sábado, 21 de janeiro de 2012

Madrugada suja de sangue no Cariri com mulher morta em Barbalha e jovem em Caririaçu

Dois homicídios foram registrados em um intervalo de duas horas sujando de sangue a madrugada deste sábado no Cariri. Por volta das 3 horas, na Rua Sebastião Feitosa, perto do número 122 (Bairro Nossa Senhora do Carmo) em Caririaçu, o jovem Fabiano Gomes Lopes, de 23 anos, residente naquele bairro, foi morto por dois indivíduos que efetuaram vários disparos e fugiram em um carro de cor rescura.

O rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu no local, sendo que no bolso da sua calça foram encontrados 30 cartuchos calibre 22 e uma pedra de crack. O Sargento Nivaldo, o Cabo Tarcísio e o Soldado Fabiano souberam por populares que a dupla assassina roubou da vítima um revólver. O corpo foi trazido para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro.

BARBALHA – Perto das cinco horas a jovem Klébia Vieira Sabino, de 20 anos, que residia na Rua Expedito Macedo Queiroz, 44 (Rosário) em Barbalha, foi assassinada com um tiro na cabeça. Provavelmente, um crime por encomenda que pode ter partido do interior da cadeia pública daquela cidade. A mãe da garota que já respondia por furto disse à polícia que a mesma vinha sendo ameaçada por um indivíduo apelidado por China preso por tráfico de drogas. Foi a segunda mulher morta este ano em Barbalha e a terceira na região do Cariri.

Com barriga de silicone, falsa grávida teria enganado até mesmo o marido


Uma entrevista coletiva realizada hoje à tarde em Taubaté, interior de São Paulo, esclareceu que a professora Maria Verônica Aparecida César Santos, 25, não estava grávida de quadrigêmeos. Para enganar a família e até mesmo o marido, segundo afirmou o advogado dela, Maria Verônica usou uma barriga de silicone com enchimento de tecido.

O desfecho da dúvida se havia ou não a gravidez aconteceu nesta madrugada. A mulher teria passado mal e familiares se mobilizaram para levá-la ao hospital. Ela recusou atendimento médico e teria assumido a farsa.

O advogado Marcos Antonio Leite recebeu a informação por volta de 3h da manhã. Segundo ele, o marido, Kléber Eduardo Melo Vieira, entrou em estado de choque e teria chorado compulsivamente no momento em que viu que a barriga tinha apenas pedaços de tecidos e silicone.

Ao se deparar com a cena da falsa gravidez, o então advogado teria pedido ajuda ao colega, Enilson de Castro, que agora cuida do caso. "Nem o marido a tocava, ela dizia que estava com estrias e o marido acreditou na gravidez", comentou Castro, que não quis revelar o real motivo da mulher em fantasiar uma gravidez, alegando a necessidade de uma conversa mais aprofundada com a cliente, já que teria assumido o caso às pressas, ainda na madrugada. Entretanto, não descarta a possibilidade de alegar problemas mentais na linha de defesa de Maria Verônica.

Uma provável justificativa para a farsa, não confirmada nem desmentida pelo advogado, seria a falta de atenção da família, já que o casal estava há cerca de cinco anos sem contato com os familiares que não aceitavam o relacionamento dela com o marido. "Ela se mostrou bastante arrependida", disse o advogado.
Mesmo afirmando não conhecer a barriga e não desconfiar da mulher, o marido da falsa grávida pediu afastamento do trabalho para cuidar da família. De acordo com Castro, o pedido de licença médica por estresse foi aprovado pelo serviço médico da empresa em que trabalha.

Com a maior dúvida respondida, se a mulher estaria grávida, agora a polícia deverá ouvir outros familiares. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ivahir Freitas Garcia Filho, presente na entrevista coletiva, a mulher deverá prestar esclarecimentos na próxima semana e poderá ser ouvida em domicílio, a pedido da defesa que busca preservá-la do assédio das pessoas.

A pena por falsidade ideológica e uma eventual vantagem sobre as doações recebidas podem levar a professora a pegar de um a quatro anos de reclusão. "Ela se perdeu no caminho e não achou meios para se encontrar", comentou o delegado. "Pelas pessoas que conversamos, tudo levava a crer numa farsa. Tínhamos quase certeza que ela não estaria grávida", declarou.

Segundo o advogado que agora defende a falsa grávida, "ela se prontificou a devolver as doações". Caso algum doador recuse a devolução, ela prometeu fazer doações. Maria Verônica teria uma consulta psiquiátrica nesta tarde.

Greve da PM: Ciro fala em “conchavo”, chama policiais de “marginais” e “covardes” e diz que Cid foi coagido


O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), irmão do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamou os policiais militares que participaram de movimento grevista no início do ano de “marginais fardados e covardes” e que pressionaram o governo usando “como escudo crianças e mulheres”.

As declarações foram feitas na quinta-feira (20) durante entrevista para a imprensa na entrega do prêmio Contribuintes do Ano.

“Conchavo”

Ciro classificou a greve de Bombeiros e Policiais militares como um “conchavo de marginais fardados com marginais da quadrilha da droga que colocou toda a sociedade refém”.

O socialista afirmou ainda que os grevistas pressionaram Cid Gomes através da exposição de vidas “inclusive de crianças” para que fossem atendidas as revindicações da categoria.

Silêncio no Estilo

“É o estilo dele”. Com essa frase Ciro Gomes justificou o silêncio de Cid Gomes durante e depois da negociação que resultou no fim da greve dos PM’s.

O socialista ainda completou afirmando que o governador do Estado foi coagido a tomar uma decisão “terrível” para não “carregar na consciência o cadáver de uma criança”.

Marginais fardados e covardes

Ao comentar a decisão do irmão e governador, Ciro admitiu que Cid teve que “engolir” o movimento da categoria. Ele ainda criticou a postura dos policiais que participaram do movimento grevista.

“O Cid tinha que decidir se ia reprimir ou se ia engolir esses abusos todos para não correr o risco de carregar na sua consciência a morte de uma criança ou de uma mulher. Porque esses marginais fardados, covardes que são, usaram como escudo crianças e mulheres”, disparou Ciro para em seguida concluir afirmando que:

“O Cid tomou uma decisão que todo mundo pode condenar, mas é uma decisão durríssima de tomar, preferiu ceder do que carregar na consciência o cadáver de uma criança”, concluiu.

Pra frente

Apesar das críticas do irmão, Cid Gomes garantiu anistia aos grevistas. O detalhe é que governo ainda não encaminhou para a Assembleia Legislativa a proposta que contempla as reivindicações de bombeiros e policiais militares.

O assunto deve movimentar a volta dos trabalhos dos deputados estaduais em fevereiro. O acordo firmado para por fim à greve foi assinado e encaminhado para as autoridades.

Para conferir a resposta dos policiais, Clique aqui

MEC cancela provas do Enem de abril

O Ministério da Educação (MEC) fará apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) chegou a anunciar que a partir deste ano haveria duas edições da prova, a primeira em abril e a segunda provavelmente em outubro.

O ministério solicitou um levantamento à empresa que faz a gestão de risco do Enem e a conclusão foi que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística do exame.

O diagnóstico foi feito depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais. Diante disso, o governo decidiu abortar os planos de aplicar uma prova por semestre em 2012.

Problemas no Enem

Desde sua ampliação, em 2009, o exame já enfrentou diversos problemas. No primeiro ano, um funcionário temporário da gráfica onde estava sendo impressa a prova conseguiu sair com uma cópia e tentou vendê-la a um jornal, que denunciou o caso ao ministério. A prova teve de ser cancelada e aplicada em dezembro.

Em 2010, problemas de impressão fizeram com que um dos cadernos tivesse questões duplicadas. Outro problema foi uma falha na ordem das questões nos cadernos de provas e cartões de respostas.

Em 2011, um professor e um funcionário do Colégio Christus, de Fortaleza, usaram questões usadas em um pré-teste do Enem. Os dois foram indiciados pela Polícia Federal e a prova teve de ser cancelada para 1.139 alunos do colégio. Depois disso, as disparidades nas notas de redação dos candidatos depois dos pedidos de revisão das notas trouxeram mais dúvidas sobre o exame.

Haddad defende o exame
“São processos complexos. Temos de compreender isso e aperfeiçoar. E isso tem sido feito”, disse. “Não há no mundo um exame nacional do ensino médio que não passe pelos programas que enfrentamos aqui, como as tentativas de fraude”, afirmou o ministro da Educação.

Acusado pela morte de secretário de Esportes de Quixadá se apresenta à polícia

O mototaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, de 39 anos, acusado pela morte do secretário de Esportes de Quixadá se apresentou à polícia nesta sexta-feira (20). Segundo a Polícia Civil, duas advogadas do suspeito estiveram na delegacia do município ainda cedo para verificar o inquérito policial.

Na presença do delegado Marcos de Lira, o acusado permaneceu calado e disse que só responderia em juízo. Reginaldo foi conduzido à Cadeia Pública de Quixadá, onde permanecerá à disposição da Justiça.

No dia 12 de janeiro, José Jean da Silva foi morto com quatro tiros na cabeça. Há fortes indícios de que o envolvimento amoroso entre a vítima e uma adolescente de 17 anos, filha do acusado, tenha motivado o crime.