sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Grupo explode agência bancária na cidade de Barreira, no Ceará

Um grupo armado explodiu na madrugada desta sexta-feira (28), uma agência bancária em Barreira, a 72 Km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), cerca de cinco homens armados explodiram o banco usando dinamites.

Ainda de acordo com a polícia, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado, mas não conseguiu prender os assaltantes, que fugiram em três veículos levando o dinheiro. Ninguém ficou ferido. A quantia não foi divulgada pela polícia.

PF tenta prender dois irmãos do ministro da Agricultura


A Polícia Federal tenta executar dois mandados de prisão nesta quinta-feira (27/11), de dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, em uma operação para acabar com a venda ilegal de áreas de reforma agrária no Mato Grosso.

São eles Odair e Milton Geller. Segundo o que o jornal Folha de São Paulo apurou, um estaria viajando e o outro ainda não foi localizado pela PF.

Estima-se que mil lotes da União estejam em situação ilegal. O prejuízo aos cofres públicos pode alcançar R$ 1 bilhão.

A operação, batizada de “Terra Prometida”, cumpre 227 mandados judiciais: 52 de prisão preventiva, 146 de busca e apreensão, além de 29 medidas proibitivas.

Os mandados estão sendo cumpridos no Mato Grosso (nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre os alvos há oito servidores públicos.

Estima-se que 80 fazendeiros estejam envolvidos no esquema.

Segundo investigação da PF, o esquema era composto por um grupo de fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio, que compravam a baixo preço áreas destinadas à reforma agrária.

Ainda de acordo com a PF, essas transações eram realizadas de forma coercitiva, com uso de força física e armas.

O esquema contaria com a ajuda de servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), integrantes de entidades de classe, servidores de Câmaras de Vereadores e de prefeituras.

A PF verificou também que o esquema contava com o auxílio de servidores corrompidos do INCRA, integrantes de entidades de classe, servidores de Câmaras de Vereadores e de prefeituras.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.

O nome da Operação “Terra Prometida” remete à promessa de terras feita por Deus ao povo escolhido.

Ícone do forró de duplo sentido, Clemilda morre aos 78 anos


A cantora Clemilda Ferreira da Silva morreu nesta quarta-feira (26) aos 78 anos, em Aracaju (SE), e deixou órfãos entre os fãs do forró e das músicas com letras de duplo sentido. Ela estava internada na cidade em consequência de um acidente vascular cerebral, sofrido recentemente.

Entre os anos 1960 e 1980, ela participou de programas de TV –como o "Cassino do Chacrinha" (Globo)– e emplacou sucessos com letras de malícia quase ingênua, mas não menos engraçadas, como "Prenda o Tadeu" e "Forró Cheiroso (Talco no Salão)".

Com os hits, ficou nacionalmente conhecida e, em 1987, ganhou o primeiro disco de ouro de sua carreira.

O timbre inconfundível, junto com os versos sacanas, resgatava toda a tradição das cantorias populares do Nordeste. Com mais de 40 discos gravados, Clemilda se tornou um ícone da música sergipana.

Começou a carreira nos anos 1960, quando participava de programas de rádio locais. A paixão pelo rádio a acompanhou até o fim da vida. Havia 35 anos que ela apresentava o programa "Forró no Asfalto", em uma rádio pública de Aracaju.

Termina nesta sexta prazo para pagamento da 1ª parcela do 13º

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 19 de dezembro, prevê a legislação. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.

O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ter sido feito até esta sexta.
O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.

O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais (52 milhões de pessoas) e 38,6% (32,7 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Pelé não responde bem a antibiótico e quadro é considerado delicado


O quadro de Pelé se agravou na noite desta quinta-feira. Internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção abdominal, o ex-jogador não respondeu adequadamente ao antibiótico utilizado no tratamento. O uso do remédio foi uma tentativa de combater a bactéria que causou uma infecção no sangue de Edson Arantes do Nascimento. Já na madrugada de sexta-feira, a repórter Joanna de Assis trouxe as últimas informações de frente do hospital. A preocupação é com a possibilidade de uma infecção generalizada.

- Infelizmente, as notícias não são as melhores. O quadro de saúde de Pelé neste momento é considerado no mínimo delicado. Tem um quadro de gravidade. Ele foi internado na segunda-feira, com quadro de infecção urinária, só que esse quadro se agravou. A resposta ao antibiótico não foi a adequada, segundo os médicos.

Aos 74 anos, Edson Arantes do Nascimento passou por uma intervenção cirúrgica para retirada de cálculos renais. Por conta de uma infecção na região abdominal, o Rei do Futebol precisou ser internado. Desde a última segunda-feira, o ex-jogador recebe cuidados especiais da equipe médica do hospital Albert Einstein. Pelé chegou a passar mal em Santos, onde participaria de um evento no museu que recebe o seu nome.