terça-feira, 7 de outubro de 2014

Grupo de oposição em Acopiara entrega os pontos e fecha comitê de Eunício Oliveira


Aparentemente, a campanha de Eunício Oliveira está chegando ao fim em várias cidades do interior, inclusive, em Acopiara, cidade da região centro sul do Ceará. É como se não fosse haver o segundo turno para governador.

A casa onde funcionava o comitê do candidato Eunício já está sendo fechada e limpa para não gerar mais despesas. 

Alguns apoiadores do peemedebista garantem que não darão um passo para tentar reverter a dificílima situação. 

Os apoiadores de Eunício reclamam que a única coisa que ele mandou para Acopiara foi papel de propaganda e nada mais. Será?

Dados das eleições em Acopiara

Segundo dados do TRE - Tribunal Regional Eleitoral dos 36.815 eleitores aptos a votarem em Acopiara, no pleito de domingo (05), apenas 29.588 (80,37%) compareceram. 

Os votos válidos atingiram a marca de 25.626 (86,61%), branco: 2.965 (10,02%) e nulos: 997 (3,37%). 

Ainda de acordo com informações do TRE houve uma abstenção em Acopiara de 7.227 eleitores, ou seja, um percentual de 19,63%.

Bancários do Ceará decidem pelo fim da greve

Após uma semana de greve, a categoria decidiu na noite da última segunda-feira (06/10), acabar com a greve e voltar às atividades já nesta terça-feira. Em assembleia realizada ontem, o Sindicato dos Bancários do Ceará avaliou a proposta da Federação Nacional dos Bancos e as propostas dos bancos públicos.

A Fenaban apresentou na última sexta-feira, nova proposta que prevê reajuste de 8,5% sobre os salários e demais verbas salariais (aumento real de 2,02%), 9% sobre os pisos (aumento real de 2,49%) e 12,2% sobre o vale-refeição. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também apresentaram proposta ao Comando Nacional, logo após a rodada com a Fenaban.

Em rodada de negociação realizada na manhã de segunda, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou nova proposta, que inclui aplicar a proposta da Fenaban de reajuste de 9% no piso. Além disso, o BNB propôs solução para o gerente de conta Pronaf, efetivação dos caixas ainda não efetivados, entre outros avanços. A categoria considerou a proposta positiva indicando a aprovação nas assembleias desta segunda-feira. Apenas os bancários do Banco do Nordeste (BNB) continuam o movimento.

Camilo venceu em 116 municípios e Eunício em 68

A disputa voto a voto entre os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) aconteceu em quase todos os 184 municípios cearenses. Em termos numéricos, o petista foi vencedor tendo maioria dos votos em 116 municípios. Por sua vez o peemedebista venceu em 68, mas teve a seu favor vitórias nos maiores colégios eleitorais, a começar por Fortaleza onde obteve 47,02% dos votos contra 37,86% de Camilo.

Eunício também teve boa performance em Caucaia (49,59%), Maracanaú (62,89%), Maranguape (50,41%), Iguatu (50,48%) e Quixadá (49,58%). Camilo Santana, por sua vez, foi vencedor nos municípios de Juazeiro do Norte (69,95%), Sobral (55,27%), Itapipoca (60,74%) e Crateús (49,18%).

Os candidatos, que disputam o segundo turno no próximo dia 26 de outubro, não fizeram feio em suas cidades natais. Camilo Santana foi vitorioso no Crato, onde conquistou 72,60% dos votos, contra 24,37% de Eunício. Já o peemedebista teve a maioria em Lavras da Mangabeira – 50,09% dos votos contra 49,28% de Camilo.

A maior votação de Eunício aconteceu no município de Quiterianópolis onde recebeu 80,86% dos votos contra 18,74% de Camilo. O petista, por sua vez, teve seu melhor desempenho no município de Barroquinha, onde obteve 79,72% e Eunício ficou com 19,02% dos votos.

Polícia Civil identifica quinta vítima da chacina de Redenção


A Polícia Civil já tem a identificação do último dos cinco corpos encontrados no dia 1º de setembro deste ano, enterrados em duas covas rasas dentro de um canavial, em Redenção (a 63Km de Fortaleza). Segundo a delegada titular da Cidade, Cristina Cruz, o jovem de 19 anos, a quinta vítima da chacina, teria sido morta da mesma forma que os outros quatro adolescentes e pelo mesmo motivo.

Todos os outros corpos já foram submetidos a exames de DNA, que apontaram resultados positivos para as famílias que forneceram material genético. Porém, como não foi possível atestar a identidade precisa de cada um, a liberação dos cadáveres está dependendo de uma ordem judicial, que ainda não tem previsão para ser expedida.

Pais de detento assassinado na cadeia devem receber R$ 35 mil de indenização em Crato-CE:


O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Crato, José Batista de Andrade, condenou o Estado a pagar indenização por danos morais de R$ 35 mil para os pais de um detento assassinado em uma das celas da cadeia pública daquele município. Francisco Morais Dionísio foi morto por colegas de cárcere no dia 9 de agosto de 2010. De acordo com os autos, ele tinha sido preso e colocado junto com 11 detentos de reconhecida periculosidade, dentre os quais alguns de seus desafetos.

Na noite do mesmo dia em que foi preso terminou assassinado dentro do banheiro da cela enquanto tomava banho. Por isso, os pais de Francisco Morais ajuizaram ação contra o Estado, solicitando reparação por danos morais alegando omissão do ente público. Em contestação, o Estado defendeu que o fato decorreu de caso fortuito ou força maior. Sob esse argumento, requereu a improcedência do pedido dos familiares da vítima.

Ao analisar o caso, o juiz reconheceu “a obrigação do Estado promovido de pagar indenização por danos morais aos pais de Francisco, por não ter se desincumbido do dever de garantir a integridade física da vítima, que estava sob a sua custódia”. Para fixar a condenação por danos morais, o magistrado levou em consideração o princípio da moderação e do não enriquecimento sem causa. O valor deverá ser corrigido, a partir da sentença.

Candidatos já podem fazer campanha

Desde as 17h de ontem, os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) estavam legalmente autorizados a voltar fazer propaganda eleitoral através de distribuição de material, realizar carreatas, comícios e utilizar alto-falantes móveis ou fixos (de 8h às 22h). De acordo com a legislação, a transmissão da propaganda eleitoral no rádio e na televisão deve recomeçar entre o período de 24 horas após o fim do pleito até o próximo sábado (11). Ontem, os coordenadores das duas campanhas já começaram a montar a nova estratégia de trabalho.

O dia de retorno do horário eleitoral gratuito será definido na manhã de hoje, quando o coordenador da Propaganda Eleitoral, juiz Carlos Henrique Oliveira, se reúne com representantes das coligações e das emissoras de rádio e de televisão. Na ocasião, também serão definidas a ordem de veiculação dos programas e das emissoras que irão gerar o sinal da propaganda até o dia 24 próximo, ultimo dia em que ela vai ar. A votação ocorrerá no dia 26 de outubro.

Diferente do primeiro turno, quando o tempo de exposição era calculado com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados, o tempo de propaganda dos candidatos, neste segundo turno da disputa, será dividido igualmente entre eles. Os programas serão exibidos todos os dias, inclusive aos domingos, iniciando às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.

Moroni Torgan, candidato a deputado federal mais votado no Ceará confirma apoio a Camilo Santana no 2º turno


O candidato da Coligação ‘Para o Ceará Seguir Mudando’ ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), ganhou, neste começo de campanha ao segundo turno, o deputado federal eleito Moroni Torgan (DEM) como um dos principais cabos eleitorais na Região Metropolitana de Fortaleza. Moroni é o campeão de votos das eleições de 2014, com 277.738 votos.

O DEM, sigla a qual Moroni é filiado, integra a Coligação ‘Ceará de Todos’, que tem como candidato a governador o senador Eunício Oliveira, e forma, ao lado do PSDB, o palanque do tucano Aécio Neves no Ceará. Moroni foi contra à aliança do DEM com o PMDB e PSDB, acabou sendo voto vencido quando estavam sendo discutidas as alianças partidárias e, neste segundo turno, se sente livre para pedir votos para Camilo Santana.

A primeira sinalização de integração de Moroni Torgan à Coligação ‘Para o Ceará Seguir Mudando’ aconteceu na noite desse domingo, em Fortaleza. Moroni foi ao comitê central de campanha de Camilo Santana. Ao lado do prefeito de Fortaleza, do governador Cid Gomes e do secretário de Saúde, Ciro Gomes, Moroni comemorou a chegada do petista ao segundo turno e, agora, irá assumir uma coordenações de campanha na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ex-vice-governador e ex-deputado federal em dois mandatos, Moroni chegou a disputar três vezes a Prefeitura de Fortaleza. Ao encerrar, em dezembro de 2006, o mandato na Câmara Federal, Moroni decidiu passar uma temporada na Europa cumprindo uma missão da Igreja dos Mormons. De volta ao Ceará, concorreu, em 2012, à Prefeitura de Fortaleza, ficou em quarto lugar e, no segundo turno, apoiou à candidatura vitoriosa de Roberto Cláudio. Com essa articulação, Moroni se aproximou do Governo e da administração Roberto Cláudio e, no segundo turno, quer ajudar Camilo Santana a ser eleito governador do Ceará.

Corpo de padre que sumiu ao sair para missa é encontrado em matagal


O corpo do padre do Santuário de Mãe Rainha, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Salvador, que estava desaparecido desde domingo (5), foi encontrado nesta segunda-feira (6), em um matagal no bairro de Stella Maris, na capital baiana. Ele sumiu quando saiu de casa para celebrar uma missa.

A informação foi confirmada ao G1 pela Arquidiocese de Salvador e pela Polícia Civil. O corpo do padre foi reconhecido pelo advogado da igreja e pelo Padre Valter Reis, que também faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

Segundo a polícia, o corpo de Francisco Carlos de Souza, de 45 anos, foi encontrado com várias perfurações, nas proximidades de uma praia. Ele teria sido visto pela última vez discutindo com dois homens. Ninguém foi preso. O sepultamento do padre irá ocorrer na terça-feira (7), em um cemitério ainda não definido.

Bebê é encontrado em máquina de lavar jogada no lixo em Oriximiná, PA


Um bebê do sexo feminino foi encontrado dentro de uma máquina de lavar roupas que tinha sido jogada no lixo, no bairro São José Operário, em Oriximiná, oeste do Pará, no domingo (5).

A criança foi encontrada por volta das 6h da manhã por Orleuda Ferreira Almeida Soares. Segundo ela, no momento em que encontrou o bebê havia urubus sobrevoando o local. “Fui comprar pão de manhã, escutei um choro esquisitinho, aí fui à lixeira e era uma criança. Ela não estava com roupa, estava com um pano enrolado, tipo uma bandeira”, contou.

Orleuda disse ter ficado indignada e surpresa com atitude da pessoa que abandonou a criança. “Desde ontem estou nervosa, é uma monstra uma pessoa que faz uma coisa dessas. 

Uma colega minha levou ela para o hospital e eu falei que tinha achado a criança dentro da lixeira. Me deu uma tristeza muito grande quando vi aquela criança. A primeira coisa que eu pensei foi nos meus filhos e até agora ainda estou nervosa”, afirmou.

A criança foi levada para o Hospital Municipal de Oriximiná, onde está internada. De acordo com o enfermeiro Antônio Monteiro, que atendeu a criança, ela passa bem e não tem ferimentos.