quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Operação prende suspeitos de atentado contra promotor, no Ceará

As polícias civil e militar prenderam 15 pessoas e apreendeu um adolescente até as 10h30 desta quinta-feira (8), nas cidades de Pedra Branca e Beberibe, interior do Ceará. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), os detidos são suspeitos de participarem de atentado contra um promotor de Justiça em Pedra Branca, em julho, além de envolvimento com tráfico de drogas e homicídios.

Ainda de acordo com a SSPDS, as prisões atenderam a mandados de prisão decretados pela Justiça. A operação foi comandada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS, em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-CE).

Os detidos foram levados paras delegacias de Beberibe e de Pedra Branca. Conforme a polícia, os suspeitos têm entre 17 e 42 anos, com eles foram apreendidos dois revólveres calibres 38 e 32 e uma pistola 380.

Homem acusado de matar a ex-namorada com 20 facadas é preso em Cedro-CE

Um ex-militar das Forças Armadas, acusado de matar a ex-namorada de 15 anos, conhecido como “Peladão de Maracanaú”, foi preso na cidade de Cedro.

Cleoson da Costa Valente, 20, estava na casa de uma tia da atual namorada, Maria Priscila Alves Lima, que também foi presa, quando a Polícia os surpreendeu.

Segundo a polícia os dois se renderam e não apresentaram nenhuma reação à ordem de prisão. O casal foi levado para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), onde permanecerão presos.

Crime

Beatrys foi morta no último dia 5 de outubro, com cerca de 20 facadas. Segundo o delegado, Cleoson teria atraído a menina até o bairro Vila Machado, em Itaitinga, e lá teria cometido o crime, com ajuda de Priscila.

Mulheres somem e são achadas mortas em Senador Pompeu-CE


Um completo mistério envolve um duplo assassinato registrado, na madrugada de ontem, no Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza).
 
Os corpos de duas mulheres foram encontrados, um ao lado do outro, em um matagal nas margens da estrada de terra que dá acesso à barragem do Açude Patu, a cerca de cinco quilômetros daquela cidade.

A Polícia identificou as vítimas. Eram duas amigas que estavam desaparecidas desde a noite de terça-feira passada.

A Perícia Forense comprovou que Camila de Sousa Oliveira, 28; e Maria Elinalva do Nascimento Sousa, 30, foram assassinadas a tiro. A primeira apresentava um ferimento próximo da orelha esquerda. A outra tinha um tiro no peito esquerdo. Não foram constatados, a princípio, indícios de violência sexual, mas para a Polícia, a localização dos disparos indica que houve uma dupla execução sumária.

Conforme as primeiras investigações, a informação sobre a descoberta dos corpos aconteceu pela manhã, quando o destacamento da PM de Senador Pompeu recebeu uma ligação telefônica. Do outro lado da linha uma pessoa que não quis se identificar revelou ter se deparado com os corpos na estrada. Logo, foi acionada uma patrulha da PM ao local, sob o comando do sargento Edmilson Franco.
Suspeito
 
A Polícia Civil já está apurando o caso e tem uma linha de investigação que aponta para um suspeito, um homem conhecido pelo nome de Iran, que agora está sendo procurado.

Conforme a Polícia, Iran teria sido visto, na noite de terça-feira passada na companhia das duas mulheres, conforme denúncia anônima recebida pela PM.

Outra linha de investigação revela que uma das mulheres vinha sendo ameaçada de morte. 
Era Camila de Sousa Oliveira. Segundo a mãe dela, a família de um mototaxista conhecido por ´Dodô´ foi morto no mês passado. A família dele acusava Camila de ter levado o rapaz até o local onde ele acabou sendo assassinado. Camila teria, inclusive, registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o fato.

Programa Agente do Bem de Iguatu recebe premiação do Instituto Biosfera

O município de Iguatu vai receber o Prêmio Destaque Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, do Instituto Biosfera, pela elaboração e execução do programa Agente do Bem, que isenta as famílias mais carentes do pagamento das contas de água e energia elétrica.
 
Um dos principais critérios para a escolha do município foi a adoção de políticas públicas desenvolvidas de maneira sustentável e dentro do que o pacto global das Nações Unidas considera responsabilidade social.
 
O Instituto Biosfera tem sede no Rio de Janeiro, atua em todo país e recebe a colaboração técnica do Insades (Instituto Sócio Ambiental para Desenvolvimento Sustentável), o único do gênero no Brasil. O Agente do Bem foi inscrito no concurso há um mês e além dele, centenas de outros projetos enviados de todo território nacional se submeteram a rígidos critérios de avaliação.
 
A entrega da premiação vai acontecer no próximo dia 30 de novembro no Salão de Eventos da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Agenor Neto.

Família de criança que morreu em hospital de Senador Pompeu pede Justiça e apuração policial

A família acredita que houve negligencia por parte de alguns membros da unidade, por ter feito a transferência quase 24 horas depois do primeiro atendimento.

Uma criança de apenas quatro anos de idade perdeu a vida e os seus pais estão revoltados e pedem para que a Polícia de Senador Pompeu faça uma investigação criteriosa no caso que deixou a população indignada.

A vítima sentiu fortes dores na barriga, depois de ter comido um pedaço de bolo na escola onde estuda. O lance foi levado de casa para comer no horário de recreio.

Quando a pequena Larissa Ferreira Lemos chegou em casa, acompanhada de seu pai, lamentou que estava sentindo dores na barriga, decidiram levar até a Maternidade e Hospital Santa Isabel. De acordo com as informações da família e dos demais amigos, a criança chegou à casa de saúde foi atendida e medicada, ficando em observação.

Segundo o pai da vitima, a criança entrou no hospital por volta das 13h00 da tarde do dia 31 de outubro e veio há óbito aproximadamente 14:00 horas do dia seguinte, somando quase 25 horas. Ainda de acordo com eles, a criança não foi transferida em tempo. A enfermeira foi chamada para localizar o médico, para olhar a criança, que estava necessitando de mais atenção, o médico saiu para o Programa Saúde da Família – PSF no dia do falecimento e só retornou quase 11h00. Também de acordo com familiares, a criança foi medicada novamente e o médico disse que a família não se preocupasse que Larissa iria melhorar.

O pai denuncia que depois desse atendimento o médico desapareceu novamente, sendo localizado pela direção do hospital para fazer a transferência da vitima. Quando a decisão foi tomada, supostamente a menina já estaria morta. Logo após a saída a enfermeira que foi acompanhando, verificou a pressão que não existia mais, e nem pulsação. Tentaram ainda reanimar, não tendo êxito, retornando novamente para a unidade hospitalar de onde tinha acontecido dia anterior os primeiros atendimentos.

O pai denuncia ainda que, chegando lá, o médico olhou para a enfermeira e teria dito: “Pelo o amor de Deus, era para você ter seguido viagem”. O tio abalado respondeu: “Por que seguir viagem se a menina já está morta? Não se justifica sofrer mais”.

Os familiares acusam que o sistema de verificação de óbito não estava funcionando e acredita que era para o hospital ter dado o laudo, contando, hora de entrada e os medicamentos que foram tomados.

O pai resolveu levar o corpo ao Instituto Médico Legal de Quixeramobim (IML), para saber pelo menos as causas da morte. Em contato informaram que o IML não estava funcionando para esse tipo de morte. O hospital informou que a criança estava com diarreia e vômito.

Os pais estão completamente revoltados com a situação e pede que a Polícia investigue o caso com rigor. As autoridades municipais de saúde estão em silêncio.

Soldados cearenses embarcam para missão no Haiti

O Ceará enviou 56 soldados do exército para o Haiti, na manhã desta quarta-feira (7), segundo a 10ª Região Militar. Os soldados pertencem ao 1º batalhão do 17º contingente do exército e vão trabalhar na manutenção da segurança no país; dar auxílio a missões humanitárias e autar em possíveis desastres naturais.

Ainda de acordo com informações da 10ª Região Militar, os soldados vão ficar no Haiti até 6 de junho, quando serão substituídos por outro contingente.

O embarque dos cearenses ocorreu às 10h desta quarta-feira, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Fortaleza. Outros 34 soldados devem embarcar no fim de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Chove em duas cidades do Ceará e ameniza efeitos da seca

Choveu em duas cidades do interior do Ceará entre a noite de terça-feira (6) e esta quarta-feira (7), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Porteiras registrou precipitação de 5.5 milímetros e Brejo Santo, de 20 milímetros. As duas cidades ficam no Sul do Ceará.

De acordo a meteorologista da Funceme Cláudia Rickers, as chuvas registradas nas cidades são típicas de pré-estação chuvosa e podem continuar ocorrendo nos meses de novembro e dezembro. “Não são chuvas atípicas e elas podem continuar ocorrendo. É devido a uma zona de covergência que traz umidade e favorece a formação de nuvens”, explica.

Porteiras, Brejo Santo e outras 176 cidades do Ceará decretaram situação de emergência neste ano por conta da seca. De acordo com a Funceme, a estiagem em 2012 é uma das piores dos últimos 40 anos. Além do Ceará, a seca atinge outros estados do Nordeste.

Ainda de acordo com a Funceme, as chuvas da pré-estação chuvosa são irregulares e insuficiente para gerar benefícios para a agricultura, mas pode ajudar amenizar efeitos da seca com a captação da água pluvial.

Prêmio de R$ 24,4 milhões da Mega-Sena sai para aposta de GO

Uma aposta de Rialma (GO) foi a única a acertar as seis dezenas do concurso 1.440 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (7), em Realeza (PR).

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o apostador vai receber o prêmio de R$ 24.405.605,10.

Veja as dezenas sorteadas: 02 - 06 - 28 - 36 - 51 - 56.

Outras 148 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber prêmio de R$ 19.463,78. Já a Quadra, acertada por 11.068 apostas, vai pagar R$ 371,81.

Para o próximo sorteio, que será feito no sábado (10), o prêmio estimado é de R$ 2 milhões.

No Pacaembu, São Paulo dá show, goleia La U e avança às semifinais

Uma noite primorosa. É dessa forma que pode ser analisada a atuação do São Paulo, que, de maneira impiedosa, despachou o atual campeão Universidad de Chile da Copa Sul-Americana com uma vitória por 5 a 0, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu. Como o time brasileiro já havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, no Chile, o placar agregado não deixa dúvidas sobre a superioridade tricolor: 7 a 0.

O placar do Pacaembu refletiu com tamanha exatidão o que foi a partida. Do primeiro ao último minuto do jogo apitado pelo paraguaio Enrique Caceres, o São Paulo sobrou em campo. Jadson (duas vezes), Luis Fabiano, Lucas e Rafael Toloi fizeram os gols numa vitória que poderia ser ainda maior, se o time não tivesse tirado o pé do acelerador no segundo tempo, quando Ney Franco poupou alguns de seus principais jogadores.