quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CGU confirma inadimplências da Prefeitura de Acopiara em relação a sete convênios firmados com a ex-administração


A CGU - Controladoria Geral da União confirmou que o município de Acopiara, localizado na região centro sul do Ceará, distante 360 km de Fortaleza se encontra inadimplente no que diz respeito a sete convênios (fotos) de responsabilidade da ex-administração. 

Segundo informação a cidade de Acopiara pode ficar impedida a qualquer momento de receber recursos do Governo Federal.

Preocupado com a situação o prefeito Dr. Vilmar já agendou para a próxima semana uma viagem a capital federal, Brasília, objetivando resolver os problemas e pendências deixadas pelo ex-gestor. "A cada dia que passa fica mais difícil de administrar Acopiara. Como se não bastasse os problemas atuais ainda sou obrigado a resolver os problemas dos outros", lamentou o prefeito.

Ainda em Brasília, o prefeito se reúne com deputados federais cearenses objetivando alocar recursos para a Terra do Lavrador. "Estamos levando muitos projetos para tentar trazer dinheiro e investimentos para Acopiara", finalizou Dr. Vilmar.

Mulher de subtenente depõe por 5 horas sobre morte em família no CE


A mulher do subtenente do Exército Francilewdo Bezerra Severino, Cristiane Renata Coelho, de 41 anos, concluiu na tarde desta quarta-feira (19) o depoimento à Polícia Civil. Segundo o delegado Wilder Brito, titular do 16º Distrito Policial. O depoimento da mãe da criança envenenada contradiz com o laudo divulgado nesta quarta, que aponta envenenamento por "chumbinho", como é conhecido o veneno para ratos; no depoimento, ela havia citado uso excessivo de remédios. A mulher não quis falar com a imprensa e deixou a delegacia em um veículo da Prefeitura de Fortaleza após cinco horas de depoimento.

O depoimento de testemunhas será encaminhado nesta quinta-feira à Justiça, mas o delegado Wilder Brito aguarda retorno dos documentos para dar continuidade às investigações.

A mulher foi chamada a prestar novo depoimento para esclarecer as circunstâncias da morte do filho Lewdo Ricardo Coelho Severino, de 9 anos. Ela estava no Recife deste a semana passada quando acompanhou o velório e o sepultamento do filho.

Ela está na sala com a advogada, o delegado titular do 16º DP, Wilder Brito Sobreira, e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jairo Façanha Pequeno.

Esse é o segundo depoimento prestado pela esposa do militar. O primeiro aconteceu ainda na casa do casal na noite do crime quando ela contou para a polícia que foi agredida e forçada a tomar remédios de tarja preta. Em seguida, conforme ela, o seu filho também foi forçado a tomar os comprimidos.

O delegado informou para imprensa que pretende terminar o inquérito ainda nesta quarta-feira e encaminhar na quinta-feira o resultado para a Justiça.

Envenenamento por 'chumbinhos'

A causa da morte do menino foi a ingestão de um veneno para ratos, popularmente conhecido como "chumbinho'', de acordo com o resultado do laudo toxicológico informado pelo delegado. A conclusão do laudo saiu na terça-feira (18). Ainda de acordo com o delegado, o subtenente também tomou o mesmo veneno. O militar segue internado em estado grave no Hospital Geral do Exército, em Fortaleza.

Contradição no depoimento

Na última sexta-feira (14), Wilder Brito Sobreira informou  que pretendia tomar novo depoimento da mulher do subtenente porque constatou contradições. “Há coisa no cenário do crime que não condizem com depoimento. Se você tem dois filhos por que matar somente um? Você tentou contra sua vida e deixou a vida de sua companheira? E deixou viva à disposição de um pseudo relacionamento? Que homem é esse tão altruísta ao ponto  de se matar para deixar mulher livre? Para entregar para outro homem?”, disse.

Homem morre ao ser atingido por raio na cidade de Jardim

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou entre 7h de terça e 7h desta quarta, 19, chuva de 68 mm na cidade de Jardim. As precipitações aliviam o sofrimento dos agricultores, mas com elas também vem o risco dos raios. Nessa terça-feira, 18, Cícero Venceslau de Oliveira foi atingido, quando estava no sítio Lagoa de Dentro, zona rural.

O fato ocorreu às 14h40 da última terça-feira, 18, segundo o relatório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Familiares tentaram socorrer a vítima, mas ele morreu a caminho do hospital municipal.

Fonte: Ceará Agora

Mulher que escreveu carta racista enganou Detran para descobrir nome de servidor

“Ela chegou ao Detran dizendo que queria me dar um presente de Natal, porque foi bem atendida”, revelou o servidor do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, após receber uma carta com teor racista escrita por uma motorista que teve o carro rebocado, em Fortaleza.

O caso veio à tona no início desta semana, após os servidores do órgão registrarem um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), contra a mulher suspeita de escrever a carta, Jane Cordeiro Alves (cuja assinatura está ao final da mensagem). Mauro César Cabral, funcionário do Detran há dois anos, relatou ao Tribuna do Ceará que ficou impressionado com as palavras e com os xingamentos racistas.

“No dia seguinte, a supervisora explicou que a motorista tinha deixado uma carta. Quando vi, não acreditei, fiquei abismado. Depois que li, a gente foi rezar, porque era tanta expressão pesada naquele texto”, desabafa.

Segundo disse, no dia 11 de novembro, o carro da mulher estava estacionado irregularmente em uma vaga de táxi na Rua Marcos Macedo, no Bairro Aldeota; e, por isso, teve de ser rebocado até a sede do Detran. Antes de o funcionário chegar ao pátio do órgão, a motorista já estava no local, tentando impedir a entrada do reboque. “Ela se meteu na frente e começou a dizer que a gente estava roubando o carro. Quando eu parei o reboque, ela veio para cima de mim e eu expliquei que o veículo foi apreendido porque estava estacionado irregularmente”, conta. “Dei continuidade ao meu serviço, e ela ficou me esculhambando”, acrescenta.

No dia seguinte, a mulher chegou ao setor de fiscalização do órgão já com três cartas na mão, solicitando o nome do motorista do reboque para dar um presente de Natal. “Ela disse que tinha sido bem atendida e queria me dar um presente de Natal. A supervisora, então, explicou que essa era a nossa função: tratar bem os usuários. Aí ela virou as coisas e deixou as cartas”.

O trecho racista da mensagem tinha como alvo Mauro César, o motorista do reboque, com expressões como: “hoje tu viveria no tronco, levando chicotada nos lombos”; “tem inveja de mim porque sou branca, né?”; e “tu nunca será como eu”.

A filha do motorista sofreu preconceito na escola, após o ocorrido. De acordo com ele, a família não havia sofrido, até então, casos de racismo. “Nunca sofri isso. Normalmente, os motoristas ficam revoltados por terem os carros apreendidos, mas nunca foram como ela, dava para relevar”, comenta.


Projeto de Lei quer aumentar licença-maternidade para um ano

A Comissão Especial da Primeira Infância discutiu hoje (19), pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância. Um dos pontos polêmicos do dispositivo é o aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês.

Para o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), este é um ponto importante, mas que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão. “Não será um gasto a mais para as empresas, é um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou.

O projeto foca em um conjunto de ações para o inicio da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções publicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.

Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado.

Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos. É na primeira infância, segundo ele, que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável.

Segundo o relator, deputado João Ananias (PCdoB-CE), o projeto deve ser votado no dia 2 de dezembro, na Comissão Especial da Primeira Infância. O dispositivo altera a Lei 8,069 – o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Revoltada, torcida picha portão de novo estádio do Palmeiras


A derrota do Palmeiras para o Sport, por 2 a 0, na inauguração da nova casa deixou a torcida revoltada. Depois de uma linda festa antes e durante o jogo, os torcedores iniciaram os protestos contra diretoria, Wesley e o presidente Paulo Nobre com cantos ainda no estádio. Na madrugada, foram feitas pichações em um portão da arena localizado na rua Padre Antônio Tomás.

"Fora Nobre" e "time ridículo" foram algumas das pichações. Após o apito final, alguns torcedores cantaram músicas prometendo protesto violento em caso de queda para a Série B. 

O Palmeiras é o 14º colocado do Brasileirão, com 39 pontos, e luta contra o rebaixamento. O Verdão está três pontos acima da Chapecoense, 17º lugar e primeira equipe dentro do Z-4 - o time catarinense joga nesta quinta-feira contra o Fluminense, no Maracanã. 

Agora, enfrentará o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, e depois encara Internacional (no Beira-Rio) e Atlético-PR (novamente na arena), fechando a participação no campeonato.

Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos


O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe médica.

Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.

 Um dos advogados criminalistas mais influentes do país, Bastos foi convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a equipe do primeiro mandato. Comandou o  Ministério da Justiça entre 2003 e 2007.

Mesmo depois de deixar o ministério, continuou em evidência ao atuar em casos de grande repercussão nacional. Atuou, por exemplo, no julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, em 2012. Na ocasião, defendeu o ex-vice-presidente do Banco Rural, José Salgado.

Durante o período do julgamento, entrou com reclamação contra o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, questionando o fato de Barbosa não ter levado pedidos da defesa dos réus para análise do plenário do tribunal.

Também foi o responsável pela defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que responde a processo por suspeita de participação em esquema de jogos ilegais.

Presos serram grades e fogem da Cadeia Pública e Quixadá

Um fuga foi registrada na madrugada desta quinta-feira (20) na Cadeia Pública de Quixadá, distante 167 km de Fortaleza. De acordo com informações da Polícia da cidade, os detentos serraram as grades de duas celas e conseguiram escapar. 

Agentas estão realizando uma contagem dos presos nesta manhã para saber o número exato de fugitivos. Informações preliminares dão conta que cerca de 7 pesos teriam conseguido escapar do local. 

Equipes da Polícia de Quixadá e de municípios vizinhos fazem buscas na região para tentar prender os fugitivos. As buscas também foram reforçadas por patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar). Até o início desta manhã ninguém havia sido capturado. 

Detentos realizam rebelião na cadeia pública de Quixadá

Em outubro, cerca de 70 presos da ala superior da Cadeia Pública de Quixadá realizaram uma rebelião. Eles quebraram as celas e queimaram colchões. 

Foi chamado um reforço policial que conseguiu controlar os presos e evitar uma fuga em massa. Nenhum detento ou policial ficou ferido durante a ação.

Prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, honra compromissos e encaminha à Câmara Municipal pacote de medidas para beneficiar professores


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, encaminhou ontem (19), um pacote de medidas contendo 3 (três) Projetos de Lei que trarão mais benefícios para os professores da rede pública municipal de ensino.

A primeira proposta trata da ampliação definitiva de carga horária de todos os professores efetivos que ainda não haviam sido beneficiados com a medida. Com isso, aqueles que desejarem e fizerem à opção ao direito, terão a sua jornada e remuneração ampliadas.

O segundo projeto regulamenta a Progressão Horizontal dos profissionais do magistério. Tal direito havia sido incluído no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos professores de Acopiara, desde 2008, porém, até agora os mestres não tinham sido avaliados para progredirem na carreira e gozarem de seus benefícios e da valorização profissional.

Por último, também foi encaminhado à Câmara Municipal o Projeto que pretende unificar as matrículas de professores que possuem mais de um cargo, de modo a permitir que os servidores do magistério optem pela primeira matrícula para efeito de contagem de tempo para aposentadoria.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Luiza Aurélia, tais medidas representam significativos avanços para toda a classe de professores municipais e informou que a matéria já vinha sendo discutida desde 2013 pela administração e que, após se reunir com representantes do Sindicato e os vereadores obteve o apoio para o encaminhamento das matérias pelo Prefeito Municipal.

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 135 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.654 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (19), em Osasco (SP). 

No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (22) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 135 milhões.

Veja as dezenas: 07 - 16 - 33 - 42 - 50 - 58.

A quina teve 249 acertadores e cada um vai levar R$ 34.739,50. Já a quadra pagará R$ 630,73 para cada um de seus 19.592 ganhadores.

Morre Luizinha Feitosa, viúva do "Dedé do Cleóbolo", morto a bala há 7 meses


Faleceu nas primeiras horas da manhã de hoje (20), Luizinha Feitosa, 46 anos, viúva de Francisco José Feitosa de Matos (Dedé do Cleóbolo). 

A professora Luizinha enfrentava problemas de saúde (câncer) e tentava se recuperar. A grave doença foi descoberta após o seu esposo ser assassinado há 7 meses. A família ainda não divulgou o local do velório e nem o dia do sepultamento.

O prefeito Dr. Vilmar entrou em contato com o blog para lamentar o ocorrido e ao mesmo tempo se solidarizar com a família neste momento difícil.