sábado, 23 de agosto de 2014

10 mil aposentados podem ter benefícios suspensos no Ceará

Cerca de 10 mil aposentados e pensionistas do INSS no Ceará ainda não fizeram a prova de vida e a renovação de senha dos benefícios recebidos em bancos por meio de conta corrente. Todo esse pessoal corre risco de ter os pagamentos suspensos caso não atualizem seus dados cadastrais nas agências bancárias em que recebem mensalmente.

Em Fortaleza, o chefe do Serviço de Reconhecimento dos Direitos Previdenciários do INSS, Paulo Bacelar, lembra que o prazo para acertar as informações termina em 31 de dezembro deste ano. A renovação de senhas e a prova de vida são obrigatórias para aposentados, pensionistas e segurados do INSS e devem acontecer anualmente. Para fazer a comprovação, o beneficiário deve ir à agência bancária em que recebe levando documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação).

Algumas instituições financeiras com sistemas de biometria estão usando a tecnologia para fazer o recadastramento.

Quem já compareceu à agência bancária desde que o cadastramento começou, em 2012, não precisa fazer outra prova de vida.

Crianças ingerem veneno em escola no Ceará e 15 alunos são internados

Quinze crianças foram internadas por envenenamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia, na Grande Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, um estudante da Escola Helena Aguiar Dias compartilhou com colegas de classe.

"Os pais da criança afirmaram em depoimento que o filho recebeu o veneno de um homem não identificado, que pediu pro aluno distribuir com os colegas na escola. Ainda vamos ouvir uma criança para esclarecer o caso, mas quando elas estiverem melhores", explica do cabo da Polícia Militar Luciano Rocha Almeida.

As crianças deram entrada na UPA de Caucaia, com ânsia de vômito, dor de cabeça e dor no estômago. Elas recebem soro, passam por hidratação e por um processo de lavagem estomacal, que irá remover o veneno do corpo. As crianças se recuperam bem e não correm risco de morrer.

A polícia acredita que o veneno é um produto proibido usado para matar ratos. Se ingerido em grandes doses, pode ser letal também para humanos. A polícia faz buscas pelo homem que supostamente entregou veneno para que fosse distribuído na escola.

"Se essa versão for confirmada e o suspeito preso, ele poderá responder pela tentativa de homicídio das 15 crianças que ingeriram o produto", explica o policial militar.

Esqueleto encontrado dentro de rede em residência em Fortaleza


Uma ossada foi encontrada na manhã desta sexta-feira (22), em uma residência duplex, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. O que chamou a atenção foi o fato de o esqueleto ter sido achado deitado em uma rede, onde, aparentementemente, se encontrava desde que morreu.

De acordo com o inspetor Jackson Freitas, do 1º Distrito Policial, que atendeu a ocorrência, a vítima foi identificada como Marcos de Souza Lima, de 41 anos e, segundo seus familiares, estava desaparecido há 1 ano e 3 meses.

Ainda de acordo com o inspetor, o homem morava sozinho no andar superior da casa, enquanto os demais familiares moravam, separados, no andar inferior. Indagado sobre como familiares e vizinhos não perceberam o mau cheiro do corpo em decomposição, Jackson afirma que vizinhos chegaram a reclamar do odor, porém acreditavam se tratar de algum animal morto.

O local do crime foi periciado e o corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em seguida.

OMS registra 1.427 mortes pelo vírus ebola na África

Dados divulgados nesta sexa-feira (22) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que já morreram 1.427 pessoas, vítimas do surto de ebola no Oeste da África. Todas nos países de Serra Leoa, da Libéria, Guiné-Conacri e Nigéria.

Agora são 2.615 infectados pela doença nos quatro países. A OMS voltou a ressaltar que não há necessidade de restrições ao comércio nem ao trânsito nos países que concentram o surto de ebola; só recomenda restrições de movimentação para pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação pelo vírus ebola.

A situação na Nigéria, que ainda não é considerada como surto, está piorando. Já são 16 casos com cinco mortes. Na Libéria, onde há o maior número de casos, 1.082 pessoas foram registradas com a doença, das quais 624 morreram.

Em Serra Leoa foram registrados 910 infectados e 392 mortes, enquanto a Guiné-Conacri contabilizou 607 casos da doença, com 406 mortes.

Milton Nascimento passa mal no palco durante show com Criolo em SP


Milton Nascimento, 72 anos, passou mal na noite desta sexta-feira, 22, enquanto se apresentava ao lado de Criolo no show nomeado "Linha de Frente". O cantor se sentiu mal e deixou o palco após cantar o hit "Ponta de Areia". A apresentação, que aconteceu no HSBC  Brasil, em São Paulo, precisou ser cancelada. O show deste sábado, 23, está confirmado até então.

De acordo a assessoria de imprensa do cantor, Milton teve "um mal-estar momentâneo" e foi aconselhado pela equipe médica a não continuar em cena. Ainda segundo sua assessoria, ele realizou exames de sangue e pressão na própria casa de show, que não apresentaram nenhuma alteração. Em seguida foi levado para o Instituto do Coração, acompanhado do médico Sérgio Timerman, diretor do Incor.

De acordo com informações da unidade, o cantor deu entrada na emergência por volta de 00h30min e estava com o médico e algumas pessoas da sua equipe. Milton passou por exames preliminares que não apontaram nenhum problema. Eler já deixou o hospital e se encontra no hotel onde está hospedado.

Icasa empata com o Vasco no Romeirão em Juazeiro


Ainda não foi desta vez que o Vasco conseguiu chegar à liderança da Série B. Com um gol de Felipe Klein aos 44 minutos do segundo tempo, o Icasa empatou por 1 a 1, no Romeirão, na noite desta sexta-feira, e frustrou os planos do time carioca, que pode até mesmo terminar a rodada fora do G-4. A equipe cruz-maltina, em segundo lugar, foi a 32 pontos e pode ser ultrapassada por Ceará, Avaí e Joinville, que jogam neste sábado e estão logo atrás. O clube pernambucano foi aos 19 pontos e deixou a zona do rebaixamento.

O jogo, no geral, foi fraco tecnicamente, embora tenha apresentado muitos lances de emoção. Porém, o péssimo estado do gramado prejudicou muito a partida, principalmente para o Vasco, que tem um time mais técnico e não está acostumado com o palco. Os cariocas erraram 28 passes, contra 14 dos mandantes.

O uruguaio Maxi Rodríguez, que fez sua estreia pelo time carioca, foi o melhor da equipe. Cruzou para o gol de Rodrigo e criou bons lances individuais, quase marcando por duas vezes. No entanto, Kleber e Montoya, seus companheiros de ataque, estiveram em jornadas pouco inspiradas. O colombiano ainda foi substituído por Biteco.