sábado, 20 de setembro de 2014

Homem é linchado por populares em Iguatu


Por volta das 20h40 desta sexta-feira (19), policiais militares foram acionados para a Rua Maria Celso, Alto do Jucá, em Iguatu, após receberem informações de que populares tinham espancado um homem.

Ao chegarem ao local, os agentes receberam relatos de que os populares se revoltaram com a atitude de Francisco Bento dos Santos, 32 anos, e decidiram fazer justiça com as próprias mãos em forma de linchamento.

Francisco Bento, de acordo com os relatos, estava batendo nas portas e até mesmo em pessoas que se encontraram naquela rua. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram-no bastante lesionado, mas não conseguiram identificar os acusados. Uma ambulância do Samu foi acionada para socorrer a vítima até o hospital.

Deputado federal, José Guimarães, falou sobre recursos enviados para Acopiara, desvios de dinheiro e ingratidão da família Almeida


O deputado federal Guimarães, esteve em Acopiara na manhã desse sábado e fez questão de frisar que mandou muito dinheiro para o município de Acopiara e não foi aplicado pelo ex-gestor. 

Ele afirmou que mandou todos os recursos necessários para a construção da adutora e não foram aplicados pelo prefeito da época. 

O deputado federal ainda disse que foi o mentor do distrito industrial e, no entanto, a falta de compromisso do ex-prefeito emperrou a implantação do distrito. 

Em relação ao mercado central de Acopiara, Guimarães disse que mandou recursos três vezes e o dinheiro foi desviado. "Ao invés dele utilizar o dinheiro na obra entregou o equipamento para uma empresa mandar em regime de comodato", disse. 

Guimarães garantiu que na primeira oportunidade que tiver virá ao município de Acopiara para falar sobre os postos de saúde que ele trouxe, esgotamento sanitário do distrito de São Paulinho, esgotamento do Bairro Nova Acopiara e sobre a ingratidão da família Almeida. 

O deputado havia marcado comigo uma entrevista para hoje na Rádio Vale do Quincoê, porém, achou melhor adiar por conta de possíveis problemas com a Justiça Eleitoral.

O POVO/Datafolha: Eunício mantém os 41%; Camilo cresce 3 pontos e fica com 34%

A terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Camilo Santana (PT) oscilou três pontos percentuais para cima, chegou a 34% e encurtou para sete pontos sua distância para Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pelo governo do Ceará. O peemedebista se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. O crescimento de Camilo ocorreu tirando votos basicamente de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), que oscilaram negativamente um ponto cada e ficaram com 3% e 1%, respectivamente.

Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. Porém, como a pesquisa possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ainda existe possibilidade de segundo turno no Estado. Essa é a primeira pesquisa Datafolha que traz projeção de votos válidos, forma oficial de divulgação do resultado das eleições e que exclui eleitores indecisos e votos brancos e nulos. Considerando a variação máxima da margem de erro, o peemedebista poderia oscilar entre 48% e 54%.

Segundo turno

A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.

Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.

Reta final

Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro – uma semana após ciclo de sabatinas do O POVO com candidatos ao Governo.

O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.

Eleitores de Mirian Sobreira poderão ter o votos anulados


Mirian Sobreira (foto) teve sua candidatura indeferida pelo Ministério Público Estadual e pelo Tribunal Regional Eleitoral, sendo considerada inelegível por se enquadrar na condição de FICHA SUJA.

Ainda assim, a justiça permite que o candidato considerado ficha suja tenha o seu nome nas urnas até o julgamento final do mérito, dando ao candidato o direito de continuar nas urnas até o dia em que for julgado.

Entretanto, isso não significa a garantia do voto do eleitor, pois, caso o mérito final acompanhe o julgamento do MPE e do TRE, todos que votaram em Mirian Sobreira, para deputada estadual, terão seus votos anulados. Então só nos resta aguardar a decisão da Justiça Eleitoral, que poderá ou não validar sua candidatura.

Municípios poderão perder força política

Caso a candidata a deputada estadual Mirian Sobreira seja definitivamente impossibilitada de concorrer ao cargo e a anulação dos votos seja concretizada, como os casos anteriores indicam que deverá ser, os Municípios em que Mirian Sobreira sonhava ter boas votações, correm o imenso risco de perder força política com a anulação dos seus votos depois das eleições.

Entre os colégios principais da ainda candidata Mirian Sobreira, estão: Acopiara, Quixelô, Iguatu, Sobral, Cariús, Icó, Juazeiro do Norte e Crato.

Estudante adolescente é baleado na porta de escola em Quixadá

Um estudante de 17 anos foi alvejado por dois disparos de arma de fogo na noite desta sexta-feira, 19, em Quixadá. O crime ocorreu por volta das 20 horas, defronte a Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Cesar Cals, mais conhecida como “Grupão”, situada no bairro Alto São Francisco.

Conforme informações colhidas pela Polícia, o aluno seguia para a escola quando foi surpreendido por dois indivíduos, ambos utilizando capacetes, numa motocicleta de cor preta. Um deles efetuou quatro disparos. Dois deles atingiram a vítima, um no ombro direito e o outro no braço esquerdo.

Ainda de acordo com a Polícia, o estudante não corre risco de morte. Ele foi socorrido por uma equipe da Polícia Militar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O menor não informou quem foram os autores e nem os motivos da tentativa de homicídio.

Homem é encontrado morto no Sítio Varjota em Iguatu


A Polícia Militar da cidade de Iguatu está a procura de um homem apontado como principal suspeito de ter assassinado Cristiano Florêncio Vieira, 28 anos, nas proximidades de uma cerâmica no Sítio Varjota, zona rural do município.

Cristiano foi encontrado morto com um profundo corte na cabeça, causo, provavelmente, por uma barra de ferra. Há informações ainda não confirmadas pela polícia de que vítima e acusado trabalhavam juntos.

A vítima residia na Rua São Gabriel, bairro Vila Neuma. Seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal – IML de Iguatu onde será necropsiado.

SAMU 192 chega em Acopiara


A população de Acopiara agora conta com o Serviço Móvel de Urgência - SAMU 192. O governador Cid Gomes fez a entrega da ambulância que terá sede na Avenida Chagas Piancó, Vila Aroeira. 


O prefeito Dr. Vilmar explicou que o SAMU é um serviço oferecido pelo Governo Federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.


Os acopiarenses ganham a segurança de um serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados, com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Os profissionais são preparados pelo SAMU 192 Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço.

O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar gratuitamente para o 192. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.

A BALA COMEU DE ESMOLA: Quatro pessoas são baleadas em tiroteio na Serrinha, em Fortaleza


Quatro pessoas ficaram feridas em um tiroteio no Bairro Serrinha, próximo ao Aeroporto de em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, quatro homens armados tentaram matar uma pessoa que chegava a uma indústria de confecção, dispararando vários tiros contra ele.

O homem fugiu para dentro da confecção e em seguida se protegeu dentro do veículo que dirigia, blindado. Ele foi baleado de raspão por um tiro de escopeta e teve ferimentos leves.

Outros três funcionários da confecção, duas mulheres e um adolescente, foram feridos de raspão. Segundo a Polícia Militar, os funcionários do local utilizaram medicamentos próprios e itens de primeiros socorros para fazer curativos e passam bem.

O homem baleado com tiro de escopeta responde por crimes de homicídio, assalto e formação de quadrilha. Ele foi atendido por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida levado a um hospital. A Polícia Militar não informou a unidade em que ele está internado para evitar uma tentativa de homicídio no local.

Ainda de acordo com policiais militares, o grupo armado esperava o homem no local porque sabiam que ele iria resgatar uma máquina na indústria de confecção e armaram uma “emboscada”. Ele sobreviveu porque se escondeu no veículo à prova de balas, segundo os policiais.

Morador de rua é assassinado a tiros após discussão com vizinhos em Quixadá


O morador de rua Francisco Flavio Cunha Paulino, 28 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira, 19, em Quixadá. O crime ocorreu num quiosque situado à margem do Lago dos Monólitos, um parque de lazer no entorno da cidade mais conhecido como Açude do Euripedes.

Segundo informações colhidas pela Polícia com uma companheira da vítima, de 27 anos, o crime ocorreu logo após a discussão de “Flavinho”, como era tratado por ela, com vizinhos, moradores de um imóvel próximo ao local do crime.

No momento do homicídio o casal estava preparando o jantar. Sem perceberem, foram surpreendidos por dois homens que se aproximaram numa motocicleta preta com descarga barulhenta. O garupeiro desceu e efetuou vários disparos de revólver. Os tiros atingiram a vítima no tórax. Ele ainda tentou se refugiar atrás de um balcão, mas antes caiu morto. Ela conseguiu correr e se escondeu até a chegada da Polícia. O suposto autor do crime tem as mesmas características do vizinho com qual “Flavinho” havia discutido horas antes, revelou a testemunha.

A companheira da vítima informou que haviam passado a morar juntos há pouco mais de ano. Ela havia conhecido “Flavinho” na cidade de Sobral, onde moraram na rua por alguns meses. Estavam em Quixadá há pouco mais de cinco meses e a dois moravam no quiosque abandonado. Antes haviam passado por Fortaleza, Pacajus e Canindé. Ele era usuário de drogas, de “mesclado”, uma mistura de maconha com crack, mas não era agressivo e durante o relacionamento ele nunca havia discutido com ninguém. Ele era vendedor autônomo. Morava no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.

A equipe da Polícia Civil já identificou os vizinhos envolvidos na discussão, uma mulher e seu filho. Segundo a testemunha ele tem as mesmas características do assassino. O imóvel onde eles moram estava fechado quando os policiais chegaram ao local. Uma multidão se concentrou do outro lado da rua, defronte ao quiosque, para ver o corpo. Uma equipe da Polícia Militar foi obrigada a preservar o local por horas. Antes de recolher a vítima, a equipe da Perícia Forense estava atendendo outra ocorrência, em Mombaça.

DATAFOLHA divulga pesquisa ao Governo neste sábado

Contratado pelo Jornal O Povo e pela Folha da Manhã S.A, o DATAFOLHA Instituto de Pesquisas realizou, entre quinta-feira (18) e esta sexta-feira (19), uma pesquisa sobre a intenção de voto do eleitor cearense para os cargos de presidente, governador e senador.

Os dados do levantamento serão publicados pela imprensa neste sábado. Além dos candidatos preferidos pelos entrevistados, o questionário apresentado também procura retratar o nível de conhecimento do eleitor sobre os postulantes, o índice de rejeição dos concorrentes e a identificação partidária e religiosa da população.

Outro ponto analisado, que também tem seu reflexo ligado ao pleito, é a avaliação dos oito anos do Governo de Cid Gomes (PROS).

Camilo e Mauro acreditam no crescimento exponencial do número de simpatizantes, o que já foi identificado em levantamentos anteriores, com a diminuição da diferença na contagem de votos entre as candidaturas, principalmente ao cargo de governador.

Aguarde os detalhes!

Polícia encontra corpo dentro de mala no RS


A polícia tenta identificar o corpo encontrado em avançado estágio de decomposição dentro de uma mala boiando no rio Guaíba, em Guaíba (RS), na sexta-feira (19).  

Um pescador encontrou a mala e levou até a margem do rio. Segundo a polícia, o crânio tinha sinais de perfurações, o corpo estava dividido e uma calça na cor preta estava dentro da mala.  Um inquérito foi aberto para apuar o caso.

Alunos Nota 10, da Rede Municipal de Ensino, enchem Acopiara de orgulho


A evolução do ensino na Rede Municipal de Acopiara antecipa o novo tempo em que o município está vivendo e mostra a importância que é tratada a educação nesta atual gestão na Terra do Lavrador.

Como exemplo, a escola Padre Crisares Sampaio Couto, localizada no Distrito de Barra do Ingá, foi agraciada com o prêmio Escola Nota Dez, do Governo do Estado, a única pertencente a região da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 16, que recebeu a premiação pela excelência no Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5).

Deixando os acopiarenses cheios de orgulho, alunos da Rede Municipal de Ensino são outro exemplo do bom trabalho aplicado pela Secretaria da Educação, junto a educadores e estudantes. A Escola João Moreira Barros, do Bairro Moreira, teve quatro de seus alunos aprovados em olimpíadas estudantis. Graziela Almeida Alves, 8º Ano "B", Francisco Ayslan Torres, 9º Ano "A" e Wellington Pereira Souza, 9º Ano "A", estão aptos a participar da segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Química Júnior 2014. Com sua memória literária, intitulada "Meu dia", Maria Nádia Silva Andrade, aluna do 7º Ano "A", também venceu essa etapa das Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa 2014 e segue para próxima fase.

O professor R. Brito comentou que é um grande orgulho ter alunos como esses em nossas instituições de ensino. “Já intensificamos os esforços e com certeza bons resultados obteremos também na segunda e última fases”.

O avanço significativo antecipa resultados positivos e recupera o que em anos não era investido na área. Hoje a Prefeitura de Acopiara reconhece e premia o trabalho dos professores, além de os qualificar com palestras e formações constantes, reforma e reconstrói escolas as deixando com estrutura superior a de particulares, com qualidade padrão de primeiro mundo, incrementa projetos e programas educativos que deixam o aluno mais sociável e o incentiva em movimentos de arte, música, teatro, cultura, entre outros.

Jogando em casa Ceará empata com Avaí


Não faltou ofensividade na Arena Castelão, nesta noite de sexta-feira. E, como resultado, quatro gols balançaram as redes. O que mostra que o placar de 2 a 2 entre Ceará e Avaí refletiu o que foi jogado em campo. Na partida válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vovô pressionou durante boa parte do duelo e Leão catarinense contra-atacou de forma objetiva para sair com um ponto da partida em Fortaleza.

O resultado deixa o Avaí na primeira colocação, com 45 pontos. Já o Ceará subiu para a quarta posição, no G-4 da Segundona, com 40 pontos. Mas ambos podem perder posição neste sábado.

O Ceará enfrenta agora o América-RN, em casa, às 21h50min da próxima terça-feira. No mesmo dia, o Avaí vai a Curitiba encarar o Paraná Clube, mais cedo, às 19h30min.

Mega-Sena pode pagar R$ 37 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 1.637 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (20), pode pagar R$ 30 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado em Carmo (RJ), a partir das 20h (horário de Brasília).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar 46 imóveis de R$ 800 mil cada, ou ainda uma frota com 284 carros de luxo. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 37 milhões na poupança, poderá se aposentar com uma renda de mais de R$ 220 mil por mês, o equivalente a mais de R$ 7 mil por dia.