sábado, 12 de janeiro de 2013

TCM alerta sobre crise em Institutos de Previdência Municipal

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), Manoel Veras,  manifestou preocupação e chamou a atenção para a crise enfrentada pelos institutos municipais de previdência social. 

Em muitas cidades, as Prefeituras recolhem contribuições dos servidors, mas não as repassam para o Instituto Municipal, gerando, assim, insegurança para os servidores.

Manoel Veras destacou a necessidade de melhor acompanhamento por parte dos servidores sobre a saúde financeira dos órgãos municipais de previdência social. Algumas Prefeituras criaram e extinguiram os Institutos de Previdência e transferiram a responsabilidade do pagamento de benefícios e aposentadoria para o INSS. Outros, porém, reavaliaram esse quadro e optaram por manter em funcionamento os institutos municipais, com taxas menores de recolhimento sobre salários.

O presidente do TCM, Manoel Veras, definiu como crítica a situação dos órgãos municipais de previdência. Muitos prefeitos evitam a transferência dos servidores para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) porque, se atrasarem repasses, o Ministério da Previdência Social confisca recursos nas transferências federais, principalmente, do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Com os Institutos Municipais, na área previdenciária, os prefeitos controlam e decidem a conveniência ou não dos recolhimentos, deixando insegurança para os servidores.

Policial militar reage a assalto e é assassinado em Fortaleza

Mais um policial militar é morto em Fortaleza. Desta vez, um sargento da polícia militar de folga, foi assassinado no início da tarde deste sábado (12), no Bairro Conjunto Palmeiras. De acordo com a Polícia Militar, o policial reagiu a um assalto e levou três tiros sendo um no toráx, braço e pescoço. O sargento trabalhava na segurança do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro.
 
Ainda segundo a polícia, o policial foi encaminhado para o Frotinha de Messejana, mas não resistiu aos ferimentos falecendo minutos após dar entrada no hospital. Os suspeitos por atirarem no policial foram um homem e um adolescente. O homem conseguiu fugir, mas o jovem foi apreendido e levado para Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no Bairro São Gerardo.

No Ceará, assaltantes explodem caixa eletrônico e roubam dinheiro

Assaltantes usaram explosivos para arrombar um caixa eletrônico na madrugada deste sábado (12), na cidade de Senador Sá, região norte do Ceará. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o assaltantes chegaram a trocar tiros com policiais e fugiram em dois carros.

O assalto, conforme o CPI, ocorreu por volta de 1h20. Moradores afirmam que os homens já chegaram à cidade atirando. A Polícia Militar foi acionada e trocou tiros com os suspeitos no local do assalto, mas eles conseguiram fugir nos dois carros.

Um caixa eletrônico foi destruído e o dinheiro levado. A quantia não foi revelada. Para evitar a perseguição da polícia, os assaltantes atearam fogo em um dos carros de fuga na estrada que dá acesso a cidade de Masapê. Ninguém ficou ferido.

Reforço número 1, Elias veste a 8


O reforço número 1 da gestão de Eduardo Bandeira de Mello vestiu rubro-negro pela primeira vez na manhã deste sábado. O volante Elias, de 27 anos, foi apresentado no Ninho do Urubu pelo diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe. O jogador chega por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal, e com contrato de uma temporada. Em agosto, o Rubro-Negro terá a opção de compra de 50% dos direitos econômicos com valor fixado (não divulgado). No fim do vínculo, caso não tenha exercido a prioridade na compra, o Flamengo terá de pagar 500 mil euros aos lusos (cerca R$ 1,3 milhão).

- Quero agradecer o apoio de todos os torcedores do Flamengo, tenho recebido com muito carinho, isso é muito importante. O que me motiva é o grande o clube que o Flamengo é, o projeto dessa diretoria é muito bom, e eu espero voltar a jogar, voltar a aparecer, para voltar à seleção brasileira. Conheço o peso dessa camisa. Não assusta. Já tive a chance de jogar em outra grande equipe (Corinthians). Estou acostumado com esse peso, com esse desafio. Será natural.

Após usar a camisa 7 no Corinthians e a 77 no Sporting Lisboa, Elias será o 8 do time rubro-negro e espera que o número lhe dê sorte nesta nova jornada.

Bambam desiste do jogo e sai do BBB13

Assim que acordou nesta manhã, Bambam anunciou aos brothers e sisters sua vontade em deixar o BBB13

Apesar do esforço de todos os participantes em tentar fazer com ele mudasse de ideia, o jogador se explica e vai até o confessionário, pedindo para sair do programa: "Eu vou desistir do programa. Eu não vou conseguir, aquela música na cabeça. Tem pessoas aqui que merecem o prêmio. Eu estou no meu limite. Não vou ficar chateado. Fico até feliz que alguém ganhe aqui".

Bambam entra no confessionário e desiste do jogo. Ainda há pouco, os brothers e sisters tentaram convencer Bambam a continuar no programa: "Pensa mais um pouco! Eu não vou deixar você entrar! A gente te faz carinho", disse Fani, enquanto o beijava. Dhomini também aconselhou o amigo: "Você vai sair vão trazer um gigante pro seu lugar".

Assaltante morre durante linchamento em Aratuba-CE


Um assaltante morreu vítima de linchamento da população do município de Aratuba, a 128 km de Fortaleza. A vítima acompanhada de um comparsa assaltava duas mulheres na localidade de Balança. O caso ocorreu por volta das 18 horas, na última sexta-feira (11).

Um motorista que passava no local presenciou o assalto e  tentou intervir, mas foi baleado. A população se revoltou e matou um dos bandidos com golpes de faca e disparos de arma de fogo, mas o outro fugiu.

As duas mulheres vítimas do assalto foram rendidas pelos bandidos e imobilizadas. Indignado com a situação, o motorista Raimundo Almeida da Silva, de 41 anos, foi lesionado a bala no peito esquerdo. Ele foi socorrido ao hospital de Canindé e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

Durante o linchamento, um dos bandidos fugiu do local. O assaltante morto foi identificado apenas como Daniel.

Homem que matou toda a família é preso após viver 3 anos em matagal



Foi preso nesta sexta-feira (11), em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, um homem de 48 anos que estava foragido da polícia há três. Ele é suspeito de ter matado o pai, a sogra, a esposa e dois filhos e foi encontrado dormindo em uma mata por volta das 5 horas.

O delegado que cuida do caso Wellinghton Daikubra, disse que o homem foi localizado por um policial militar e pelo irmão do foragido. A suspeita de que ele estava escondido na mata veio depois que vários bois apareceram abatidos. “Dos 16 bois que foram encontrados abatidos de janeiro do ano passado até o começo desse ano, ele confessou que matou cerca de dez”, completou. Segundo Daikubra, Gilmar fazia isso para poder se alimentar.

Aos policiais, o homem confessou que matou o pai a pauladas em agosto de 2009 e o restante da família em janeiro de 2010. Ele matou todos a pauladas e depois colocou fogo na residência onde moravam, em Enéas Marques, também no sudoeste. Após o crime, fugiu para um matagal, onde estava vivendo todo esse tempo.

Durante o interrogatório, o homem também confessou ao delegado que matou uma menina de 16 anos a pedradas. “Ele disse que estava há três dias sem comer e viu que uma família estava se mudando de residência e resolveu ir até lá. Quando chegou na casa, encontrou uma menina. Os dois entraram em uma luta corporal e ele acabou a matando para não ser reconhecido”, explicou o delegado.

De acordo com Daikubra, o interrogatório continua durante a tarde desta sexta-feira. Ele vai ficar preso na carceragem provisória da 19ª subdivisão policial de Francisco Beltrão para aguardar uma decisão judicial a respeito do caso.

Acidente grave entre ônibus e carreta deixa dois mortos e muitos feridos em Crateús


Duas pessoas morreram e, pelo menos, outras 20 ficaram feridas em consequência de um acidente de trânsito ocorrido, na noite passada, na rodovia estadual CE-187, no Município de Crateús (354Km de Fortaleza). O desastre envolveu uma carreta e um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, que fazia a linha Fortaleza-Ipaporanga.

Por volta das 20h30, os dois veículos colidiram frontalmente, segundo dados preliminares do plantão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Na batida, morreu o motorista da carreta, com placa do Rio Grande do Sul (RS), além do cobrador do coletivo. Os nomes dos mortos não foram divulgados.


Ferragens

Segundo a Polícia, o ônibus saiu de Fortaleza às 14 horas de ontem com destino ao Município de Ipaporanga. Antes de chegar à cidade de Crateús, na localidade denominada Fazenda Pastos Bons (a 7Km da sede municipal), ocorreu o desastre.

O ônibus seguia lotado, conforme o relato de vários feridos que foram atendidos, a princípio, no Hospital São Lucas, em Crateús. Diversos passageiros sofreram ferimentos graves, pois ficaram presos nas ferragens do coletivo. Ainda conforme testemunhas, depois da colisão frontal com a carreta, o ônibus saiu da pista e capotou.

Agricultor mata irmão durante uma desavença em Caririaçu

Um homem matou o irmão com duas facadas na zona rural de Caririaçu (438Km de Fortaleza), na manhã de ontem. De acordo com a Polícia, a vítima, o agricultor Olímpio Correia Gonçalves, 46, ateou fogo em um terreno da família, que fica localizado ao lado da casa de seu irmão, gerando o conflito.

Incomodado com a fumaça da queimada, o acusado, Antônio Correia Gonçalves, 52; foi até a residência do irmão e ambos iniciaram a discussão banal que resultou na tragédia. Antônio acabou atingindo a vítima com duas facadas. Olímpio morreu no local e o acusado fugiu.

Acidente deixa seis mortos, sendo duas crianças


Seis pessoas morreram, entre elas duas crianças, numa colisão entre um carro e um caminhão na Via Lagos, na noite desta sexta-feira. As vítimas estavam no automóvel, que ficou completamente destruído após o acidente. A rodovia não precisou ser interditada, segundo informou a concessionária CCR ViaLagos.

Todas as vítimas pertenciam à mesma família. No carro, havia um casal — Nelza Araújo e José Araújo —, suas filhas Marcia Araujo e Ana Claudia Araujo e as crianças, de 4 e 8 anos.

A colisão aconteceu na altura de Araruama. Os veículos seguiam em direções opostas e foram parar no acostamento. Não há retenção no local, de acordo com a empresa. O acidente ocorreu por volta das 19h.

© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.