sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bancários marcam negociação com Fenaban neste sábado

O Comando Nacional dos Bancários retomará as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em reunião agendada para este sábado, às 11h, em São Paulo, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) nesta sexta-feira.

A reunião foi agendada pelos bancos no final da tarde desta sexta-feira, décimo dia da greve nacional dos bancários.

Segundo a Confederação, a abertura de negociações é resultado da demonstração de força da greve classificada como "a mais forte dos últimos vinte anos". Segundo a Contraf, 8.280 agências estiveram fechadas nessa quinta-feira.

Desde sua deflagração, nas assembleias do último dia 28 de setembro, a greve nacional dos bancários cresceu a cada dia, passando de 3.864 agências fechadas no primeiro dia para 8.280 no nono dia de mobilização.

Os bancários reivindicam 11% de reajuste, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção da saúde que inclua o combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, previdência complementar para todos, fim da precarização via correspondentes bancários e mais segurança.

Tremor de 5 graus atinge DF, dizem EUA; prédios são evacuados

 Um tremor de terra de 5 graus de magnitude foi registrado no fim da tarde desta sexta-feira na região Centro-Oeste do País, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. De acordo com o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), moradores de diversos pontos da capital federal telefonaram para relatar tremores. De acordo com as primeiras informações do observatório, a magnitude chegou a 4,5 graus.

O sismo ocorreu às 17h16 e teve epicentro na divisa entre Tocantins e Goiás, a 255 km de Brasília, com profundidade de 14,8 km, informou o serviço americano.

Segundo testemunhas, houve pânico entre funcionários na Esplanada dos Ministérios. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve orientação para que os servidores deixassem o prédio. Também foram evacudados o edifício do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), do Ministério das Cidades e dois prédios do Setor Bancário Norte, todos na região central de Brasília.

Os bombeiros de Brasília informaram que receberam cerca de 200 ligações sobre o tremor em imóveis, mas que não há registro de vítimas ou danos materiais até o momento. A corporação orientou a população a manter a calma e evacuar prédios e casas caso um novo tremor seja sentido.

Deputado federal Ciro Gomes disse que Serra (PSDB) é mais preparado do que Dilma (PT)

Em uma entrevista concedida ao jornalista Carlos Nascimento, do SBT, o deputado federal Ciro Gomes disse que o José Serra (PSDB) é mais preparado para ser presidente do que a Dilma Roussef (PT).

Segundo o deputado Ciro Gomes, o Serra já foi prefeito, deputado, senador e governador, além de ministro em duas ocasiões.

Na mesma fala ele diz que Dilma é melhor pessoa.

E agora, o povo brasileiro deve votar no mais preparado ou na melhor pessoa?

Ciro é um dos coordenadores da campanha dilmista no 2º turno.

Veja o vídeo:

Tasso aconselha: quem não for serrista, que vá logo para o PT

"Vamos juntos e quem não quiser que se retire, vá para o PT, vá para onde quiser. Se ficarem só quatro ou cinco, nós vamos só com quatro ou cinco, mas vamos juntos com honestidade. Vamos para a vitória no segundo turno", conclamou, em discurso durante reunião do PSDB, nesta sexta-feira, 8, no Hotel Vila Galé, o senador Tasso Jereissati. Ele comandou encontro que começou a mobilizar as bases tucanas para a campanha de segundo turno.

Tasso, em tom emocionado e sob aplausos de um auditório lotado de prefeitos, parlamentares eleitos e reeleitos e lideranças do Interior, garantiu que o "tom de oposição" deve continuar e que é preciso ter "brio, amor próprio e consciência tranquila para manter os princípios da ética".

Ele convocou a todos para a vitória e aproveitou para agradecer apoio recebido em uma campanha que não o levou à reeleição: "Agradeço a todos pelo carinho e quero dizer que estou bem, que não me arrependo de nada, de nenhuma escolha que fiz".

Segundo Tasso, a ordem é "manter a união e fortalecer o partido para garantir a vitória de José Serra, no que foi endossado em discursos do presidente regional do PSDB, Marco Penaforte, que destacou a trajetória de Serra: "Em 27 anos ocupando cargos públicos, não se tem um escândalo, uma acusação contra ele (o candidato Serra)". Presente ao ato, o candidato derrotado do PSDB ao Governo, Marcos Cals, disse que não tinha mágoas e que estava de cabeça erguida para ajudar na eleição de Serra.

Datena se irrita com contratação de Faccioli


Datena deu um show à parte na sala de Marcelo Meira, vice-presidente da Band.

Só se ouviam gritos, palavras pesadas e até ameaça de rasgar contrato.

Ele ficou nervoso porque a emissora contratou Luciano Faccioli.

Uma vez, na Record, Faccioli foi ao Hoje em Dia participar de um quadro e deu nota cinco para Datena.

O apresentador não gostou e ficou com implicância do colega.

Irritado ou não, Datena teve de engolir Faccioli em seu programa, nesta quarta (6), para dar boas vindas a ele.

Filha de Beto Barbosa morre aos 28 anos no Pará


O cantor Beto Barbosa está de luto. Sua filha, Monique, de 28 anos, morreu no início da tarde desta sexta-feira. Ela estava em coma desde setembro por causa de uma bactéria.

Em seu blog, Beto escreveu:

"PERDI MINHA FILHA PARA DEUS

ESTOU DE LUTO, OLHAR PERDIDO, CORAÇÃO SANGRANDO... MINHA FILHA ACABOU DE FALECER. 12:20 DO DIA 08/10/2010 EM BELÉM DO PARÁ.

DEUS ME AJUDE A SUPORTAR ESTA DOR!!!".

No retorno à TV, Dilma e Serra apelam para religião

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) exibiram na tarde desta sexta-feira (8) o primeiro de seus programas no horário eleitoral obrigatório que serão veiculados ao longo do segundo turno. Em meio a uma polêmica sobre aborto, a petista e o tucano apelaram para a religião e mostraram o apoio político que teriam para governar o país se eleitos.

Vencedora do primeiro turno com os votos de quase 47% do eleitorado, a ex-ministra da Casa Civil iniciou seu programa fazendo um agradecimento usando expressões religiosas.

Nos últimos dias, a campanha do candidato do PSDB vem explorando uma suposta contradição no discurso de Dilma, que teria se mostrado contrária à prática do aborto anos atrás e mudado de posição por conta da disputa eleitoral.

Segundo analistas, rumores sem torno do assunto fizeram com que a ex-ministra da Casa Civil perdesse votos entre o eleitorado evangélico na primeira rodada do pleito.

Em sua propaganda, Serra confirmou a estratégia tucana de discussão de valores. "[Serra] Um homem que nunca se envolveu em escândalos e sempre foi coerente, sempre condenou o aborto e defendeu a vida", afirmou a narração da peça. "Eu quero ser um presidente com postura, que defenda os valores da família brasileira, os valores da vida", afirmou o tucano em seguida.

Comparações

Serra e Dilma aproveitaram o retorno à TV para investir nas comparações. A petista comparou os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso ("o Serra quer voltar, mas é o Brasil que não quer voltar ao passado"), enquanto o tucano preferiu comparar biografias. "A Dilma ninguém sabe, ninguém viu", afirmou a narração, depois de falar sobre a atuação do ex-governador de São Paulo na redemocratização do país.

Apoios

Os presidenciáveis também mostraram os apoios que cada um deles terá nessa etapa da eleição. Dilma exibiu depoimentos dos governadores Cid Gomes (PSB-Ceará), Eduardo Campos (PSB-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Tarso Genro (PT-RS), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Renato Casagrande (PSB-ES); e dos sendores Marcelo Crivella (PR-RJ), Delcídio do Amaral (PT-MS), Roberto Requião (PMDB-PR), Marta Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF), todos eleitos no primeiro turno.

Serra, por sua vez, levou à TV depoimentos dos governadores recém-eleitos Beto Richa (PSDB-PR), Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Raimundo Colombo (DEM-SC), além do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Superbactéria matou 18 pessoas este ano no Distrito Federal

Um surto de infecção hospitalar causado por uma superbactéria, resistente à maior parte de antibióticos disponíveis no mercado, provocou 18 mortes e é suspeito de contaminar 108 pacientes no Distrito Federal neste ano. Os casos são registrados em dez hospitais, públicos e particulares. Entre os pacientes contaminados há pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em leitos gerais.

Dado divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do DF informa que em 1.º de outubro havia 58 casos de pacientes com infecção em tratamento no DF. O restante havia superado a infecção ou morrido - não necessariamente por problemas relacionados à bactéria. Até há três semanas, a maior parte dos casos estava concentrada em duas instituições: Hospital de Base e Hospital Santa Maria.

De lá para cá, no entanto, a contaminação se espalhou para outras instituições. "É um problema grave, estamos bastante preocupados", afirmou o gerente de tecnologia em serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Heder Murari Borba.

O surto relacionado em Brasília não tem relação com a nova superbactéria, originária do Sul da Ásia e que provocou a primeira vítima em agosto, embora as duas tenham a mesma origem. São mutações de uma bactéria conhecida há tempos, a Klebsiella pneumoniae. "No caso do DF, ela passou a produzir uma enzima, que a torna resistente aos tratamentos comumente usados", disse Borba.

A secretaria de Saúde afirmou que cirurgias continuam sendo feitas nos hospitais. As medidas de vigilância foram reforçadas e pacientes com suspeita da doença passaram a ser cuidados exclusivamente por um grupo reservado de profissionais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Juazeiro do Norte-CE: Aposentada tenta matar vizinho com uma panela de água quente

Um fato inusitado foi registrado por volta das 18 horas desta quinta-feira na Rua Samuel Barbosa (Bairro Antônio Vieira) em Juazeiro do Norte. Uma mulher de 63 anos tentou matar o seu vizinho de 55 anos se utilizando de uma panela com bastante água quente. Luzia Maria de Oliveira colocou a água para ferver no fogão de sua residência e partiu na direção do seu desafeto, Vicente Custódio, para matá-lo com o líquido fervente.

Toda a água que existia na panela foi atirada contra o homem que teve queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em diversas partes do corpo, principalmente na cabeça, pescoço e nas costas. A polícia foi acionada por populares e, como a viatura RD 1222, do Ronda do Quarteirão, estava por perto, não demorou a chegar. Os Soldados Marcos e Arilo ainda encontraram a acusada ameaçando com juras de morte a vítima que se contorcia em dores.

O Homem foi socorrido às pressas para o hospital, onde seu estado de saúde é regular. Enquanto isso os militares cuidaram de levar Luzia Maria para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) após receber voz de prisão. Outras duas pessoas igualmente foram conduzidas pelos policiais as quais serviram como testemunhas do fato e contribuíram nos esclarecimentos. A reportagem do Site Miséria não teve acesso aos motivos que levaram a mulher a atentar matar o seu vizinho.

Menor diz em audiência que "vai falar a verdade" sobre Eliza

O menor J., primo do goleiro Bruno que denunciou seu envolvimento na morte da ex-amante Eliza Samudio afirmou em audiência no Fórum de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira, que "irá falar a verdade" e divulgou detalhes sobre o crime. Ele é o primeiro de cinco réus arrolados pela acusação a depor nesta audiência.

No depoimento, o menor mudou parte de sua versão anterior. J. confirmou que ele e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, buscaram Eliza no Rio de Janeiro, com o filho, para levá-la ao sítio do goleiro em Esmeraldas (MG), mas negou que tenha usado uma arma para dar coronhadas em Eliza. Segundo o menor, ele deu cotoveladas, e a briga teria sido causada porque Eliza queria sentar no banco da frente com o filho. Questionado pela juíza Marixa Fabiane sobre a mudança no depoimento, ele afirmou que foi pressionado pelas polícias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Vigilante confessa ter matado artista plástico no Benfica

Um homem confessou, na manhã desta sexta-feira, ter matado o artista plástico, Eurico Bivar, de 60 anos, na última quinta (7).

O vigilante, José Rafael De Sousa Sales, de 26 anos, disse no 34º Distrito Policial, no Centro de Fortaleza, que mantinha uma relacionamento amoroso com a vítima e teria cometido o crime após uma discussão por dinheiro. José Rafael também afirmou ter consumido crack pouco antes de matar o companheiro.
O corpo do artista plástico foi encontrado por vizinhos, na manhã desta quinta-feira (7), dentro da casa dele, na rua Instituto do Ceará, no bairro Benfica. Um cinto estava amarrado no pescoço e objetos, como o notebook, dvd, além de dinheiro, foram roubados.

Ganhador da mega-sena recorde,não é da cidade onde apostou


O ganhador do maior prêmio da história da Mega-Sena em sorteios regulares, no valor de R$ 119.142.144,27, apareceu para retirar sua bolada no fim do expediente bancário de quinta-feira (7), segundo a Caixa Econômica Federal. O prêmio foi sorteado na quarta-feira (6), pelo concurso 1.220 da loteria.

Segundo a Caixa, o ganhador do prêmio recorde não é morador da cidade de Fontoura Xavier (RS), cidade em que foi registrada a aposta milionária. A bolada foi aplicada na poupança, onde deverá render, por mês, mais de R$ 660 mil, segundo a Caixa.

PSDB exige presença de FHC na campanha de Serra na TV

 
Após aparições incidentais no primeiro turno, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a pedido da cúpula do PSDB, terá presença ampliada no programa de José Serra neste segundo turno.

Além de exibir positivamente a imagem de FHC, o programa de Serra abordará, já no dia de estreia, um dos temas mais delicados para a campanha da adversária Dilma Rousseff (PT): o aborto. A abordagem será velada. Serra tangenciará o assunto ao pregar a valorização da vida.

No segundo turno, o comando da campanha não abandonará a comparação das biografias de Serra e Dilma. Abundante no programa em bloco, o confronto de currículos também ocupará as inserções comerciais distribuídas ao longo do dia.

A campanha do PSDB terá direito a sete minutos e meio diários de inserções. Uma delas vai comparar, metaforicamente, a trajetória dos dois candidatos.

Em outros dois comerciais, o candidato agradecerá ao eleitor pelo seu desempenho no primeiro turno e pedirá apoio para a vitória.

MUNDO À FORA:Cantora Toni Braxton entra com pedido de falência pela segunda vez


A cantora premiada com o Grammy Toni Braxton, cuja sequência de sucessos nos anos 1990 incluiu "Another Sad Love Song" e "Breathe Again", deu entrada em um pedido de falência, pela segunda vez em sua carreira.

Nos documentos encaminhados ao tribunal, a cantora apresenta uma lista de bens de entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões e dívidas que vão de US$ 10 milhões a US$ 50 milhões. Na semana passada ela deu entrada no pedido de falência, o que significa que ela não possui meios para saldar suas dívidas existentes.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões amanhã

O concurso de número 1.221 da Mega-Sena, que será sorteado amanhã (9), deve pagar R$ 3 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. Na última quarta-feira (6), um bilhete de cidade de Fontoura Xavier (RS) acertou as seis dezenas do concurso 1.220 e deve receber R$ 119.142.144,27. As dezenas sorteadas na ocasião em Catalão (GO) foram: 05 - 15 - 43 - 48 - 52 - 55.

Artista plástico achado morto dentro de casa

]Mais uma tragédia para engrossar as estatísticas da violência e um novo assassinato a ser investigado pelas autoridades da Segurança Pública do Estado. O artista plástico e dramaturgo Raimundo Eurico de Bivar Lima, 61, foi encontrado morto ontem pela manhã, dentro de sua casa, no Benfica. A morte de Bivar, que ocorreu provavelmente por volta da meia-noite, só foi descoberta ontem cedinho, quando o vizinho e amigo dele, Carlos Eduardo, estranhou a porta da casa do artista entreaberta.

Quando Eduardo e Terezinha entraram na casa - localizada na Rua Instituto do Ceará, 170 - os vizinhos encontraram o corpo de Bivar, completamente despido, na sala. O artista estava morto, com um cinto amarrado no pescoço. De imediato, Carlos Eduardo acionou a Polícia para o local. "Percebi que faltavam vários objetos do Bivar na casa, como o notebook, computador completo, dinheiro e um aparelho de DVD", disse.

Morte por catapora é até 40 vezes

Os atuais surtos e mortes em decorrência da catapora mostraram que a doença não é tão inofensiva quanto parece. No Estado de São Paulo, 15 crianças diagnosticadas com a moléstia morreram neste ano, enquanto outras 14 pessoas morreram em Minas Gerais, representando quase o dobro de casos de um ano para o outro em cada Estado.
Segundo os médicos, apesar de ser uma doença mais comum em crianças, adultos correm mais risco de morrer de catapora do que as crianças. Dados da OMS mostram que a morte por catapora em adultos saudáveis é de 30 a 40 vezes maior do que entre crianças de cinco a nove anos, faixa de idade comum da doença.

Horário de verão vale a partir de 17 de outubro


O horário de verão deste ano começa em 17 de outubro e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.

Horário eleitoral no rádio e na televisão volta nesta sexta-feira

A propaganda eleitoral do segundo turno deve voltar nesta sexta-feira (8). O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proclamou o resultado do primeiro turno nesta terça-feira (5) e a lei eleitoral determina que o horário eleitoral do segundo turno comece 48h após o TSE divulgar o resultado.

Agora, todos os candidatos que disputam o segundo turno têm espaços iguais, com 10 minutos para cada concorrente. Na disputa pela Presidência da República, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, primeira e segundo colocados em 3 de outubro, vão se enfrentar sozinhos. A votação será no dia 31 deste mês.

Nos oito Estados - além do Distrito Federal - onde haverá segundo turno na disputa pelo governo, os candidatos também terão 10 minutos cada. Nesses locais, o bloco de horário eleitoral será de 40 minutos: os primeiros 20 serão dedicados à disputa presidencial, e o tempo restante ficará com os candidatos ao governo.

Os programas serão veiculados até o dia 29, quando faltarão 48 horas para o segundo turno. Serão dois blocos diários. No rádio, às 7h e às 12h; na TV, às 13h e às 20h30 (horário de Brasília). Diferentemente do que ocorreu durante a campanha para o primeiro turno, agora haverá transmissão inclusive aos domingos.

Já a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes, comícios, carreatas e distribuição de material de campanha voltou a ser permitida já nesta terça-feira (5), segundo as regras do TSE.

TSE cassa registro de deputado federal eleito pelo Maranhão

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassaram nesta quinta-feira (8), por 6 votos a 1, o registro de candidatura do deputado federal reeleito Cleber Verde (PRB-MA). Ele ficou em terceiro lugar nas eleições no estado, com 126.896 votos. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Cleber Verde teve o registro concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A corte entendeu que a Lei da Ficha Limpa não deve ser aplicada às eleições deste ano. O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao TSE.

A candidatura foi questionada com base na ficha limpa porque, em 2003, ele foi exonerado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acusado de inserir dados falsos no sistema da Previdência Social. A defesa do candidato negou a acusação e questionou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a casos ocorridos antes de sua vigência.

A Lei da Ficha Limpa também torna inelegíveis, por 8 anos, políticos que tenham sido demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial.

Com a decisão do TSE, o deputado eleito não pode ser diplomado, até o dia 17 de dezembro. Ele depende de uma decisão do STF sobre a Lei da Ficha Limpa para saber se poderá assumir o cargo para o qual foi eleito.

Val desencanta, e Flamengo vence Atlético-GO na estreia de Luxa


Foi de joelhos e com as mãos em direção ao céu atrás de uma das balizas do Raulino de Oliveira que Val Baiano comemorou a cabeçada redentora. Depois de virar motivo de chacota e de amargar um jejum de dez partidas no Flamengo, o atacante apareceu para abrir o placar na estreia de Vanderlei Luxemburgo na noite desta quinta-feira. Diego Maurício, o melhor em campo, fechou o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO após 28 rodadas do Campeonato Brasileiro.

O placar foi magro, mas a disposição da equipe, não. Apoiados pelos empolgados torcedores de Volta Redonda, os jogadores atuaram quase todo o tempo no campo rival. E a se a dupla Diogo e Deivid não correspondeu – o primeiro saiu machucado e o segundo teve atuação ruim -, os atacantes que Vanderlei Luxemburgo colocou em campo resolveram.

A estreia vitoriosa do novo treinador coloca o Flamengo, que não vencia há cinco jogos, na 14ª posição, com 33 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. O Atlético-GO, com a terceira derrota seguida, se mantém no Z-4, em 18º, com 24 pontos. O time comandado por Renê Simões permaneceu no campo defensivo por 90 minutos e sofreu o castigo pela covardia.

OUTROS RESULTADOS

Palmeiras 4 x 1 Avaí

Cruzeiro 1 x 0 Goiás