terça-feira, 23 de novembro de 2010

Julgamento do mensalão no Supremo deve começar no final de 2011

O julgamento dos 38 réus envolvidos no suposto esquema de compra de votos de parlamentares revelado em 2005, conhecido como mensalão, deve começar no final do ano que vem no STF (Supremo Tribunal Federal).

Nesta semana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, encerrará a fase de perícias --em que se investigam fatos relevantes para a causa-- e abrirá prazo de 15 dias a um mês para que as partes façam as alegações finais, pedindo esclarecimentos sobre fatos novos que surgiram já com a ação penal em andamento.
Depois disso, o ministro encerra a fase de instrução e deve levar cerca de um ano para elaborar seu voto.

Segundo Joaquim Barbosa, o longo período reservado para a elaboração do voto se deve ao fato de que nunca houve no STF uma ação penal com tantos réus e com tantos detalhes a serem analisados.

O ministro deverá estudar mais de 40 mil páginas de processo, fora os apensos, antes de votar. Apesar de serem poucos os réus com foro privilegiado --direito de serem julgados pelo STF-- os ministros decidiram que todos os 38 deveriam ser julgados em conjunto. A decisão contrariou pedido de desmembramento do relator, que visava a dar mais agilidade na tramitação do caso.

A previsão é que o julgamento demore cerca de três semanas para ser concluído, caso não haja pedido de vista de outro ministro (que não tem prazo para devolver seu voto). As três semanas de julgamento incluiriam sessões extras nas segundas, terças e sextas-feiras.

Somente o relatório --que traz todas as informações sobre a denúncia e andamento da ação penal-- deve ter mais de 300 páginas, o que dá uma estimativa de três dias apenas para leitura.

Depois disso, é aberta a sustentação oral da defesa dos 38 réus. Como se trata de uma ação penal, cada advogado tem direito a uma hora de fala, totalizando inicialmente 38 horas (o presidente da Corte pode prorrogar o prazo ou os advogados podem abrir mão de usar todo o tempo).

Mãe é presa em MT por suspeita de envenenar filho de 6 anos, diz polícia

Uma mulher de 27 anos foi presa, em flagrante, por suspeita de ter envenenado o filho de 6 anos, na madrugada desta segunda-feira (22), em Cocalinho (MT). Os outros dois filhos, de 9 e 10 anos, ficaram intoxicados e foram levados para um hospital infantil de Goiânia, onde permanecem internados. Segundo a polícia, as crianças beberam xarope caseiro com chumbinho. Em depoimento, a mãe negou o crime, mas o namorado dela - que também foi preso - confirmou o plano para matar as crianças.

Segundo o delegado Antonio Moura Filho, da Delegacia Regional de Água Boa (MT), o plano teria sido elaborado no domingo (21). "No depoimento do namorado da mãe das vítimas, ele nos contou que atendeu a um pedido dela para comprar chumbinho. Segundo ele, a namorada disse que queria 'matar uns bichos com osso'. Em seguida, ela colocou o veneno no xarope e deixou a mistura pronta para dar aos filhos logo de manhã."

Moura disse que, ainda segundo depoimento do namorado da mãe das crianças, que a mãe deu a mistura com veneno para os filhos mais velhos. "Ele revelou que ministrou o xarope para a criança menor, de 6 anos, que acabou morrendo logo em seguida."

De acordo com o delegado, o namorado não mora com a mãe das crianças e, segundo o depoimento dele, tinha bom relacionamento com as crianças. "O relacionamento dele com a mãe das crianças começou em maio deste ano. O rapaz nos disse que a namorada sempre quis se livrar dos filhos. No depoimento que ela nos prestou, ela nega, não demonstra arrependimento, mostra frieza, muita inteligência, além de demostrar ser calculista e manipuladora", afirmou Moura.

Ele disse que pretende ouvir o dono do mercado que vendeu o chumbinho, o pai das crianças e os filhos que sobreviveram. "O casal foi preso em flagrante por homicídio triplamente qualificado e por dupla tentativa de homicídio". Moura explicou que as qualificadoras do crime são motívo fútil e torpe e envenenamento. "Nem coloquei nos autos que as vítimas não tiveram como se defender. Quem não beberia um remédio dado pela própria mãe? Com certeza as crianças não tiveram escolha."

Trabalhador rural passa 11 meses com pedaço de faca no corpo


O trabalhador rural Cloves Magalhães, de 24 anos, permaneceu 11 meses com parte de uma faca enfiada no corpo em Petrolina (PE). Ele contou que só descobriu o objeto depois que começou a sentir fortes dores e procurou o hospital.

“Eu comecei a sentir aquele negócio nas costas e pensei que fosse um osso quebrado. Fui tirar um raio X e apareceu o pedaço da faca. Dava para sentir a ponta dela embaixo da pele”, disse Magalhães, que fez uma cirurgia para retirar o objeto no dia 12 de novembro no Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia.

Ele levou sete facadas após se envolver em uma briga em dezembro de 2009. “Foi uma discussão besta. O homem queria que eu pagasse umas cervejas e eu não quis pagar. Ele veio por trás e fez isso comigo. Acho que na última perfuração, a faca ficou”, disse.

Para o trabalhador rural, o médico que o socorreu no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina não percebeu o artefato. “Umas duas semanas depois, eu voltei lá com dores e só me deram um remédio. Eu tomei e voltei para casa. Nunca mais senti dor, só voltei a sentir agora há pouco tempo”, afirmou.

Médico Roger Abdelmassih é condenado a 278 anos de prisão

O médico Roger Abdelmassih, que teve seu registro profissional cassado, foi condenado nesta terça-feira (23) a 278 anos de prisão pela juíza Kenarik Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo. Ele foi acusado de 56 estupros de pacientes em sua clínica, localizada em uma área nobre da capital paulista. Abdelmassih pode recorrer da decisão em liberdade. O advogado dele, José Luís de Oliveira Lima, confirmou a decisão ao G1 e disse que irá recorrer. Foram três condenações por estupro, algumas por atentado violento ao pudor e houve absolvições.

Abdelmassih chegou a ficar preso de 17 de agosto a 24 de dezembro de 2009. O então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu ao médico o direito de responder o processo em liberdade. Por causa dessa liminar, que ainda não tem uma decisão definitiva, o condenado poderá aguardar em liberdade.

Mais de 200 pessoas foram ouvidas no processo. Entre elas, há 130 testemunhas de defesa e 35 mulheres que dizem ter sido atacadas dentro da clínica do médico. Algumas afirmam que sofreram mais de um abuso sexual. Em interrogatório à Justiça, o médico teria negado os abusos e dito que apenas dava beijos no rosto das pacientes. Segundo ele, o cumprimento afetuoso é uma característica familiar, sem qualquer outra intenção.

As primeiras denúncias de pacientes foram feitas no início de 2008. Policiais civis e promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) começaram investigação. Com a divulgação das denúncias, outras supostas vítimas entraram em contato com o Ministério Público e a polícia para relatar abusos.

ENTENDA O CASO

O médico Roger Abdelmassih, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, foi preso no dia 17 de agosto de 2009 --mas permanece solto devido a um habeas corpus. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após cerca de 60 mulheres afirmarem ter sofrido crimes sexuais durante consultas.

O caso foi denunciado pela primeira vez ao Ministério Público em abril de 2008, por uma ex-funcionária do médico. Depois, diversas pacientes com idades entre 30 e 40 anos bem-sucedidas profissionalmente disseram ter sido molestadas quando estavam na clínica.

MUNDO À FORA:Sobe para 378 número de mortos em tragédia no Camboja


O número total de mortos em um tumulto sobre uma ponte em Phnom Penh, no Camboja, na segunda-feira (22), subiu de 345 para 378, informaram autoridades locais.

Um tumulto repentino deixou centenas de pessoas presas em uma ponte sobre o rio Mekong, que une a capital cambojana à Diamond Island, onde eram realizadas as festas do tradicional e popular Festival da Água.
O porta-voz do governo cambojano, Phay Siphan, destacou que o número de mortos ainda pode aumentar.

"Há 378 mortos e o número segue aumentando", declarou Phay Siphan, antes de afirmar que 755 pessoas ficaram feridas.
As causas da catástrofe ainda são pouco claras, mas, ao que parece, correu o boato de que a ponte não era firme.

Menina cai em máquina de lavar e morre afogada em SP

Uma menina de 10 anos morreu afogada após cair na máquina de lavar roupas de sua casa na Vila Sílvia, na Zona Leste de São Paulo, na segunda-feira (22). Natascha Santina Santos Frederico foi encontrada pelo padrasto com a cabeça e o tronco dentro da lavadora e as pernas para fora. O caso foi registrado como morte suspeita. A Polícia Civil solicitou perícia para apurar como ocorreu a morte.

O homem chamou policiais militares, que tentaram reanimá-la, sem sucesso. Eles decidiram levá-la um hospital, onde foi constatado que a garota morreu afogada.

O padrasto foi levado ao 24º Distrito Policial, na Ponte Rasa. Ele afirmou à Polícia Civil que dormia no sofá da casa no momento em que Natascha caiu na máquina. Ao acordar, estranhou o silêncio, procurou a menina e encontrou seu corpo na máquina.

Mulher é morta com oito facadas pelo seu ex-companheiro

Ana Paula Cornélia, de 33 anos, residia no Bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte e estava indo para sua residência quando foi morta com oito facadas ao trafegar pela Rua Francisco Martins de Souza daquele bairro.

O homicídio foi por volta das 20h30min e ela pode ter sido atraída para o local onde foi assassinada com duas facadas no pescoço, outras duas nas costas, duas no braço esquerdo e mais duas abaixo do tórax. O crime tem conotação passional e o acusado é o seu ex-companheiro João Erasmo dos Santos, de 24 anos, industriário da Via Show, o qual tentava reatar o matrimônio ante a resistência de Ana Paula. Após desfechar os golpes, ele fugiu em sua moto Honda Pop 100 azul de placa HYW-3467 do Ceará.

STJ nega dois habeas corpus a Fernandinho Beira-Mar

A 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou dois pedidos de habeas corpus a Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar. O acusado pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio pedia a anulação de processos que tramitam na Justiça do Rio de Janeiro, assim como o relaxamento da prisão.
Em um dos habeas corpus, a defesa de Fernandinho Beira-Mar pretendia reformar decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que rejeitou a nulidade do processo alegada pela defesa. No recurso, em que também se pedia o relaxamento da prisão, a defesa afirmou que a prova obtida por interceptação telefônica era nula, por ser emprestada, e questionava a materialidade do crime, assim como o excesso de prazo na formação da culpa.

No processo referente a este habeas corpus, Fernandinho Beira-Mar foi denunciado pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Interceptações telefônicas produzidas com autorização judicial pela Polícia Federal apontaram que ele comandou, por telefone, uma execução com requintes de tortura. Após denúncia, foi decretada a prisão preventiva do acusado e realizada a oitiva das testemunhas de acusação, com a presença de defensor designado pelo Estado, pois Beira-Mar estava foragido.

O relator do habeas corpus, desembargador convocado Honildo de Mello Castro, afirmou que é inviável verificar a nulidade da prova obtida por interceptação telefônica e da falta de materialidade porque a questão não foi analisada pelo tribunal de origem. O desembargador disse, ainda, que não foi demonstrado o cerceamento de defesa na oitiva das testemunhas, pois o defensor do acusado estava presente à audiência. Além disso, não foi apresentado recurso contra a denúncia, nem demonstrado o prejuízo alegado pela defesa.

No segundo habeas corpus, a defesa contestava a rejeição do pedido de anulação do processo feito na 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ. O processo refere-se a três homicídios qualificados, sendo dois praticados e um tentado. A defesa também questionava a prova obtida por interceptação telefônica e o excesso de prazo. Nesse caso, a Turma decidiu pela aplicação da Súmula 21 do STJ, que prevê a superação do constrangimento ilegal por excesso de prazo quando o réu é pronunciado. Quanto à nulidade da prova, o questionamento foi rejeitado.

Clube dos 13 define que Brasileiro manterá exclusividade na TV aberta

O Clube dos 13 ainda não divulgou o modelo de contrato que pretende oferecer às empresas de mídia pelos direitos de televisão do Campeonato Brasileiro de 2011 a 2013. A entidade já definiu, porém, que a exclusividade na TV aberta será mantida, assim como o número de jogos exibidos pela emissora escolhida.

"A aberta vai continuar com exclusividade e não vamos abrir um novo dia de jogos. Isso está descartado. Hoje o que mais cresce é o pay-per-view, e se eu aumentar um dia eu vou atrapalhar isso", disse Ataíde Gil Guerreiro, diretor de marketing do Clube dos 13, durante a Soccerex, feira de futebol que acontece no Rio de Janeiro até a próxima quarta.

O ex-dirigente do São Paulo é o responsável pela comissão de televisão do Clube dos 13, entidade que negocia os contratos com as televisões em nome dos clubes. Gil Guerreiro diz estar estudando modelos europeus para a elaboração do novo modelo de contrato, que recentemente sofreu uma alteração importante.

Por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que combate o monopólio, o direito de preferência da Globo acabou. A emissora, atual dona dos direitos de transmissão, tinha o direito de cobrir qualquer proposta rival, mas agora terá de competir normalmente com as outras emissoras.
O Clube dos 13 ainda não definiu, no entanto, se vai manter a exclusividade em outras mídias. TV fechada e internet, por exemplo, podem ter mais de uma contratante. O número de propriedades também deve aumentar. A entidade estuda explorar até as redes sociais, uma das cerca de 15 propriedades que serão oferecidas ao mercado.

Gil Guerreiro disse ainda que o Clube dos 13 pretende contratar uma auditoria para inspecionar o processo. KPMG, Ernst & Young, PriceWaterhouseCoopers e Deloitte foram procuradas.

Ministério Público lançará projeto contra as drogas

O Ministério Público do Ceará vai lançar, na próxima sexta-feira, 26, às 9 horas, em seu auditório, o projeto "Diga não às Drogas". A iniciativa é da procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, e da procuradora de Justiça Eliani Alves Nobre, que apresentará a iniciativa.

Na ocasião, também haverá apresentação musical do Grupo Tambores, Grande Bom Jardim, além de uma exposição temática sobre o assunto pela promotora de Justiça e Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto e pelo promotor da Infância e Juventude, José Evânio Guedes.
 
A programação terá continuidade às 14 horas, com o painel "A Importância da Implementação dos Conselhos Municipais Antidrogas" , com a participação do promotor de Justiça e Secretário Geral da Procuradoria Geral de Justiça, Antônio Iran Coelho Sírio.

Homem é acusado de estuprar filhas e ter seis filhos-netos no PI

Um agricultor da zona rural do município de São João da Serra é acusado de estuprar suas próprias filhas e ter seis crianças com elas. Antonio Custódio de Sousa tem 57 anos. O caso foi descoberto no último mês de outubro e segundo a polícia os abusos ocorrem há 15 anos.

O mandado de prisão foi expedido no último dia 27 pela justiça. Pessoas da comunidade declararam que ele fazia uma espécie de cárcere privado com as filhas e as netas.

“ Todos estão apavorados com o caso”, afirma o delegado Borges. O acusado está há cerca de quinze dias escondido no matagal e a polícia está se infiltrando na mata para prendê-lo, informou. Para a polícia, há uma grande possibilidade de Custódio está sendo protegido por sua mulher, inclusive, recebendo alimentação diária.

Em biografia, Maurício Mattar admite uso de drogas durante namoro com a apresentadora Angélica

De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, Maurício Mattar soltou o verbo em sua biografia, De peito aberto, escrita por Tânia Carvalho. Em uma parte do livro, ele admite o uso de drogas durante o namoro com Angélica, mesmo sem citar o nome da apresentadora. "Tive contato com drogas como muita gente, mas nunca fui viciado... No período em que estava namorando com ela que pensei em fazer uma limpeza. Estava namorando uma menina querida pelo Brasil inteiro, uma bela. E precisavam de uma fera".

A publicação diz também que ele chegou a pedir um papel para Glória Perez na novela Caminho das Índias, mas ele sequer foi atendido pela autora, que, segundo ele, pode ter sido motivado pela recusa dele quando convidado para interpretar o cigano Igor em Explode Coração.

Após polêmica, goleiro Bruno troca de advogado

O advogado paranaense Cláudio Dalledone Júnior informou que foi contratado, nesta segunda-feira (22), pelo goleiro Bruno Fernandes, para assumir a defesa do atleta. Dalledone vai substituir o advogado Ércio Quaresma, que na última semana se envolveu em polêmicas ao aparecer em um vídeo amador usando crack em uma boca de fumo em Belo Horizonte.

Além disso, o advogado foi acusado por familiares e pela noiva de Bruno, a dentista Ingrid Oliveira, de ameaças para que o jogador não trocasse de defensor. Ainda nesta segunda-feira, a OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais) divulgou nota sobre os processos que tramitam na Comissão de Ética da entidade contra Quaresma. O advogado poderá ser suspenso preventivamente, o que o impediria de continuar à frente do caso.

Dalledone, que já representava o acusado Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, afirmou que Bruno já repassou uma procuração para que ele assuma o caso sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio.

- Ele [Bruno] já me repassou uma procuração e, a partir de agora, represento o goleiro em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Processo

Quaresma é alvo de um processo movido pela OAB-MG por supostas ameaças contra a dentista Ingrid Oliveira. O advogado já responde a outro processo na comissão, por ter colocado apelidos nos delegados que comandaram a investigação.

Além disso, a entidade requisitou, na semana passada, um vídeo em que Quaresma aparece consumindo crack. Em nota, a diretoria da OAB-MG explica que instaurou um procedimento disciplinar de suspensão preventiva, de natureza cautelar.
A sessão de julgamento será realizada no próximo dia 30 de novembro, com ou sem a presença do representado. O julgamento é sigiloso e, por este motivo, não será permitida a presença de terceiros. A participação será exclusiva dos membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional Mineira.

A OAB-MG informou também que o resultado será comunicado, imediatamente, ao representado e às autoridades. Por fim, ressaltou que a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais encontra-se à disposição do advogado, para ajudar-lhe no tratamento auxiliar de sua dependência.

Empresário acusado de montar esquema de fraude em licitações no Ceará é preso

O empresário Raimundo Morais Filho, acusado de comandar esquema de fraude em licitações com prefeituras cearenses, foi preso em Fortaleza, nesta segunda-feira, 22, pela Polícia Federal.

"Moraizinho", como é conhecido, foi pivô de denúncias feitas pela revista Veja durante a última campanha eleitoral para o Governo do Estado. Na ocasião, a publicação fez ligações do empresário a um suposto esquema envolvendo o governador Cid Gomes (PSB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB). Os irmãos Ferreira Gomes estão processando todos os responsáveis pelas acusações, inclusive a revista Veja.

Embora o processo corra em segredo de Justiça, a PF chegou a informar em nota oficial que nenhuma autoridade federal ou estadual fora alcançada pela investigação.

Inquéritos ainda estão inconclusos


As operações da Polícia Federal para investigar irregularidades ligadas a desvio de recursos federais, em prefeituras cearenses, permanecem em fase de análise do material coletado. Conforme a Controladoria Geral da União (CGU), que auxilia a Polícia Federal no trabalho, já foi concluída a fase de apreensão das provas, restando agora a análise de toda a documentação apreendida. Os resultados das apurações seguem, até a conclusão desta etapa, em segredo de Justiça, mas novos desdobramentos podem acontecer.
Desde o fim do ano passado, quatro operações da Polícia Federal foram realizadas em prefeituras cearenses. A primeira, Gárgula, foi deflagrada em dezembro de 2009 e resultou na prisão de 15 supostos envolvidos em irregularidades na aplicação de recursos federais repassados aos municípios de Aquiraz, Eusébio e Guaramiranga, por intermédio de convênios.

Em março deste ano, foi deflagrada a operação Província, que teve como objetivo investigar fraudes de licitações em prefeituras cearenses. Menos de dois meses depois, foi deflagrada mais uma operação, denominada Gárgula II, que investiga o desvio de recursos federais nos municípios de Maracanaú, Itaitinga, Aracati, Fortim, Cariús, Beberibe, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixeré, Miraíma e Pacujá.

Iguatu - Negados pedidos da defesa do ex-PM Daniel Bezerra


O juiz titular da Primeira Vara da Comarca de Iguatu, José Batista de Andrade, indeferiu, ontem, o pedido de nova perícia solicitada pela defesa do ex-capitão da Polícia Militar, Daniel Gomes Bezerra, acusado de ter assassinado, a tiro, os irmãos Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira, ambos acadêmicos de Medicina. O duplo homicídio ocorrei em 2007. Desde então, Bezerra é mantido na cadeia, nesta Capital, e, por decisão do governador Cid Gomes, já foi expulso das fileiras da PM.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a defesa do acusado havia pedido que fosse realizada uma perícia na camisa que o ex-militar usava no dia do crime. Queria com isto provar que, entre o ex-capitão e as vítimas, houve uma luta corporal antes de serem efetuados os tiros que mataram os irmãos.

O juiz já havia, anteriormente, negado o pedido da defesa para que fosse realizada a perícia, assim como também negou o pedido de reconstituição do crime. "Considerando a ação deletéria do tempo sobre a memória dos fatos, que datam de quase quatro anos, entendo não ser razoável o acolhimento do pleito", declarou o juiz ao indeferir o pedido da reconstituição.

O magistrado, no entanto, aceitou o pedido para que a camisa do réu seja novamente anexada ao processo. Porém, no mesmo despacho ordenou a redução no número de testemunhas arroladas pela defesa, de oito para, no máximo, cinco. O advogado terá cinco dias para relacionar as testemunhas.

Desoneração ampliaria receita em R$ 70 milhões


A desoneração fiscal para uma série de produtos proposta pelo governo estadual deve gerar mais consumo e aumento de arrecadação de cerca de R$ 70 milhões ao ano no Ceará, segundo fonte na administração estadual. Do crescimento esperado na receita tributária, cerca de R$ 15 milhões (21,42% do total) viriam somente da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para bebidas quentes importadas que forem vendidas para fora do Estado.

Bebidas na importação

A alíquota de ICMS deve passar dos atuais 17% para 12% para as bebidas que forem vendidas para outros estados, segundo o deputado estadual e ex-secretário da Fazenda Mauro Filho. Destaca-se que a alíquota para consumo interno permanece a mesma, de 17% ou 25% dependendo da bebida.

A redução do imposto abrange bebidas como uísque, vinho, sidra, entre outras. Ficam de fora duas que estão entre as mais consumidas pelos cearenses: aguardente, produto que é fabricado no Estado, e cerveja, que não é bebida quente.
Neste caso, o objetivo do governo do Estado é atrair distribuidores desse tipo de bebida e de outros produtos para o Ceará. Em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo, essas alíquotas chegam a ser de apenas 7% ou de 3%. A proposta foi inicialmente anunciada em 13 de outubro pelo atual secretário da Fazenda, João Marcos Maia. Na ocasião, não chegaram a ser estimados quais os resultados dessa desoneração para os consumidores finais. A expectativa do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Nelson Martins, é de que a mensagem seja aprovada com facilidade. "Quem vai ser contra redução de impostos?", questiona o deputado.

Quadrilha resgata 5 detentos em Itaitinga

Um preso morreu, outro foi recapturado ferido e outros cinco conseguiram fugir. Este foi o resultado da ação violenta de uma quadrilha fortemente armada que, na madrugada de ontem, atacou a Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor José Jucá Neto, denominada de CPPL III, localizada no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O grupo atacou a Casa de Custódia por volta de 2h32. Na hora em que os criminosos passaram a atirar de fuzil, escopetas e revólveres contra a guarda da cadeia, 13 presos estavam na cela número 18 da ´rua´ C, já prontos para escapar. Sete deles decidiram permanecer no xadrez, mas outros seis aproveitaram a oportunidade para fugir. Mais tarde, um dos seis foragidos acabou sendo capturado próximo a uma olaria, na localidade de Riachão.

Tiros

A quadrilha estava fortemente armada e ocupava, pelo menos, dois veículos. Como a CPPL não possui muralha, mas apenas uma cerca metálica, os fugitivos não tiveram dificuldade de escapar, enquanto os comparsas mantinham a troca de tiros com os policiais militares.
Na ocasião, fugiram os seguintes detentos: Francisco Martins Silva de Sousa, Jéfferson da Silva Carvalho, Sandoval Mendes de Sousa, Wederson Leal da Silva, Elias Barbosa Galvão e Francisco Jonas de Abreu.

A troca de tiros foi intensa e mobilizou, a princípio, três viaturas do Ronda do Quarteirão, das cidades de Aquiraz, Itaitinga e Guaiuba. Logo depois, chegaram ao local patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), ambos do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque).

Nas buscas iniciais no entorno da CPPL, os policiais encontraram o preso Francisco Jonas de Abreu. Ele estava baleado e sangrava muito. Foi atingido com um tiro no braço direito. Dali, foi levado de ambulância para o IJF-Centro.