sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Preconceito é tema de projeto que envolve alunos em Acopiara


A Prefeitura de Acopiara tem buscado constantemente a união num grande trabalho que envolve todas as classes e os resultados são sempre positivos. Dentre as muitas parcerias de sucesso no ano de 2014 está a colégio Liceu de Acopiara, que foi contemplado com o programa Residência em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o mês de novembro foi colocado em prática o projeto Adolescer que promoveu, entre outras ações, uma radionovela que trata do tema do preconceito sexual, teatro e música (paródia). A rádio novela foi pesquisada, escrita e atuada pelos próprios alunos e apresentada aos colegas no auditório da escola. O objetivo do projeto é mostrar aos alunos a questão do Bullying e do preconceito propriamente dito, e ‘sentir na pele’ as sensações das vítimas da agressão. Também foi enfatizado a questão do preconceito racial, na tentativa de sensibilizá-los quanto à igualdade racial, uma vez que dentre todos os tipos de preconceitos existentes, a discriminação racial é o maior.

Para a tutora Fernanda Bezerra, o preconceito significa um julgamento prévio. “Os alunos escolheram o tema e aconteceram várias discussões onde tentamos mostrar aos adolescentes um conceito já formado, e não um ‘pré-conceito’. A psicóloga Paula Coelho disse que a intensão foi de sensibilizar os jovens, família e sociedade. “O mais interessante é que foram os próprios alunos que produziram tudo repassando para os que assistiram as apresentações o sofrimento daqueles que amargam o preconceito, inclusive dentro da escola. Essa é uma questão séria porque maltrata a autoestima da pessoa e da sua identidade, quanto ser humano”.

A professora Sônia Taveira inteirou que a temática foi elaborada pelos alunos. “Trabalhamos também o assunto saúde como um todo, mas a gente sabe que se gasta muito menos com saúde preventiva do que com medicação, por exemplo. O bom seria que todas as escolas vivenciasse esse projeto”. A direto do Liceu, Andréia Martins, lembrou que acreditar em parcerias faz parte de uma educação construtiva com foco no futuro. “Nós também podemos trabalhar aperfeiçoando o lado emocional e familiar para formarmos um ser humano completo”.

Esse projeto da Residência em Acopiara tem como objetivo trabalhar adolescentes e jovens os transformando em multiplicadores de saúde preventiva. Uma vez por semana acontece mobilização e acompanhamento dos profissionais da residência com alunos dos segundos anos. O Programa em parceria com o Liceu oferece também aula de aeróbica, aberto a toda comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário