações, tanto artísticas quanto em tradições orais, que passam de pais para filhos, a exemplo da realização de previsões para saber como será a quadra chuvosa de cada ano.

Assim como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza estudos para identificar como será o comportamento da próxima quadra chuvosa, a última foi divulgada dia 18, apontando maior probabilidade de chuva abaixo da média nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, homens e mulheres anônimos do sertão fazem também as suas previsões.

O momento ainda é de incerteza quanto à projeção para o desempenho da quadra chuvosa do próximo ano, admitem os pesquisadores da Instituição. No entanto, os modelos pesquisados sinalizam para o percentual de 55% para chuvas abaixo da média; 30% na média; e 15% acima da média, respectivamente.

O estudo não corresponde ao desempenho da totalidade quadra chuvosa do Ceará, que ocorre entre os meses de fevereiro e maio de cada ano. A Funceme ressalva que a divulgação do prognóstico para 2015 só acontecerá na segunda quinzena de janeiro, adiantando que o acumulando de chuva do período poderá ficar abaixo dos 412 milímetros previstos.

O quadro atual de estiagem, caso continue em 2015, fechará o ciclo de cinco anos. Diante da gravidade da situação a Funceme passou a divulgar as previsões climáticas mensais.

Turista italiana é encontrada morta no Ceará


Uma turista italiana foi encontrada morta na tarde de ontem na praia de Jericoacoara, município de Jijoca, no Litoral Oeste do Estado. Gaia Molinari, de 29 anos, apresentava ferimentos na cabeça e arranhões pelo corpo. O cadáver estava na área do Serrote e foi avistado por um casal de turistas. A polícia já tem um suspeito.

Por volta das 13 horas de ontem, um casal de turistas caminhava até a Pedra Furada quando avista o corpo da italiana em meio ao matagal na região do Serrote, Área de Preservação Ambiental (APA), onde o tráfego de veículos é proibido.

"Quando chegamos lá, constatamos a morte da italiana. Ela tinha o rosto perfurado, talvez por uma pedra, e apresentava muito sangramento", afirma o subtenente Marcos Rodrigues, comandante da Polícia comunitária na Vila de Jericoacoara".

As primeiras informações dão conta de que Gaia Molinari estava morando em Fortaleza, e visitava Jericoacoara pela primeira vez. Chegou com uma amiga cearense no dia 21 de dezembro. Estaria apenas até o dia 24, mas preferiu ficar mais um dia. De acordo com a Polícia, o corpo de Gaia apresentava também arranhões, reforçando indícios de que houve luta corporal. O subtenente Rodrigues afirma já existir um "forte suspeito", que é procurado. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios.