sexta-feira, 18 de julho de 2014

Senado aprova uso de arma de fogo para guardas municipais

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais. De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o texto aprovado permite aos guardas municipais o uso de arma de fogo, nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento. O texto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com o texto, as guardas municipais são incumbidas da função de proteção municipal preventiva e comunitária, ressalvadas, quando presentes, as competências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.

O projeto também estabelece como competência geral das guardas municipais, a proteção dos bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como da população. Estão incluídos os bens de uso comum, os de uso especial e os dominiais (bens públicos sem destinação definida, como prédios desativados). A proposta estabelece ainda que qualquer município pode criar sua guarda municipal, que será subordinada ao chefe do Executivo local. De acordo com o projeto, a corporação não pode ter efetivo superior a 0,5% da população do município.

Acopiara adere ao novo modelo do PAA


A Prefeitura de Acopiara foi uma das seis, no Ceará, que firmou compromisso para executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da modalidade de Compra com Doação Simultânea. No total, o município vai receber do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a quantia de R$ 528.179,93 para a compra dos alimentos beneficiando mais de 150 fornecedores e 137 entidades.

O programa é coordenado pelo MDS. O termo de adesão da Prefeitura de Acopiara foi publicado na última sexta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU). Com a nova adesão, a Terra do Lavrador está apta a operar o novo modelo do programa.

De acordo com o prefeito Dr. Vilmar, na modalidade de Compra com Doação Simultânea, os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional – restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos. “O pagamento é feito diretamente aos agricultores familiares, por meio de cartão bancário, e não há a necessidade de repasse de recursos para estados e municípios. Isso facilita o gerenciamento do programa, entre outros avanços na execução”, afirma o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, o município elaborou um plano operacional com propostas de participação no programa. Ele adianta que o documento apresenta metas relacionadas ao número de fornecedores e de entidades a serem atendidas.

Serão definidos também os parâmetros de execução, como o percentual de agricultores familiares em situação de pobreza a venderem a produção, o de mulheres agricultoras e o de produtos orgânicos ou agroecológicos a serem adquiridos.

O novo termo de adesão substitui os convênios – formato anterior de operação do PAA – e permite que estado e município executem as ações de maneira mais simples e ágil. Além disso, o acompanhamento e o monitoramento das ações são realizados por meio de um sistema informatizado, alimentado pela prefeitura.

Romário detona Gilmar Rinaldi: "incompetente e sem personalidade"


O início das mudanças na seleção brasileira após a Copa do Mundo não parece ter agradado o ex-jogador e deputado federal Romário. O “baixinho” utilizou as redes sociais para tecer duras críticas a Gilmar Rinaldi, novo coordenador técnico do escrete canarinho. O dirigente foi apresentado nesta quinta-feira, em entrevista coletiva que contou com a participação de José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Alexandre Gallo.

“Galera, só pode ser uma dessas duas coisas: sacanagem ou pegadinha. É inadmissível Gilmar Rinaldi ser escolhido para assumir o cargo de diretor/coordenador de seleções da CBF”, postou Romário, que fez questão de lembrar o histórico do ex-goleiro da seleção brasileira no tetracampeonato mundial. Gilmar é empresário de jogadores, fato que, segundo o baixinho, o desqualifica a exercer uma função de tamanha confiança.

“O cara é empresário de vários jogadores. Tive o desprazer de trabalhar com ele no Flamengo. É incompetente e sem personalidade”, afirma o Baixinho, ressuscitando polêmicas da época em que Gilmar foi superintendente de futebol do clube carioca.

Sem papas na língua, Romário ainda chamou Marin e Del de Nero de “ratos” e disse que Gilmar irá fazer prevalecer interesses pessoais na seleção brasileira.

“Posso afirmar que Rinaldi vai fazer da CBF um banco de negócios para defender seus interesses. Só os ratos do Marin e Del Nero para escolheres uma pessoa como essa. Para piorar, ele ainda é agente FIFA”, concluiu.

Caso de febre chikungunya é confirmado no Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou nota técnica, nesta quinta-feira, 17, confirmando a ocorrência de caso importado de febre chikungunya no Ceará, no município de Brejo Santo, no início deste mês. O paciente do sexo masculino, 25 anos, viajou em junho para a República Dominicana, conforme a Sesa. Ele se se recuperou e, na quarta-feira, 16, retornou ao Recife, onde mora.

Ele retornou ao Brasil no dia 1° de julho, indo direto de ônibus para Brejo Santos, onde visitaria a família. Os sintomas apareceram no dia seguinte, semelhantes ao da dengue. Em 3 de junho, o médico do paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Sesa informam que realizaram todos os procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação.

Doença

A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. A virose tem sintomas semelhantes aos da dengue – com dores mais fortes nas articulações e menos riscos de complicações.

A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias. A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico. No Brasil, haviam sido registrados 20 casos, até o dia 10 de julho, conforme publicado pelo O POVO.

Segundo o infectologista Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das diferenças em relação à dengue é que dificilmente a doença evolui para complicações sérias ou quadros hemorrágicos. No entanto, existem casos em que as dores permanecem por meses.

Eduardo da Silva diz que Vasco é passado e sonha com Maraca pelo Fla


Nas primeiras horas da manhã, Eduardo da Silva desembarcou no Rio de Janeiro. No começo da tarde, assinou contrato com o Flamengo por 18 meses. Em seguida, deixou a Gávea e foi ao Ninho do Urubu ser apresentado aos novos companheiros e à imprensa. Apesar do desgaste e de um pouco de nervosismo ao encarar os jornalistas, o atacante demonstrou muito ânimo para iniciar sua caminhada no futebol brasileiro, após quase 16 anos na Europa, e fez questão de deixar o passado como torcedor do Vasco para trás.

- Para mim, é um grande sonho poder jogar pela primeira vez no Brasil, que tem um grande campeonato. Vestir essa camisa, a de maior tradição do país, com grande história e que tem a maior torcida do mundo. Feliz por estar aqui. Claro que tem uma fase de adaptação, mas vou dar meu máximo - disse o jogador.

Antes de ser apresentado, o atacante fez uma atividade na sala de musculação. Depois de receber a camisa 23 das mãos de um sócio-torcedor, mostrou um certo nervosismo durante a entrevista. Durante as respostas, os quase 16 anos fora do Brasil ficaram claros nos momentos em que fez pausas para buscar palavras na memória.

Criado na Vila Kennedy, Eduardo deixou o Brasil em 1999 após se destacar na Taça das Favelas e defendeu três clubes em sua carreira: Dínamo Zagreb (2001/07), Arsenal (2007/10) e Shakhtar Donetsk (desde 2010). Naturalizado croata, disputou a Eurocopa de 2012 e a última Copa do Mundo - quando ficou no mesmo grupo do Brasil. Mas jogou pouco no Mundial e entrou apenas no segundo tempo da goleada da Croácia por 4 a 0 sobre Camarões. 

Dilma tem 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. 

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.

Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.

A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6. Desde essa data, candidatos têm autorização da Justiça Eleitoral para realizar comícios, propaganda na rua e na internet, entre outras atividades de campanha. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%.

Veja os números do Datafolha na pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 8%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Eymael (PSDC): 1%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%

Morre no Rio o escritor João Ubaldo Ribeiro


Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado,  tinha quatro filhos.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".

Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida se estabeleceu em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.