sexta-feira, 6 de setembro de 2013

5 de setembro, quarto dia da I Semana Cívica de Acopiara

Na manhã desta quinta-feira (05), no paço da prefeitura de Acopiara, aconteceu o quarto dia de homenagens da I Semana Cívica do Município. Com as presenças do prefeito Dr. Vilmar e primeira dama, Dra. Lúcia Martins, vice-prefeito Dr. Rogério e esposa, Dra. Janaína, secretários municipais, vereadores, convidados e cidadãos. 
 
A homenagem do dia foi para Dr. João Uchôa ( In Memorian), médico e ex-prefeito, conhecido pelos acopiarenses como "pai da pobreza", feita pelo também ex-prefeito e deputado, Antonio Gaspar do Vale, na presença de familiares onde seu filho, Afrânio Luiz, se pronunciou enaltecendo as incontestáveis qualidades do pai homeageado. 
 
A cerimônia ainda teve a participação das escolas Dr. Hugo de Gouveia, Elodia Tavares, além de turmas do Liceu de Acopiara e Escola Profissional Alfredo Nunes de Melo. A Semana Cívica acontece até 7 de setembro, as 7:30h, em frente a prefeitura, com o tema Dedicação, Trabalho e Transformação e com homenagens diárias, banda de música e hasteamento das bandeiras nos pavilhões. No encerramento, dia 7, haverá desfile cívico pelas ruas de Acopiara a partir das 16h.

Morre em Iguatu, técnico de emissoras de rádio, Antonio Lopes ( Lopão)

Lopão, fazendo manutenção no transmissor da rádio Liberdadem, AM

Antonio Lopes, durante mais de 30 anos trabalhou como técnico de rádio em Iguatu e outras cidades da região. Sempre foi um profissional competente e dedicado a sua área técnica, contribuindo para o crescimento das emissoras de rádio e manutenção dos programas diários, com som de boa qualidade.

Ficam aqui os sentimentos de profundo pesar, tristeza e solidariedade à família enlutada em face da morte de Antonio Lopes ( Lopão ).

O velório está acontecendo na sua residência, na rua José Ferreira Lima 18, bairro Veneza. O sepultamento será amanhã, dia 07, as 9 hora, no cemitério local.

Quatro homicídios são registrados nas últimas horas no interior do Ceará

Um homicídio foi registrado no município de Russas, localizado a 160,1 km de Fortaleza. A vítima é Fernando Patrício Barroso, 40, que foi alvejado à bala por dois homens em uma moto por volta das 17h30 desta quinta-feira, 5. De acordo com informações da Polícia Militar, Fernando também estava em uma moto quando recebeu os disparos. A Polícia Civil investigará o crime. Não há pistas dos assassinos.

Tabuleiro do Norte

Por volta das 18h desta quinta-feira, 5, José Cleudo da Silva, 31, foi assassinado na localidade do Sítio Jenipapeiro, Zona Rural de Tabuleiro do Norte, a 209,1 km de Fortaleza. Os suspeitos são dois homens já conhecidos da Polícia, e estão foragidos. De acordo com informações do delegado Tony, a dupla acusada de matar José Cleudo faz parte de um grupo de pistolagem que disputa espaço na região. Outros crimes que aconteceram nesta semana estão diretamente ligados a esses grupos. A vítima, que também possui passagem pela Polícia, foi morta com 12 tiros.

Quixeramobim

Um adolescente, de apenas 17 anos, foi morto por volta das 18h desta quinta-feira, 5, no município de Quixeramobim, localizado a 206,1 km de Fortaleza. A informação é que dois individuos em uma moto vermelha e sem placa teriam feito quatro disparos contra a vítima, que morreu no local. De acordo com informações da delegacia local, o adolescente, conhecido popularmente como "cãozinho", tinha várias passagens pela Polícia. Os criminosos ainda não foram localizados pela Polícia.

Juazeiro do Norte

No município de Juazeiro do Norte, localizado a 493,4 km de Fortaleza, também houve um registro de homicídio. Porém, a Polícia ainda está em diligência apurando as informações.

Servidores atiram moedas contra deputados na Assembleia Legislativa do Ceará


A aprovação na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 5, do Projeto de Lei que estabelece novo sistema de previdência para servidores públicos estaduais, nomeados a partir de 2014, gerou protestos por parte dos servidores contrários à medida. Eles ocuparam a galeria do plenário e, no ponto alto da manifestação, atiraram moedas e papeis contra os deputados sob gritos e vaias.

O servidores tiveram apoio de outros profissionais, principalmente do setor de saúde. Unidos, os manifestantes vaiaram os deputados à favor do projeto de lei e aplaudiram os que votaram contra.
O protesto se deu pelo fato de os servidores temerem que a nova previdência proporcione algum tipo de prejuízo aos profissionais nomeados antes de 2014.

Para você entender

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (05), a mensagem do Poder Executivo  7.460, que dispõe sobre o equacionamento do déficit atuarial do Sistema Único de Previdência Social dos Servidores Públicos Civis e Militares, dos Agentes Públicos e dos Membros de Poder do Estado do Ceará (Supsec) e institui o regime de Previdência Complementar do Estado do Ceará.

A mensagem da reforma da previdência foi aprovada com os votos contrários dos deputados Heitor Férrer, Delegado Cavalcante e Ferreira Aragão, do PDT; Antonio Carlos (PT), Eliane Novais (PSB), Ely Aguiar (PSDC), Fernanda Pessoa (PR), Ronaldo Martins (PRB) e Lula Morais (PCdoB). O deputado Hermínio Resende (PSL) se absteve.

Prefeitura de Acopiara desenvolve vasta programação para marcar os 191 anos de Independência do Brasil‏

A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria da Educação está promovendo até o dia 07 de setembro a Semana da Pátria. As comemorações fazem parte dos 191 anos de Independência do Brasil. A programação conta com homenagens a vários filhos ilustres do município e entidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Já foram homenageados a ONG Raízes, padre Crisares Sampaio Couto, Marias das Graças Silva Gomes (Tia Graça) e hoje, o ex-prefeito João Uchoa de Albuquerque. Nesta sexta-feira será homenageado o ex-prefeito e jornalista Miguel Galdino de Oliveira e no sábado, dia 07, o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.

Como parte da programação o prefeito Dr. Vilmar Félix Martins vai inaugurar sábado o novo Paço Municipal que será denominado de Celso Oliveira Castro numa justa homenagem ao primeiro prefeito da Terra do Lavrador.

A programação da Semana da Pátria será encerrada com desfile cívico pelas ruas da cidade, dia 07, saindo da praça Celso Castro e terminando no Arco da Santa. Neste ano o desfile será no final da tarde, a partir das 16 horas.

O prefeito Dr. Vilmar vai dar oportunidade para que moradores da zona rural se desloquem de suas comunidades para assistirem ao desfile. Para isso já disponibilizou toda estrutura de veículos da Prefeitura para fazer o deslocamento dessas pessoas. “É importante que todos participem e vejam a estrutura que montamos para recebê-los e, desta forma, comemorarmos juntos os 191 de Independência do Brasil”, destacou Vilmar.

Homenageados:


Segunda-feira (02/09) – ONG RAÍZES – D. Adaiza, Fransquinha Medeiros, Izamar, Socorro Gurgel e Rivanda.
Escola: Padre João Antonio


Terça-feira (03/09) – Padre Crisares Sampaio Couto
Escola: Francisco Uchoa


Quarta-feira (04/09) – Tia Graça
Escolas: Manoel Quaresma – João Moreira Barros e Anexo CDI


Quinta-feira (05/09) – Dr. João Uchoa
Escolas: Dr. Hugo de Gouvêa e Elodia Tavares


Sexta-feira (06/09) – Miguel Galdino de Oliveira
Escolas: Serafim de Souza Lima e Lindalva Pinho de Morais


Sábado (07/09) – Dr. Lincoln Araújo e Silva
Escola: José Adonias

Ex-prefeito de Santa Quitéria comprou duas carretas de pimentão

O prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, está com uma fatura na mão para pagar, mas resiste. Ele pretende antes de fazer o pagamento ouvir o ex-prefeito Chagas Mesquita.

É que a fatura se refere a compra de duas carretas de “pimentão” para a merenda escolar. Tudo comprado no mesmo dia.

Fabiano Lobo quer saber como foi possível comer tanto Pimentão. Aliás, pimentão é um alimento não muito recomendável pelos endocrinologistas por ser de difícil digestão. Imagine o que não deve ter ocorrido com as crianças! Os companheiros do prefeito querem que ele entregue a fatura à polícia.

´Apaixonado há 2 anos´, aposentado marca casamento com cabra em Jundiaí (SP)

Uma noiva que não reclama de nada, não vai ao shopping, não usa cartão de crédito e não fica grávida. Esses são alguns dos argumentos repetidos à exaustão nos últimos dias pelo aposentado Aparecido Castaldo, 74, morador da região central de Jundiaí (a 58 km de São Paulo).

Seria perfeito se ela não fosse uma cabra. Castaldo diz que vai se casar com o animal no dia 13 de outubro, à meia-noite, na Igreja do Diabo, também na cidade do interior paulista, comandada pelo cineasta Antonio Aparecido Firmino, o "Toninho do Diabo".

Viúvo e pai de sete filhos, Castaldo diz estar apaixonado pela cabra há dois anos e crê na aceitação do casamento pela neta de 19 anos e pelo bisneto, de três, que dividem a casa com ele – a cabra vai dormir na cama do "marido" quando os dois estiverem casados.

A ideia de realizar o casamento foi de Toninho do Diabo, autor de filmes trash, como "O Ataque dos Pneus Assassinos" ou o mais recente, "A Fazenda do Diabo", conforme contam os dois. "Ele já foi figurante de filmes meus", afirma o dono da igreja. "Graças ao bom Pai, a organização do casamento está dando certo", diz o cineasta.

Carmelita, com cinco anos de idade, é a segunda cabra que "encantou" o aposentado. Antes, conforme conta, já havia pensado em se casar com Geroma, mas ela morreu.

Castaldo pretende fazer um churrasco para comemorar o casamento. "Mas não vai ser com carne de cabra", avisa. Para a véspera, o cineasta, que vai celebrar a união na igreja que fica na sua casa (a matriz é em Governador Valadares, em MG, conta), diz ter recebido o convite de uma casa noturna de Jundiaí para realização de uma confraternização, a "Festa da Cabra Maluca", com apresentações de bandas de rock.

Inquérito policial aponta irregularidades na Administração do IML de Iguatu

Após alguns meses de investigações, a Delegacia Regional de Iguatu, por meio do Núcleo de Análise e Inteligência Policial (NAIP), apontou uma fraude na administração do Instituto Médico Legal da cidade. Segundo o inquérito, “houve desvio do dinheiro referente ao abastecimento do Rabecão daquele órgão e a falsificação da assinatura de um perito criminal daquela instituição”.
Segundo a polícia civil, “foram indiciados por desvio de valores no abastecimento e falsificações de assinaturas”, a então Supervisora do IML, Amanda de Queiroz Araújo e o motorista Adolfo Dauer Alves. De acordo com o Coordenador do NAIP, Nipônico Bezerra, “os extratos de abastecimento do cartão, fornecidos pela SSPDS constavam vários abastecimentos em um mesmo dia; além do velocímetro do rabecão ter sido adulterado”.

As investigações foram lideradas pelo delegado Agenor Freitas de Queiroz, com o apoio dos inspetores do NAIP, Nipônico Bezerra, Marcelo e Iromar.

Nossa reportagem tentou contato com o atual diretor do IML, José Vilmar, no entanto, não obtivemos retorno.

Jornal mostra vídeo de execução de soldados por rebeldes na Síria


O jornal americano "New York Times" divulgou nesta quinta-feira (5) um chocante vídeo que mostra o que seria a execução, por rebeldes sírios, de sete soldados leais ao regime do presidente Bashar al- Assad.

Abdul Samad Issa, um chefe rebelde de 37 anos, ordena a execução.

Em tom vingativo, ele acusa os soldados capturados de colaborarem com um regime "corrupto".

A Síria enfrenta, há quase dois anos e meio, uma violenta guerra civil que já deixou mais de 110 mil mortos, provocou a saída de mais de 2 milhões de refugiados, destruiu a infraestrutura do país e ameaça a estabilidade política do Oriente Médio.

Os Estados Unidos anunciaram que vão atacar o país, após um suposto ataque de armas químicas promovido pelo regime na periferia da capital, Damasco, e que matou mais de 1.400 pessoas.

Assad nega e afirma que o regime é atacado por "terroristas" ligados à rede terrorista da Al-Qaeda, que têm o objetivo de desestabilizar o país.

Veja o vídeo


Vasco vence, pega elevador e causa demissão de Jorginho no Náutico


Na noite desta quinta-feira, na Arena Pernambuco, o Cruz-Maltino foi da apatia nos primeiros 45 minutos à vitória tranquila por 3 a 0 com a entrada de Juninho e Dakson na etapa final. Willie voltou a fazer golaço, e Marlone deixou sua marca duas vezes contra um inofensivo adversário. Os cariocas ganharam quatro posições e estão em décimo lugar, com 23 pontos.

Já o Timbu segue no abismo da lanterna, com só oito pontos em 17 jogos, a pior campanha da era dos pontos corridos. Jorginho, após cinco rodadas no nacional, deixou o cargo. A conta do clube no Twitter anunciou que o auxiliar Levi Gomes comandará o time "por tempo indeterminado".

Time do São Paula leva mais uma surra jogando em casa, dessa vez para o Criciúma


Com uma atuação sólida na defesa, o Tigre segurou o São Paulo, no Morumbi, e venceu um jogo-chave para escapar do rebaixamento. Na noite em que Rogério Ceni perdeu mais um pênalti, Marcel e Lins garantiram a vitória por 2 a 1 que eleva os catarinenses na tabela e mantém o Tricolor entre os quatro piores.

O período de turbulência atinge em cheio o maior ídolo são-paulino. Rogério Ceni, provavelmente em seu último ano de carreira, desperdiçou a terceira penalidade consecutiva dele, a quarta seguida do time – Jadson errou a outra. Aloísio estava posicionado para cobrar e tentar diminuir no segundo tempo. Mas, depois dos pedidos da torcida, o capitão teve o aval do técnico Paulo Autuori para atravessar o campo e voltar a bater. Galatto pegou no canto direito.