terça-feira, 23 de julho de 2013

Caixa inicia pagamento do PIS aos trabalhadores com direito a saque no atual exercício


A Caixa Econômica Federal iniciou hoje (23) o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) aos trabalhadores com direito a saque do benefício no exercício 2013/2014.

Até 30 de junho de 2014, data de encerramento do novo exercício, 19,4 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial, e mais de 26,5 milhões poderão receber os rendimentos do PIS.

Hoje, o benefício está disponível para trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa. Segundo o banco, empresas conveniadas ao Caixa PIS-Empresa creditam o benefício diretamente na folha de pagamento dos meses de julho ou agosto. Os demais beneficiários poderão sacar os abonos e rendimentos do PIS a partir de 13 de agosto, conforme calendário de pagamento (abaixo), ordenado pelo mês de nascimento do trabalhador. Os benefícios ficarão disponíveis até 30 de junho de 2014.

De acordo com a Caixa, há mais de 120 mil estabelecimentos credenciados, num total de R$ 1,38 bilhão em benefícios creditado diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. Com o crédito em conta, são atendidos mais de 10 milhões de trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa.

O saque, a partir de 13 de agosto de acordo com calendário de pagamento, poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco.

Idoso de 68 anos morre após colidir contra cavalo em Icó

 
Um homem de 67 anos morreu depois de perder o controle do veículo ao colidir contra um cavalo que ocupava a BR-116, à altura de Icó, na manhã desta terça-feira (23). 
 
A filha do idoso, de 10 anos, também estava no veículo e sofreu ferimentos. A criança foi levada para o socorro médico no Hospital Regional de Icó. O cavalo que estava na pista também não resistiu.
 
A vítima, identificada como Alcimir de Souza Lemos, era funcionário aposentado da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e vinha da região sul do Estado em direção a Fortaleza.

NO BRASIL: Neve atinge mais de 80 cidades do Sul do país e fecha rodovias e escolas


A massa de ar polar que passou pela Argentina antes de chegar ao Brasil, no fim da semana passado, fez nevar em ao menos 87 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda (22) e terça-feira (23). A onda de frio, que atinge Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até dois estados do Norte do país (Acre e Rondônia), é a mais prolongada dos últimos 13 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a meteorologista Lucia Gularte, do Inmet, só em julho do ano 2000 houve temperaturas tão baixas registradas por tantos dias consecutivos.

"Foram 17 dias ao todo. Agora, já estamos há 7 dias com temperaturas abaixo de zero, e certamente isso vai continuar até sexta-feira, o que deve atrapalhar muito a agricultura, principalmente plantações de citrus e alface, além de trazer problemas de saúde", diz.

Entre os locais atingidos pela neve, estão a região metropolitana de duas capitais: Curitiba e Florianópolis. Em Curitiba, o registro de neve feito nesta terça pelo Instituto Meteorológico Simepar é o primeiro desde 1975. Flocos de neve e chuva congelada foram vistos em vários bairros da capital paranaense, além de cidades como Araucária, Campo Largo, Lapa e São José dos Pinhais, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena.


Já em Santa Catarina, a Epagri/Ciram registrou neve na região do Morro do Cambirela, em Palhoça, na Grande Florianópolis. É a primeira ocorrência do tipo em 29 anos, vista também em outras cidades da região metropolitana, como Alfredo Wagner, Angelina e Rancho Queimado, e várias partes do estado. Ao todo, pelo menos 57 cidades catarinenses tiveram neve. Até as 6h30 desta terça, a menor temperatura havia sido em Bom Jardim da Serra, na região serrana, com -7° C. Em São Joaquim, na mesma região, fez -4° C, o que deixou árvores congeladas.

Uma mulher morreu e cerca de 30 passageiros saíram feridos em acidente com ônibus que ia de Pernambuco para Juazeiro

Um acidente envolvendo um ônibus de excursão e um caminhão por volta das 23 horas desta segunda-feira no entroncamento das BRs 110 e 316 à altura do município de Petrolandia (PE) deixou o saldo de um morto e aproximadamente 30 pessoas feridas. O ônibus da Empresa Ruantur procedia de Aracaju (SE) com juazeirenses que tinham viajado em excursão aproveitando o feriadão comemorativo aos 102 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte.

O coletivo de placas HYL-3400, inscrição de Juazeiro, foi abalroado por um caminhão Mercedes Benz de cor vermelha e placas LVL-6507, inscrição de Frei Paulo (SE), que conduzia uma carga de laranjas e, igualmente, viajava na direção do Ceará. A altura da chamada Curva do Trevo, que dá acesso à Petrolândia, ele bateu na traseira do ônibus o qual passou do trevo e capotou na curva com cerca de 35 passageiros.


A aposentada Maria Zélia de Oliveira da Silva, de 64 anos, que residia na Rua Manoel José da Silva (Horto) em Juazeiro, morreu a caminho do Hospital Francisco Simões em Petrolândia. Outras 20 pessoas feridas e residentes em Juazeiro encontram-se ali internadas. Policiais Militares da 4ª CIPM informaram que dois passageiros em estado grave foram transferidos pela madrugada para o Hospital da Restauração de Recife (PE), que fica a uma distância de 450 Km de Petrolandia.

Eles não souberam mencionar os nomes, enquanto a direção do Hospital Francisco Simões ficou de divulgar mais tarde a relação dos pacientes, mas adiantando que o quadro clínico destes é satisfatório. O motorista do ônibus sofreu apenas alguns arranhões leves e sequer foi internado a exemplo de outros passageiros. PMs de Petrolandia isolaram a área, controlaram o tráfego de veículos e deram toda assistência no socorro às vítimas retiradas com maior facilidade após a imediata chegada de máquinas pesadas que levantaram o coletivo.

Miséria

Poços profundos serão perfurados em Acopiara

 
A prefeitura de Acopiara, num esforço conjunto com a Secretaria de Agricultura Municipal, Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado do Ceará (SOHIDRA) e Ministério da Integração do Governo Federal, iniciará a perfuração de poços profundos em várias comunidades do município.

Algumas localidades que serão beneficiadas com as escavações já foram visitadas por técnicos e receberam estudos para viabilizar a implantação das obras.

O prefeito Dr. Vilmar disse que os poços visam amenizar os problemas de abastecimento d'água no interior do nosso município. "Essas ações tem o objetivo de minimizar os efeitos da seca principalmente na zona rural de Acopiara, conseguimos os primeiros poços e temos projetos para muito mais", lembrou Dr. Vilmar.

Inicialmente serão beneficiadas as comunidades do Sítio Maior no Distrito de São Paulinho, Sítio Lagoinha na sede rural, Lagoa dos Luis em Trussu e Lagoa de Dentro em Santa Felícia. Nessas localidades já foi feito, inclusive, o estudo geofísico, locação, com técnicos da Secretaria de Agricultura de Acopiara e com geólogo da SOHIDRA.

Numa segunda etapa outras comunidades também serão agraciadas com poços profundos. A previsão é que cerca de 200 famílias serão beneficiadas.

VÍDEO COM IMAGENS FORTES: Turista de 18 anos atacada por tubarão morre em hospital do Recife


Morreu, por volta das 23h30 de segunda-feira (22), a jovem Bruna Silva Gobbi, 18 anos, vítima de um ataque de tubarão nesta tarde na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital da Restauração (HR), por volta da 1h desta terça (23).

O corpo da turista paulistana será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal. Ainda não há informações sobre traslado do corpo, velório e enterro. Esse foi o 59º ataque de tubarão no litoral pernambucano e a 24ª morte, desde 1992, quando teve início a contagem desse tipo de incidente.

Bruna estava com uma prima quando foi atacada, por volta das 13h20 desta segunda. As jovens estavam na praia de Boa Viagem, na altura do edifício Castelinho. “Estávamos em um grupo de pessoas, eu, ela, nossos primos de Olinda, a mãe dela e a avó. Eu e ela estávamos no raso e percebemos que tinha um buraco, um declive, e não conseguíamos pisar no chão. Nessa hora um dos nossos primos pediu ajuda a um dos salva-vidas. Pouco depois de eu ter sido colocada no jet-ski dos Bombeiros, Bruna foi atacada", relembrou Daniele Souza Gobbi.

O momento do ataque foi registrado pelas câmeras de monitoramento do projeto Segurança na Orla, da Secretaria de Defesa Social (SDS). As imagens mostram a movimentação de Bruna e Daniele no mar, além da chegada dos bombeiros e manchas de sangue na água após o ataque. No vídeo, dois bombeiros aparecem entrando no mar a nado para resgatá-las. Usando uma moto aquática, um terceiro bombeiro resgata as banhistas. Depois, todos saem em direção à faixa de areia. Em nota, a SDS informou que o salvamento e resgate das vítimas durou menos de dois minutos.

A prima de Bruna acrescentou que conhecia o histórico de ataques de tubarão na praia recifense. "Sabíamos que havia riscos de ataque, mas eu não achava que seria tão no raso, e sim no fundo", comentou.

Veja o vídeo

Acidente com avião sem trem de pouso em NY deixa 10 feridos


A aterrissagem de um avião sem o trem de pouso dianteiro no Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (22), deixou dez feridos, informaram as autoridades aeroportuárias.

O trem de pouso do avião - procedente de Nashville, no estado do Tennessee, sul dos EUA - cedeu durante a aterrizagem.

A aeronave ficou parada no final da pista, com o nariz caído.

Um porta-voz das autoridades aeroportuárias de Nova York e Nova Jersey confirmou à AFP que o aeroporto de La Guardia foi fechado após o acidente.

O aparelho - um Boeing 737 com 150 pessoas a bordo - realizava o voo 345 da Southwest Airlines, e perdeu parte do trem de pouso ao tocar a pista.

Segundo a companhia aérea, os feridos são passageiros, integrantes da tripulaçã e um policial.
Todos tiveram ferimentos leves e foram atendidos pelos serviços de emergência do aeroporto.

“Testemunhas viram o trem de pouso quebrar quando o avião aterrissou”, informou a Southwest Airlines, acrescentando que coopera com as autoridades para apurar as causas do acidente.