quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vem aí a Copa das Confederações 2013

A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.

Terá a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais, além do Brasil, país-sede. Contará com a participação de quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.

Confira a tabela dos jogos:
 Clique na imagem para ampliar

Ceará tem 518.017 inscritos no Enem 2013; 40% a mais do que em 2012

O Ceará é o quinto estado com maior número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Segundo dados divulgados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, são  518.017 inscritos, 40% a mais do que o número de candidatos de 2012, quando houve 369.065 inscrições.

A frente do Ceará no número de inscritos está São Paulo, com 1.238.441 inscritos; Minas Gerais, com 870.782; Bahia, com 576.851; e Rio de Janeiro, com 562.616. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a região Nordeste tem o segundo maior percentual de inscritos no Enem, com 32%. A região Sudeste ficou em primeiro lugar, com 36% dos inscritos.

As inscrições para o Enem 2013 foram encerradas às 23h59 da última segunda, com 7.834.024 inscritos em todo o Brasil, um recorde na história de 15 anos do exame do Ministério da Educação (MEC).

“Agenor Neto foi um grande prefeito e pode ser um grande governador,quem sabe?”, afirma a Assessora Especial do Governo do Estado,Socorro França


Na manhã desta quarta-feira, 29, Iguatu recebeu a visita da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, que tem à frente a ex – procuradora de Justiça Socorro França, a mesma participa da Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas que aconteceu no auditório da CREDE 16.

Antes do encontro a procuradora percorreu vários pontos da cidade ao lado do prefeito Aderilo Alcântara e do vereador João Lázaro onde demonstrou uma grande admiração pelo município, “ estou encantada pela cidade, belíssima terra, uma ótima estrutura, mas o que me impressiona é a humanização dos equipamentos de assistência social, um grandioso projeto arquitetônico. Estão todos de parabéns”, disse.

Socorro França lembrou que Cid Gomes realizou uma grande gestão em Sobral antes de chegar a ser governador do Ceará e observa algo parecido em Iguatu, “ me lembro que nosso Cid Gomes fez um trabalho belíssimo em Sobral e vejo aqui o mesmo realizado em Iguatu, o Agenor Neto fez uma grande gestão nesta terra, temos que buscar experiências vitoriosas que servem de exemplo para todos e quem sabe não teremos no futuro o Agenor Neto como nosso governador”, prevê a representante da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas no Ceará.

Graciella Carvalho toma sol na praia completamente nua


Graciella Carvalho, apresentadora do programa “Malícia”, do Multishow, curtiu o final de semana nas areias dos Lençóis Maranhenses e tirou o todo o biquíni para perder a marquinha.

Completamente nua, a morena aproveitou para fazer algumas poses para fotos e exibiu as suas curvas e um corpo sarado.

Morre aos 49 anos Márcio Ribeiro, que apresentou o programa 'X-Tudo'

Morreu aos 49 anos na madrugada desta quarta-feira (29) o ator e humorista Márcio Ribeiro, conhecido por ter sido apresentador do programa de TV "X-Tudo", exibido pela TV Cultura. A informação foi publicada no perfil oficial do ator no Facebook. Segundo o post, ele teve complicações cardíacas.

A Nume Produções, que representava o ator, informou que ele estava em Brasília. O comediante estava na cidade para participar do evento "7 Belos Convida", no Teatro dos Bancários, que ocorre às segundas e terças. Na segunda, ele se apresentou normalmente. Na terça-feira à tarde, passou mal. Ele foi levado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o comediante morreu às 5h30.

Márcio Ribeiro participou na TV Globo dos programas "Sandy e Junior" e escreveu quadros para o "Domingão do Faustão". Ele atuou ainda na novelinha "Malhação", como o professor Homero. Mais recentemente, fez o papel de Broncoli no humorístico "Os caras de pau", com Marcius Melhem e Leandro Hassum.

Ribeiro esteve por dez anos na TV Cultura. Na emissora, atuou na primeira versão do programa infantil "Rá-tim-bum".


Logo após o anúncio da morte de Márcio Ribeiro, colegas atores e humoristas lamentaram o fato. Em seu perfil no Twitter, Macelo Adnet referiu-se a Ribeiro como "mestre da comédia". "Ficam as boas lembranças e as piadas na lata de um dos mestres da comédia pra nossa geração de comediantes! Marcio Ribeiro, porrrra! Saudade", escreveu. Na mesma rede social, o apresentador Marcelo Tas publicou: "Marcio Ribeiro era o 'tio maluco', tipo fundamental e querido em qualquer familia. Daí encantar crianças de todas idades".

Acopiara Limpa: A Prefeitura trabalha e a população agradece


A Operação Acopiara Limpa, iniciada junto com o governo do Prefeito Dr. Vilmar em janeiro, está deixando a cidade cada dia mais limpa e bonita. Passando por todos os setores da cidade e distritos, a Operação não para de trabalhar fazendo a limpeza necessária em cada região.


Segundo André Andrade e Lindomar Duarte, respectivamente coordenadores do Acopiara Limpa e da Infraestrutura, aconteceu poda de árvores, pintura de meio fio, roço, capinagem, jardinagem e limpeza de estabelecimentos públicos em vários locais como a Rua Santo Antonio (ao lado do trilho), Rotatória, Arco da Santa, Avenida em frente ao CDI, Praça da Matriz, no antigo CSU, hoje Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Casa Lar e PSF Cobal, Rua Cel. Raimundo de Pinho, Praça do Banco do Brasil e Moreiras de Cima (com mutirão de limpeza e combate a dengue).


Ainda dentro do cronograma da Operação Acopiara Limpa, os serviços de tapa-buracos e troca de iluminação pública também foram realizados.

StTrans repõe redutores de velocidade em Acopiara


A Prefeitura de Acopiara, através da Superintendência de Trânsito (StTrans), está reinstalando redutores de velocidade. O objetivo é garantir mais segurança aos motoristas e pedestres devido ao tráfego intenso de veículos nas entradas da cidade e na rodovia que liga Acopiara a Iguatu.

Segundo o Superintendente de Trânsito, Bonfim Lavor, a melhoria na área de sinalização do trânsito é uma das metas do prefeito Dr. Vilmar que estão sendo adotadas. “Já instalamos vários tipos de sinalização horizontal e vertical em nossas vias, organizamos o trânsito no centro, inclusive com estacionamentos e várias outras melhorias chegarão em breve. Quanto aos redutores, é uma reivindicação dos moradores para que diminuam os acidentes e dêem mais segurança e qualidade ao fluxo de pedestres, ciclistas e carros”, explicou Bonfim.

Os funcionários do StTrans informam que os redutores são fabricados na própria Superintendência de Trânsito com o mesmo material utilizado por empresas externas, onde a qualidade e a durabilidade é a mesma. A grande vantagem é a economia, cerca de 95% no valor.

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e mais 27 têm prisão decretada

Suspeitos de envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro público, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos de Araújo (PR), o ex-vice-prefeito, Francisco Moraes Braga (PPS), e outras 26 pessoas – entre ex-gestores, engenheiros, advogados e empresários – tiveram prisão temporária decretada ontem pela Justiça, na operação “Vil metal”.

O prejuízo aos cofres de São Gonçalo teria chegado a R$ 3,4 milhões, mas o Ministério Público Estadual (MP-CE) aponta que o dano no Ceará pode ser bem maior. Isso porque, de acordo com o promotor Eloilson Landim, há indícios de que as irregularidades investigadas tenham atingido outras prefeituras, causado rombo de até R$ 30 milhões. Segundo ele, 1.215 licitações podem ter sido fraudadas pelas sete empresas acusadas e por outros gestores municipais.

Informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e do MP-CE apontam que o dinheiro teria sido usado para pagar serviços de engenharia nunca realizados, de 2007 a 2011. Também haveria sinais de que os cheques emitidos pela Prefeitura eram depositados nas contas bancárias dos envolvidos ou de outras empresas. A Justiça determinou a quebra do sigilo fiscal e bancário dos supostos envolvidos, além de ter decretado a indisponibilidade de seus bens.

Até o início da noite de ontem, 25 dos 28 suspeitos, incluindo o ex-prefeito e ex-vice, haviam sido presos e levados à Delegacia de Capturas, em Fortaleza. O local ficou bastante movimentado com o entra e sai de vários advogados – dois deles confirmaram defender acusados na operação “Vil metal”, mas preferiram não dizer o nome dos clientes e nem se manifestaram em defesa deles.

Ontem, pelo menos três pessoas prestaram depoimento na Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). Enquanto aguardava para ser ouvida, uma ex-secretária de São Gonçalves do Amarante chorava muito, e preferiu não dar entrevista. A expectativa é que o ex-prefeito Walter Ramos seja ouvido apenas hoje.

Detalhes hoje

A Procap não informou que outros municípios podem ter sido atingidos e quais os nomes das sete empresas investigadas. Os detalhes da operação devem ser divulgados apenas na manhã de hoje, em entrevista coletiva. O advogado do ex-prefeito de São Gonçalo, Paulo Quezado, disse que o ex-gestor agiu na legalidade e que ainda aguarda o desenrolar do inquérito e das perícias para se manifestar sobre o caso.

O Povo

URCA abre inscrições para Processo Seletivo de Professor Temporário com vagas para Iguatu



A Universidade Regional do Cariri (URCA) estará realizando Processo Seletivo para preencher 27 vagas de professores temporários, destinadas a Unidade Descentralizada de Iguatu, nas áreas de Direito, Economia, Educação Física.  Também há vagas em Campos Sales e Missão Velha. As inscrições poderão feitas a partir desta quarta-feira (29) e ficarão abertas por 10 dias úteis.

Os requerimentos de inscrição do concurso serão recebidas pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA, localizada na Cidade de Iguatu, à Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.

Os requerimentos também poderão ser feitos através do endereço  eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida, ser postada à Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, até o último dia de inscrição, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), no endereço Rua Cel. Antônio Luiz, no. 1161, Bairro Pimenta, Crato/CE, CEP.: 63.105- 000.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.


QUADRO DE VAGAS PARA IGUATU
UNIDADE CURSO VAGAS SETOR DE ESTUDOS

Ciências Econômicas

Macroeconomia -  02 Vagas -  Regime de 40h
Microeconomia - 02 Vaga Regime de  40h
Economia Brasileira - 01Vaga -  Regime de 40h
Análise de Investimento e Projetos -  01Vaga -  40h

Direito
Direito Econômico 01 40h
Teoria Geral do Direito 01 40h

Educação Física
Metodologia dos Esportes 02 Vagas - Regime de 40h
Metodologia da Educação Física 04 - Regime de 40h
Metodologia da Educação Física (vaga para deficiente) 01- Regime de  40h
 

Prefeitura de Acopiara participou da IV Conferência Regional do Meio Ambiente

 
Na última quinta-feira (23), o município de Acopiara participou em Iguatu da IV Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento organizado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, CONPAM, do Governo do Estado. 
 
Na oportunidade aconteceram palestras sobre os resíduos sólidos, tema da Conferência Nacional. Ainda foram votados os delegados que representarão Acopiara na Conferência Estadual que acontecerá em junho na cidade de Fortaleza. A coordenação para que esses delegados possam participar de todos os eventos está a cargo da Secretaria do Meio Ambiente. 
 
O secretário Alex Pinho informou que a Secretaria está engajada nas medidas tomadas para a solução do problema ambiental causado pela disposição inadequada de resíduos sólidos. O trabalho tem, sob aspecto ambiental, objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente evitando contaminação do solo, dos recursos hídricos e do ar.

Iguatu empata em 0 x 0 com o Trairí fora de casa


O Iguatu conquistou um ponto diante do Trairí no estádio Barrosão. O azulão entrou em campo tentando apresentar o futebol que todos conhecem, mas teve as suas principais peças anuladas pela marcação da equipe trairiense.

Para o próximo jogo que será diante do Quixadá, o técnico do Iguatu afirma que o futebol apresentado deverá ser diferente, “ será um jogo difícil, uma equipe que está na ponta e merece o nosso respeito, mas sabemos do nosso potencial e devemos voltar a apresentar o futebol mais arrojado e objetivo”, afirmou.

Para este jogo a diretoria deverá colocar cerca de 800 ingressos para o torcedor aos preços de R$10 e R$5 reais.  A equipe volta aos trabalhos na quarta-feira a tarde com um trabalho físico e o treino com bola só deverá acontecer na próxima quinta.

Equipe do Gugu corre risco de ser demitida da Record


Apesar da melhora na audiência no último domingo, nem tudo são flores no ”Programa do Gugu”(Record). Os contratos de muitos profissionais da produção da atração, que chegam ao fim neste mês, serão revistos, e o risco de demissão existe. Procurada, a assessoria da Record afirma desconhecer o assunto.

Anteontem, o “Programa do Gugu” obteve 8 pontos de média, com pico de 13, e conseguiu ficar em segundo lugar isolado na sua faixa de exibição, das 15h25 às 19h38. O destaque foi o quadro “Sonhar Mais um Sonho” (das 18h24 às 19h38), que chegou a marcar 10 pontos. No dia 18, o dominical registrou apenas 6 pontos de média.

Três vacas morrem eletrocutadas em Juazeiro do Norte


Três vacas morreram eletrocutadas na Avenida Lindalva Rodrigues, após serem atingidas por um fio de alta tensão, no Bairro Boca das Cobras. Os animais seguiam para o pasto quando o cabo se rompeu e atingiu-as. De acordo com o morador da localidade, Cícero Melo, não é a primeira vez que isso acontece.

“Basta olhar pra cima e ver a quantidade de remendos que existe na fiação. Já existem três remendos e dessa vez, por muito pouco não atingiu os vaqueiros que tangiam as vacas”. Cícero relata ainda, que a Companhia Energética do Ceará – COELCE foi acionada, porém só compareceu ao local uma hora mais tarde.

“Os técnicos demoraram a chegar. Enquanto isso, um cachorro que foi cheirar uma das vacas sofreu uma descarga elétrica e quase morre”. Para Cícero, “tudo isso poderia ser evitado se tivessem manutenções preventivas”.

Ossada humana é encontrada em Salitre e jovem pratica o suicídio em Várzea Alegre


Uma ossada humana chegou na tarde desta segunda-feira no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte procedente do município de Salitre. Já no IML de Iguatu foi necropsiado o corpo de um jovem que praticou o suicídio em Várzea Alegre. Segundo a polícia de Salitre a ossada foi encontrada na zona rural, mas a identificação ainda carece de um exame mais apurado.

É que um suposto parente dessa pessoa está sendo aguardado nesta terça-feira no IML de Juazeiro para coleta de material a fim de fazer um exame de DNA. Por isso, a provável identificação ainda não foi fornecida, mas os indícios apontam no caminho da veracidade pelas vestes encontradas ao lado da ossada coincidindo com roupas da pessoa desaparecida há alguns dias. Só depois será averiguada a causa da morte.

Já por volta das 8 horas de ontem o soldador Airton Feliciano Rodrigues, de 19 anos, praticou o suicídio em sua casa na Rua Pedro Gonçalves (Bairro Quatro Bocas) em Várzea Alegre. Uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) esteve no local e acionou o rabecão para levar o corpo a fim de ser necropsiado no IML de Iguatu. Segundo a polícia, ele teria usado uma corda para se enforcar dentro de seu quarto.

Miséria

Após duas cirurgias, Oscar Schmidt luta contra um câncer no cérebro

Maior nome do basquete brasileiro de todos os tempos, o ex-jogador Oscar Schmidt, de 55 anos, luta contra um câncer no cérebro. Ele passou por uma cirurgia no fim de abril, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora, está fazendo sessões de radioterapia. Segundo o médico de Oscar, o neurologista Marcos de Queiroz, a decisão de fazer a operação aconteceu por conta de um aumento no tumor que o ex-atleta tinha desde 2011.

- Nós operamos na primeira vez em maio de 2011. O tumor já era maligno em 2011, mas de baixo grau (2). Optamos apenas por seguir com exame de imagem constantes. Em abril, ele fez uma nova ressonância e apontou um crescimento (grau 3). Optamos por operar, apesar de o Oscar estar ótimo - disse Marcos de Queiroz.

A escala de gravidade dos tumores vai de 1, o único considerado benigno, a 4, o mais grave. De acordo com o médico, que recebeu autorização de Oscar para comentar o caso, o tumor retirado era mais agressivo e, por isso, precisou ser retirado. Para evitar que resquícios se alastrem, o ex-jogador precisa fazer sessões de radioterapia.