segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Jovem drogado mata mãe e irmã em Juazeiro do Norte


Subiu de cinco para 12 o número de mortes violentas na comparação dos dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram seis mortes em acidentes de trânsito, quatro homicídios e dois suicídios. De acordo com levantamento, são cinco corpos de Juazeiro do Norte e os demais de Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Farias Brito, Missão Velha, Crato, Barro e Caririaçu.

O caso de maior repercussão foi o duplo homicídio registrado na noite deste domingo na Rua Ernestina Dias Sobreira, 708 no bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte. Um jovem drogado matou a sua própria mãe e a irmã a golpes de faca após discussões e luta corporal dentro do quarto. No local, a polícia se deparou com móveis e eletrodomésticos quebrados por cima dos corpos das vítimas e algumas pedras de crack

As vítimas foram a professora Maria Rita Filgueiras Callou, de 48, e sua filha e acadêmica de Letras da URCA, Laura Callou Filgueiras, que completaria 22 anos amanhã. O acusado Wennys Callou Filgueiras, de 28 anos, respectivamente, filho e irmão das duas é usuário de drogas e fugiu para a residência do avô no Sítio Baixa do Maracujá em Crato. Ele chegou sujo de sangue dizendo, segundo o seu parente, que tinha cometido um erro. O dono da casa ligou para o seu filho e pai de Wennys que foi ao local e tratou de prender o jovem avisando à polícia.

Miséria

Mulher entra em trabalho de parto durante Enem

Durante coletiva na tarde de ontem, o ministro da Educação, José Henrique Paim, comunicou que uma candidata da Caucaia iniciou o trabalho de parto durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Maria Valdenia Alves Vieira foi encaminhada para a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza, onde deu à luz uma menina. Até a noite de ontem, ela ainda estava em repouso na unidade.

“Tivemos este ano uma morte, da Edivânia de Assis (em Olinda, no sábado), lamentamos profundamente esta morte, mas ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com a família, também tivemos o nascimento de uma criança, a Júlia, que começou no local de prova, a Maria Vieira teve o trabalho de parto iniciado exatamente durante da aplicação do Enem”, declarou Paim. 

Maria Valdenia era uma das 9.256 candidatas inscritas grávidas na edição 2014 do Exame.

No sábado, a candidata Edvânia Florinda de Assis, de 31, morreu logo depois de entrar no colégio onde faria o Enem, em Olina (PE). Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), ela foi vítima de um edema agudo pulmonar.

Juazeiro e Crato enfrentam denúncias de corrupção


Os municípios de Juazeiro do Norte e Crato ganham destaque, nesta segunda-feira (10.11), no noticiário nacional, após o Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, veicular, nesse domingo, ampla reportagem sobre superfaturamento e suspeita de desvio de dinheiro da merenda escolar. As informações da reportagem estão respaldadas pelo Ministério Público Federal. O procurador da República, Rafael Rayol, comanda a investigação e, em entrevista ao Fantástico, mostrou dados que mostram a fraude na compra de merenda escolar.

As denúncias atingem as administrações do ex-prefeito Samuel Araripe (Crato) e do prefeito Raimundo Macedo (Juazeiro do Norte). Em Crato, a denúncia envolve um casal proprietário de duas firmas que forneciam produtos para a merenda escolar. Uma das empresas é uma pequena livraria. Em Juazeiro, o escândalo é maior. Samuel, ao responder ao Fantástico, disse que a compra de merenda escolar obedeceu a todos os critérios do processo licitatório, enquanto Macedo afirmou que os culpados devem ser investigados e punidos.

A atual administração do Crato, sob o comando do prefeito Ronaldo Matos (PMDB), também, foi alvo da denúncia, mas por má qualidade no atendimento da saúde. Ronaldo, em nota enviada ao Fantástico, alegou que as dificuldades para pacientes fazerem cirurgia ou conseguirem exames mais delicadas eram reflexo da falta de repasse de recursos do Governo Federal. Os principais trechos da reportagem do Fantástico, com o repórter secreto, você tem abaixo, com informações do portal G1.

Clique aqui e leia a matéria completa

Policial militar é morto com tiro na cabeça em Mulungu, no Ceará

Um policial militar morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça na noite de domingo (9), em Mulungu, a 87 Km de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar de Guaramiranga, o soldado André Ribeiro de Carvalho estava trabalhando no momento do tiro, mas não divulgou informações sobre como o crime aconteceu.

A PM informou que ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Aracoiaba e, depois, transferido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF). 

Ainda de acordo com informações da PM, o soldado teve morte cerebral no início da manhã desta segunda-feira (10). O suspeito do crime foi preso e encaminhado a Delegacia Regional de Baturité (9ª Região).

Adolescente de 16 anos é assassinado com três tiros na cabeça em Juazeiro do Norte


Um homicídio foi registrado por volta das 14 horas deste domingo na Rua da Paz perto do cruzamento com a Avenida Castelo Branco (Romeirão) em Juazeiro do Norte. O adolescente Francisco Natanael Rodrigues da Silva, de 16 anos, apelidado por “Natan” foi morto com três tiros no rosto por um jovem que se aproximou da vítima a pé e efetuou os disparos quando saiu correndo com a arma do crime.

O menor residia na Rua Apolo XI, 101 (Salesianos) e existem informações que o desafeto do suspeito do crime seria o irmão da vítima. A polícia evitou citar nomes para não atrapalhar as investigações. Quando levou o primeiro tiro, o garoto caiu e o assassino teria efetuado mais dos disparos. O corpo foi levado para necropsia no IML (Instituto Médico Legal).

Este foi o sétimo homicídio do mês de novembro em apenas oito dias e o 132º do ano em Juazeiro. O último tinha ocorrido na quinta-feira, dia 6, quando o jovem José Nildo Santos Sousa, de 22 anos, que residia no Sítio Gavião foi morto com um tiro na cabeça. Ele passava pela estrada carroçável do Sítio Brejo Seco quando foi surpreendido por dois homens que trafegavam em uma moto Honda Bros de cor vermelha.

Miséria

Pescadores se surpreendem ao achar ovelha no estômago de tubarão-tigre


Enquanto limpava um tubarão-tigre que haviam capturado, pescadores sauditas se surpreenderam ao encontrar restos de uma ovelha no estômago do predador.

A descoberta gerou debate na internet, com dezenas de pessoas questionando como uma ovelha poderia ter sido devorada por um tubarão-tigre.

Uma das possibilidades, segundo a revista Inquisitr, é o despejo ilegal de carcaças de ovinos no mar, já que é improvável um encontro entre uma ovelha de um tubarão.

Em novo caso de nudez pública, mulher corre pelada em Porto Alegre


Uma nova moda parece ganhar as ruas de Porto Alegre: ficar pelado em público. Após dois casos de nudez registrados no intervalo de uma semana, uma terceira mulher foi flagrada correndo completamente nua neste domingo (9) no centro da capital.

A foto foi feita em uma rua nas imediações do Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. Sem nenhuma roupa, a mulher corria apenas com tênis de corrida, boné e óculos escuros para se proteger do sol forte. A temperatura máxima chegou a 30,5ºC neste domingo na cidade.

O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), responsável pelo policiamento no centro da cidade, informou que recebeu uma denúncia sobre o caso por telefone, mas os policias não conseguiram localizar a mulher.

Pelas redes sociais, mais de 3 mil pessoas confirmaram presença em uma “corrida pelada” marcada para as 16h na Avenida Carlos Gomes, mas cerca de 15 pessoas compareceram ao local. No final da tarde, um homem tirou a roupa e caminhou nu na avenida.

Nas últimas semanas, outros dois casos de nudez pública foram registrados em Porto Alegre. O primeiro ocorreu no dia 30 de outubro, no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Uma mulher foi detida pela Brigada Militar enquanto corria nua no parque e levada para uma clínica psiquiátrica.

Na última quinta-feira (6), outra mulher foi flagrada nua andando na chuva em meio aos carros na Terceira Perimetral, uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Ao ser abordada por um repórter da RBS TV, ela disse que era lutadora de MMA e que seu ato era um “desabafo” contra a falta de incentivo. Ela também foi abordada pela polícia e levada para um posto de saúde.

Luxemburgo indica, e Flamengo vai atrás de Luis Fabiano para o ataque


A confusão não é mais problema, e o Flamengo já começa a planejar o ano de 2015. Com 44 pontos, o Rubro-Negro praticamente se livrou do risco do rebaixamento e entrou em ação para se reforçar para próxima temporada. Faltando pouco menos de um mês para o fim do Brasileirão, nomes já começam a ser contactados, e Luis Fabiano sabe da vontade de tê-lo na Gávea a partir da próxima temporada. Vanderlei Luxemburgo indicou, e a diretoria tratou de fazer o contato com o atacante para deixar claro o desejo a partir do próximo ano.

O vice de futebol, Alexandre Wrobel, e o diretor executivo, Felipe Ximenes, estiveram na capital paulista na última semana e manifestaram pessoalmente o desejo de contar com o Fabuloso, artilheiro do São Paulo na temporada com 18 gols. Antes mesmo da eliminação do Flamengo na Copa do Brasil, para o Atlético-MG, o atacante ficou a par do interesse em contar com seu futebol a partir da próxima temporada. O contato ainda é inicial, mas o Rubro-Negro já apresentou boa parte de suas possibilidades de investimento e trabalha para liberação do Tricolor.

O encontro entre Wrobel, Ximenes e Luis Fabiano aconteceu no início da última semana, antes da viagem dos dirigentes para Belo Horizonte, onde o Fla foi eliminado da Copa do Brasil ao perder por 4 a 1 para o Atlético-MG. O atacante do São Paulo não viajou com a delegação para Guayaquil, onde o Tricolor paulista eliminou o Emelec pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, por estar suspenso.

Depois do contato inicial, Luís Fabiano respondeu que o acerto depende da liberação do São Paulo.

Gabarito oficial do Enem sai até quarta

O gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até quarta-feira (12). Neste ano, o exame do Ministério da Educação bateu recorde com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). 

No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas. Dessa vez, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude.