segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aposentados do Brasil terão que provar que estão vivos para não perderem benefício


Para combater fraudes e pagamentos indevidos a segurados mortos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai exigir, a partir de janeiro, que todos os 28 milhões de aposentados e pensionistas procurem a agência bancária onde recebe o benefício para fazer um recadastramento. Quem não fizer o processo de prova de vida corre o risco de ter o pagamento interrompido pela Previdência Social.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que confirmou a data para o início do processo, afirmou que o recadastramento ocorrerá em 17 instituições financeiras conveniadas ao INSS e autorizadas a fazer o pagamento aos segurados. O novo censo ocorrerá justamente quando eles procurarem o banco para retirar o dinheiro.

Porém, antes disso, a Previdência Social vai convocar o segurado para fazer a prova de vida por carta ou através de comunicado na tela de autoatendimento dos caixas eletrônicos. As informações serão encaminhadas automaticamente à DataPrev – empresa responsável pelo setor de tecnologia e informação do órgão.

Além de manter o cadastro atualizado, o objetivo da medida, que já ocorreu em anos anteriores, é combater pagamentos indevidos a segurados mortos. Porém, nos censos anteriores, a necessidade de atualização era válida apenas para o segurado que tinha cartão magnético. Agora, todos vão participar.

Além da comprovação de que está vivo, o segurado que recebe via cartão magnético também será convidado a renovar sua senha. Todo o processo será realizado por funcionários das instituições financeiras.

Recadastramento por procuração

Nos casos em que o segurado não puder comparecer ao censo por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, entre outras situações, o procurador indicado pode procurar a agência para informar o caso ao INSS. O instituto enviará um servidor à residência do segurado.

A Febraban esclarece que o processo para a implantação da prova de vida dos beneficiários do INSS, que são correntistas de bancos, ainda está em fase de definição junto ao órgão previdenciário. O processo de implantação ocorrerá em 180 dias após a conclusão desses trabalhos.

- Esse processo demanda significativos ajustes técnicos, tanto por parte dos bancos pagadores, quanto do INSS, afirma a federação, em nota.

Acidente de trânsito com vítima fatal em Acopiara

Na noite deste sábado, 24, por volta das 23h30 um acidente de trânsito (queda de moto ) com vítima fatal foi registrada pela Polícia, no Sítio Pitombeiras, distante 16 KM de Acopiara.

A vítima fatal Marconio Evangelista da Silva, de 19 anos, conduzia a motocicleta Honda CG 125, de placa HWZ 6339. O IML foi acionado para ser feita a condução do corpo para a perícia.

Ainda em Acopiara
 
Na noite deste sábado, 24, por volta das 22h30 no Sítio Sabiá, distante 40 km  da sede  um agricultor foi esfaqueado e baleado após discursão.

A primeira vítima o agricultor Antônio Lira da Silva, de 27 anos, após uma discussão com acusado Francisco Anastácio Severino Isidoro, foi lesionado com um tiro de espingarda que veio a atingir de raspão sua testa, e uma perfuração a faca no abdômen, sendo socorrida para o Hospital Regional de Iguatu, onde encontra-se em observação.

A outra vítima Jose Duarte Teixeira, de 38 anos, foi atingido com estilhaços do disparo, sendo socorrido até o Hospital de Catarina. O acusado fugiu do local, não sendo até o momento localizado.

Em MS, árbitro é morto a tiros enquanto apitava final de torneio

Um árbitro de futebol foi morto a tiros enquanto apitava a final de um campeonato amador na tarde deste domingo (25) em um distrito de Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar, um homem não identificado chegou ao campo em uma motocicleta e efetuou vários disparos.

Outras duas pessoas foram atingidas, segundo a PM. Um homem baleado morreu durante o socorro. A terceira vítima foi encaminhada ao hospital para receber atendimento.

O torneio era organizado pela prefeitura de Nova Andradina e contava com a participação de oito equipes. Os times de Casa Verde A e 17 de Abril disputavam a final da competição, segundo informações da página oficial da prefeitura. A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local para colher vestígios, e a autoria do crime será investigada.

Bancários não aceitam proposta da Fenaban e devem começar greve na terça

Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve na próxima terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.

Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.

Irmãos são mortos e pai é baleado por suposta disputa de terreno no Itaperi

Dois irmãos foram assassinados na manhã deste domingo (25) no bairro Itaperi, em Fortaleza, por conta de uma suposta disputa de um terreno na região. As vítimas foram Gleymaicon Ferreira da Silva, de 21 anos, e Gleydson Ferreira da Silva, de 24 anos. O pai dos jovens, José Afonso Ferreira da Silva, também foi baleado.

De acordo com a polícia, José Afonso teria recebido a informação de que um dos terrenos da família tinha sido invadido. Ele e os filhos, então, foram até o local, onde começaram a discutir com o acusado do crime, que ainda não foi identificado.

Durante a discussão, o suspeito teria disparado vários tiros contra José Afonso e contra Gleymaicon e Gleydson. Os filhos foram baleados e morreram. Já o pai também foi baleado e levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, onde está na Emergência.

Investigações

Os outros ocupantes do terreno, segundo a polícia, fugiram após os tiros. Há suspeitas de que o autor dos disparos foi um traficante de drogas. O caso está sendo investigado pela delagada Stella Amaral, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Mulher é presa acusada de molestar sobrinha de 7 anos

Uma mulher de 24 anos foi presa, neste domingo (25), acusada de molestar uma garota de 7 anos de idade. A acusada, Antônia Rafaela de Lima, é tia da criança e passava o fim de semana na casa da vítima, no bairro Sapupara, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a polícia, a mulher tocou as partes íntimas da criança e chegou a beijar a boca da garota, que estava em uma rede. Um outro tio da menina chegou na hora e presenciou o momento em que Antônia praticava o crime.

Ela foi presa e encaminhada à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi autuada por “estupro de vulnerável”. Em seguida, a acusada foi levada para a Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, onde vai aguardar uma vaga em um presídio feminino.

Corinthians bate Bahia e sobe para segundo


O Corinthians finalmente se recompôs depois de três jogos seguidos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Em tarde muito fria neste domingo na capital paulista, o time alvinegro reaqueceu as esperanças do torcedor ao derrotar o Bahia por 1 a 0, no Pacaembu. Na ausência do artilheiro Liedson, vetado em virtude de dores crônicas no joelho esquerdo, o único gol foi marcado por Emerson (expulso no fim do jogo ao reclamar do árbitro por cartão amarelo recebido por cera).

A vitória faz a equipe comandada pelo técnico Tite subir da quarta para a segunda colocação da tabela e a mantém a dois pontos do ponteiro Vasco (49 contra 47). O time de São Januário será justamente o próximo adversário do Corinthians, no domingo que vem, no Rio de Janeiro. Já o Bahia tem compromisso um dia antes, no sábado, quando enfrenta o Avaí, dentro do Pituaçu.

Resultados do final de semana:

(Saba) Santos 2 x 3 Figueirense Vila Belmiro

(Saba) Atlético-PR 1 x 1 Fluminense Arena da Baixada
(Saba) Flamengo 2 x 1 América-MG Engenhão
(Dom) Corinthians 1 x 0 Bahia Pacaembu
(Dom) Botafogo-RJ 2 x 2 São Paulo Engenhão
(Dom) Internacional-RS 2 x 1 Atlético-MG Beira Rio
(Dom) Cruzeiro 0 x 3 Vasco Arena do Jacaré
(Dom) Avaí 1 x 2 Grêmio Ressacada
(Dom) Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras Serra Dourada
(Dom) Ceará 3 x 2 Coritiba Presidente Vargas-CE