quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

TRE-CE aprova com ressalvas contas do governador eleito Camilo Santana

As contas de campanha do governador eleito do Ceará, Camilo Santana, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) na sessão desta quarta-feira (12). O processo de 20 volumes foi relatado pela juíza Joriza Magalhães Pinheiro, que acompanhou, em seu voto, o parecer dos analistas de contas do Tribunal e parecer do Ministério Público Eleitoral.

De acordo com a relatora, as prestações parciais omitiram dados de doações e a prestação final apresentou outras "inconsistências que não comprometem a verificação dos gastos".

Balanço

Segundo o TRE, no período de 5 de novembro a 11 de dezembro de 2014, a Comissão de Exame de Contas Eleitorais analisou e emitiu pareceres técnicos conclusivos nas prestações de contas de 533 candidatos.

Desse total, 46 são de deputados estaduais eleitos; 22 deputados federais eleitos; um senador eleito; um governador eleito; 327, suplentes; 98, não eleitos; e 38, inaptos. Foram analisados, também, 13 processos de prestações de contas de Diretórios Estaduais, faltando ainda 18 para serem analisados.

De acordo com o Tribunal, a partir de janeiro de 2015, serão analisados 428 processos de prestação de contas restantes, dos quais 367 de candidatos aptos e 61 de candidatos inaptos, bem como 18 processos dos Diretórios Estaduais.

Depois da análise das contas por parte do Controle Interno, o processo é enviado à Secretaria Judiciária, que o encaminha ao Ministério Público Eleitoral para emissão de parecer. Só depois ele retorna ao juiz relator, que pode julgá-lo monocraticamente ou levá-lo a julgamento pela Corte do TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário