terça-feira, 29 de outubro de 2013

Professores da Uece deflagram greve

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) deflagraram greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira, 29, após realização de assembleia no Campus do Itaperi. Os servidores da instituição também aderiram à paralisação. 

O plebiscito colheu a opinião dos professores sobre a deflagração ou não da greve.  Foram 155 votos favoráveis, 96 votos contra e três abstenções. Os docentes da universidade haviam aprovado o início do estado de greve da categoria no último dia 22

"Durante a semana passada, tivemos apenas uma audiência com René Barreira (secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior), que pediu para esperarmos até março, quando o governador (Cid Gomes) se afastará e outro que ocupará seu lugar poderia ser mais acessível. Isso é um afronto a nossa inteligência. Não podemos admitir essa situação. Não podemos ter medo de um governador eleito pelo povo", disse a presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Elda Maciel.

Segundo a presidente da Sinduece, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) também devem deflagrar greve ainda nesta semana.

Grupo armado invade residência e mata dois irmãos adolescentes em João Pessoa


Dois irmãos foram mortos na madrugada desta terça-feira (29) no bairro de Mandacaru, Zona Norte de João Pessoa.

A Polícia Militar informa que as vítimas, uma de 17 e outra de 16, estavam dormindo em casa quando o local foi invadido por um grupo de homens armados. Eles arrombaram cadeados e portas até entrarem na residência, pedindo que os irmãos dissessem onde havia drogas e armas.

Os dois adolescentes teriam negado que tinham algo para os desconhecidos, foram agredidos e acabaram mortos com vários tiros de espingarda 12.

A PM diz ainda que o crime pode ter relação com o tráfico de entorpecentes. Até às 10h da manhã desta terça, ninguém havia sido preso.

Frentista não reage, mas é baleado em tentativa de assalto

Câmeras do circuito interno de segurança registraram o momento em que um frentista de 60 anos foi baleado no abdômen durante uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis de Mineiros, na região sudoeste de Goiás. A ação durou menos de 30 segundos. Por causa da violência, o estabelecimento parou de funcionar 24 horas.

Nas imagens registradas na madrugada do último dia 22, é possível ver que dois homens chegam em uma motocicleta ao local. Armado, o suspeito que está na garupa joga um saco dentro do escritório do posto para que o funcionário coloque dinheiro. Enquanto espera, um dos criminosos olha para trás e dispara um tiro. Os assaltantes fogem sem levar nada.

Um rapaz que também estava dentro do escritório aparece nas imagens com um telefone. Os dois saem da sala, mas o idoso volta para pegar um celular. O vídeo mostra ainda que o frentista espera em pé o socorro. O idoso foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Santa Helena de Goiás. Ele recebeu alta médica na última segunda-feira (28).

Para o major da Polícia Militar Carlos Ailton de Oliveira, o criminoso pode ter disparado acidentalmente. Segundo o policial, ao olhar para trás, ele teria se assustado e como estava com o dedo no gatilho, acabou disparando.
 
 Veja o vídeo:


Previsão de chuva varia acima do normal no Ceará

A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia para os próximos três meses indica um período de chuva que varia de “normal para mais chuvoso”, segundo Antônio Divino Moura, diretor da instituição, durante palestra sobre Monitoramento e Previsão, um dos temas do Seminário sobre Seca, Impactos e Respostas – Uma Análise da seca de 2012-2013 no Nordeste e Contribuições para uma Política Nacional sobre Secas. O evento, iniciado ontem, prossegue até amanhã no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Em relação à previsão, considerada uma boa notícia diante do quadro de três anos de seca, Divino faz questão de frisar que, “como o próprio nome diz, é uma previsão. Toda previsão é um termo probabilístico. 

Nunca devemos esquecer isso. Não se trata de certeza absoluta. Mas é o melhor que pode ser feito em termos do assunto. Entretanto, os nossos critérios têm possibilitado um acerto muito grande. No ano passado, nossas previsões se confirmaram”.

Acopiara Criança: Bebê Modelo é modelo de saúde



A Prefeitura de Acopiara, com promoção do Centro de Saúde, realizou a escolha do Bebê Modelo entre as crianças atendidas pelo Centro de Saúde (PSF), onde o mais importante não é a beleza, se bem que todos os concorrentes são lindos, mas sim a saúde, feita pelo acompanhamento das enfermeiras da unidade.

A idealização das enfermeiras Viviane e Anatiane, junto aos demais servidores da unidade de saúde, levou a um desfile onde os bebês demonstraram o cuidado recebido pelos profissionais através do cartão de vacinação em dia, amamentação e consultas com enfermeiros.
O prefeito Dr. Vilmar ressaltou o trabalho feito no posto e parabenizou os pais pelo cuidado com os filhos. “Vejo aqui lindos príncipes e princesas acopiarenses, são o nosso futuro que está sendo bem cuidado com todo amor e zelo”, falou Dr. Vilmar.

Todas as crianças estavam em dia com critérios e, simbolicamente, a escolhida como Bebê Modelo 2013 foi Maria Isabela que recebeu das mãos do prefeito a faixa e um presente. As demais crianças também foram presenteadas.

Mais fotos:

Vereador diz que ´mendigo deveria virar ração para peixe´ e gera revolta

A declaração de um vereador defendendo que moradores de rua deveriam virar "ração para peixe" causou polêmica em Piraí, município da região sul do Rio de Janeiro. Um vídeo com o discurso de José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), foi postado no YouTube na última sexta-feira, e já teve mais de 2 mil visualizações desde então.

A frase polêmica foi dita durante sessão ordinária do dia 8 de outubro, após os vereadores assistirem a uma apresentação que comemorava os 25 anos da Constituição de 1988. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho que deveria até virar ração para peixe. Porque fica a gente trabalhando igual um maluco para esses caras. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar. Eu preciso trabalhar, eu levanto cedo para trabalhar, por que mendigo tem que votar?", questionou.

Durante a fala, o vereador também tocou em outros pontos polêmicos, criticando o fato de a pena de morte não ser prevista pela legislação brasileira. "Quando acabaram com a pena de morte, eu achei uma pena isso. Deveria haver pena de morte. ´Ah, vai matar inocente´. Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje, porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas", discursou.

Corpo carbonizado é achado em Caucaia


O corpo de um homem, ainda sem identificação, foi encontrado semicarbonizado, na manhã de ontem, nas frestas do barranco existente na Rua Dulce Maria, na Praia do Pacheco, em Caucaia. Na rua havia um rastro de sangue, revelando que a vítima, que trajava roupas de praticante de surf, havia sido lesionada.

Os peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Ceará (Pefoce)não tiveram como constatar se a vítima saiu cambaleando até cair perto no local apelidado de abismo, pois fica no trecho que foi destruído pelo avanço do mar, ou se foi carregada até a beira do barranco.

O exame pericial preliminar constatou uma lesão a faca no pescoço do desconhecido, bem como outra no braço, possivelmente um ferimento de defesa. A cabeça do homem estava com fitas adesivas em volta.

Conforme o perito, o criminoso poder ter usado querosene para queimar o corpo do homem. Devido à rigidez cadavérica, foi constatado que o homem foi assassinado durante a madrugada. Próximo ao local onde o corpo foi encontrado, parte da vegetação estava queimada. Tudo leva a crer que fogo no mato foi provocado. No local também havia garrafas com cheiro forte de querosene. A Polícia acredita que o crime teria sido premeditado e que a vítima conhecia o criminoso ou criminosos.

Polícia Quadrilha explode agência bancária em Paraipaba


Por volta da meia noite desta terça-feira (29) um grupo armado explodiu a agência do Bradesco de Paraipaba, no Litoral Oeste do Ceará, a 93 km de Fortaleza. A quadrilha utilizou o mesmo método de outras ações no interior. Alguns assaltantes atiraram no destacamento policial da cidade, impedindo os agentes de saírem enquanto outros roubaram o banco.

Um policial foi feito refém durante a ação e liberado em seguida. Após o assalto, populares invadiram e saquearam a agência. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), um dos carros utilizados pelos assaltantes foi abandonado e queimado em São Gonçalo do Amarante.

Dorival Júnior é demitido do Vasco


O Vasco demitiu na noite desta segunda-feira o técnico Dorival Júnior. O treinador não resistiu à sequência de maus resultados e à péssima campanha no Campeonato Brasileiro, no qual o time ocupa a 18ª colocação, na zona de rebaixamento.

Dorival Júnior comandou o Vasco em 29 partidas, com nove vitórias, oito empates e 12 derrotas.

A diretoria do Vasco realiza reunião na noite desta segunda-feira e convocou o treinador para participar do encontro, onde ele foi comunicado da decisão.

- Me chamaram para dizer que havia necessidade de mudar, e eu os deixei à vontade para fazerem o que achassem melhor. Eu estou triste, mas tranquilo porque fiz o melhor que pude para tentar ajudar - disse Dorival.

Com a saída do técnico, o clube abre caminho para a vinda de um novo profissional para assumir a difícil tarefa de livrar o Vasco do rebaixamento para a Segunda Divisão. Adílson Batista é o favorito para assumir o cargo.

Os primeiros contatos já foram feitos por parte do clube da Colina e os representantes do treinador já sinalizaram positivamente diante da possibilidade.