terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ceará vai realizar transplantes de pulmão

A Secretaria de Saúde do Estado anunciou, nesta terça-feira (17) pela manhã, durante entrevista coletiva, que o Ceará vai começar a fazer transplante de pulmão. No Brasil, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais fazem esse tipo de cirurgia.

“Isso significa muito para o nosso Estado. Significa que temos profissionais preparados e com o compromisso em garantir na rede pública procedimentos de alta complexidade para ajudar a salvar vidas”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Cirurgia exige muita cautela

Os procedimentos vão ser realizados por uma equipe do Hospital de Messejana e, a partir de agora, uma equipe multidisciplinar do Ambulatório de Transplante de Pulmão vai começar a avaliar pacientes que podem ser indicados para fazer a cirurgia.

“Esse trabalho será feito com muita cautela e responsabilidade, seguindo todos os critérios do Protocolo de Transplante Pulmonar”, garante o coordenador da Unidade de Transplante de Pulmão, Antero Gomes Neto.

CBF anuncia segunda convocação de Mano para próxima sexta-feira


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, por meio de seu site oficial, que a segunda convocação de Mano Menezes acontecerá na próxima sexta, às 12h (de Brasília). O treinador vai escolher os jogadores que disputarão amistosos nas datas Fifa de setembro, cujos adversários ainda não foram confirmados.

O evento acontecerá, mais uma vez, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. Desta vez, Mano Menezes deve reduzir o número de jogadores de clubes brasileiros na seleção. As datas reservadas pela Fifa, segundo seu site oficial, vão de 4 a 8 de setembro.

Em sua primeira chamada, no fim de julho, o treinador lembrou de apenas quatro convocados por Dunga para a Copa da África do Sul.

Apesar de não restringir a participação destes atletas, Mano entendeu que eles precisavam passar um período distante da seleção após o baque da eliminação nas quartas de final.

A estreia de Mano no comando do time nacional aconteceu no dia 10 deste mês, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, com gols de Neymar e Pato.

PF prende quadrilha suspeita de fraudar R$ 200 mi de ICMS

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira uma quadrilha suspeita de fraudar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Durante a Operação Anhanguera, dez mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram cumpridos no Estado de São Paulo - em Campinas, Piracicaba, Tietê, Charqueada, Torrinha e Embu - além de outros 17 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul.

De acordo com a polícia, a quadrilha gerava créditos do ICMS sem o recolhimento posterior do tributo. Para isso uma empresa produzia álcool de alto teor (álcool neutro 96%) e o vendia, como se fosse de baixo teor, à indústria de bebidas.

A polícia estima que os suspeitos tenham vendido em torno de 1 milhão de l de álcool por mês. Levantamentos comprovam que o golpe causou prejuízos aos cofres públicos de, pelo menos, R$ 200 milhões.

Segundo as investigações, na fraude, a empresa que comprava o álcool para incorporar ao seu produto o vendia para empresas no Rio Grande do Sul, que se beneficiavam do crédito do ICMS. Os sócios dessas empresas adquiriam o álcool como se fosse insumo para a fabricação de bebidas, mas o produto era álcool combustível, com teor de 96%. A empresa vendedora, em São Paulo, devedora do ICMS, desaparecia sem pagar o tributo e esse mesmo papel passava a ser desempenhado por outras empresas abertas para este fim.

A investigação se iniciou em janeiro deste ano quando, com análise promovida pela Inteligência das Secretarias de Fazenda dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Para a investigação foi feita força-tarefa integrada por membros da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Secretarias da Fazenda dos dois Estados e Procuradoria Geral de São Paulo.

Os presos responderão por crimes contra a ordem tributária (Lei 8137/90), que prevê reclusão de 2 a 5 anos; falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal), de 1 a 5 anos e multa; formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal), 1 a 3 anos de reclusão; e lavagem de dinheiro (Lei 9613/98 c/Lei 9034/90), de 3 a 10 anos.

Fonte: Terra

Nova plástica: Ana Maria Braga aparece inchada e Globo evita dar close no rosto


Ana Maria Braga, que aproveitou as férias para fazer nova plástica no rosto, voltou ontem (16) ao vivo no Mais Você.

Era vísivel a mudança no visual da apresentadora, que ficou mais bonita.

Mas o inchaço ainda não saiu totalmente.

Dá para notar também que a boca de Ana Maria, do lado esquerdo, está ligeiramente torta.

Para preservá-la, a Globo evitou closes muito demorados em seu rosto.

A apresentadora não confirma que tenha feito plástica.

Liminares podem beneficiar até 17 barrados por Ficha Limpa

17 candidatos no Ceará indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com base na Lei Ficha Limpa (lei complementar 135/10) podem ser beneficiados pela brecha aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última sexta-feira, o ministro do STF Celso de Mello concedeu liminares em favor do candidato a deputado federal Adler Girão (PR) e do candidato a deputado estadual Neto Nunes (PMDB), suspendendo a desaprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A decisão do Supremo pode abrir precedente para todos os candidatos que foram prefeitos e tiveram o registro indeferido pelo TRE-CE por desaprovação de contas pelo TCM. Advogado dos dois candidatos, Vicente Aquino acredita que todos os barrados por esse motivo irão conseguir liminares favoráveis. A lei da Ficha Limpa proíbe que pessoas condenadas por um órgão colegiado participem das eleições. Neto Nunes e Adler Girão tiveram suas contas desaprovadas pelo TCM-CE, quando eram prefeitos de Icó e Morada Nova, respectivamente.

O advogado alegou ao STF inconstitucionalidade do indeferimento, argumentando que o TCM não tem competência para julgar chefes do Executivo (como prefeito). Portanto, a condenação seria “nula”. “Ao condenar ex-prefeitos, o TCM foi além de sua competência”, disse o advogado, destacando que o julgamento de contas de prefeitos cabe ao Legislativo.

A assessoria do TCM informou que o Tribunal de Contas não julga os prefeitos, apenas envia ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e à Justiça Eleitoral a relação dos nomes de gestores públicos municipais que tiveram contas desaprovadas em caráter definitivo pelo Tribunal.

O procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales, discorda da posição do advogado. Ele afirma que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que, quando o pedido de liminar se dá após o registro da candidatura, esta deve ser indeferida. “Os candidatos tiveram as contas desaprovadas há vários anos, tiveram tempo para resolver a situação, mas só agora, quando chega o período eleitoral, entram com pedido de liminar”, reclama.

Tiro na lei

Para Alessander, a concessão de liminares pelo STF enfraquece a lei da Ficha Limpa. “É um tiro no coração da lei”, diz, porque “os candidatos condenados recebem uma sinalização de que a lei não prevalece”. Entretanto, ele admite que a “questão é controversa até no próprio Supremo”. A limitar concedida pelo ministro Celso de Mello, já havia sido negada pelo também ministro Carlos Ayres Britto.

QUEM SE BENEFICIARIA

Candidato a deputado federal.
Manoel Salviano (PSDB)
Eugênio Rabelo (PP)
Adler Girão (PR)
Ilário Marques (PT)

Candidato a deputado estadual.
José Wilson Alves Chaves (PP)
Francisco José Cunha de Queiroz (PTC)
Luiz Ximenes Filho (DEM)
Dedé Teixeira (PT)
Edilmo Costa (PR)
Carlos Macedo (PSB)
Cirilo Pimenta (PSDB)
Sineval Roque (PR)
Neto Nunes (PMDB)
Eduardo Florentino Ribeiro (PSDC)
Felipe Aguiar Fonseca da Mota (PR)
Nenen Coelho (PSDB)

Candidato a governador.

Marcelo Silva (PV)

* José Gerardo Arruda (PMDB), candidato a deputado federal, não se beneficiaria porque, além do TCM, possui condenação no STF.

Acidente entre carros e caminhões deixa pelo menos seis mortos na BR-116

Acidente grave, na BR-116, em Arquiraz, Região Metropolitana, nesta terça-feira (17).
 
A tragédia foi motivada por um primeiro acidente. Um motoqueiro - vítima fatal - havia sido atropelado e por causa da intervenção da via, o trânsito estava mais lento.
 
Exatamente nesse momento, uma carreta, com placa de Fortaleza, acabou, com muita velocidade, batendo na traseira de um Fiat Uno, que engavetou em um segundo Fiat Uno. Em seguida, outros dois veículos modelo Gol também foram atingidos; depois um Celta e um Siena.

No total, 6 carros foram envolvidos no acidente. A carreta também acabou batendo na traseira de uma caçamba.

Algumas das vítimas ficaram carbonizadas

Em um dos carros, que pertencia a uma empresa de construção civil, morreram José Francisco de Oliveira, de 39 anos, que era auxiliar de laboratório de solo; Erinaldo Gomes de Morais, de 23 anos; também auxiliar de laboratório de solo; e José Claudiomiro Chagas do Santos, de 23 anos, que era digitador da empresa.

As outras 3 vítimas morreram dentro de um veículo da Secretaria de Saúde do município de Choró. No carro, vinham 5 pessoas; 2 conseguiram se salvar, antes dele pegar fogo, e as outras 3 ficaram presas: uma mulher e duas crianças que não foram identificadas devido ao estado dos corpos, que ficaram totalmente carbonizados.

Neste momento, o trecho da BR-116, que ficha entre os quilômetros 26 e 28, está paralisado.

Vítimas foram encaminhadas ao IJF

5 pessoas feridas foram trazidas do município de Aquiraz para Fortaleza em helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Foram elas Francisca Katiane Nogueira Mendes, 35 anos, auxiliar de enfermagem; Fátima Geane Moreira de Sousa, Sarah Herbênia Pereira, Maria das Graças Calixto e Francisco José Agostinho de Morais, 38 anos, motorista do Fiat Uno incendiado.

O caso mais grave é o do motorista Francisco José, que teve 50% do corpo queimado e está internado no Centro de Tratamento de Queimados do IJF.

DN

Ladrões roubam dinheiro de carro-forte e matam segurança em Recife (PE)

Um segurança morreu durante um assalto a um carro-forte nesta segunda-feira (16), na região metropolitana de Recife (PE). Outro vigia também foi atingido na troca de tiros e está internado em estado grave. Nenhum criminoso foi preso.

Os assaltantes começaram a atirar quando o carro-forte parou em frente a agência bancária. Uma testemunha fotografou o momento em que os bandidos fugiam, levando o dinheiro do banco.

Os criminosos estavam usando boné e armados com pistolas, espingarda e uma submetralhadora.

r7

PM mata bandido dentro de uma universidade do Rio de Janeiro


O policial foi vítima do golpe conhecido como saidinha de banco. A tentativa de assalto foi dentro de uma universidade em Campo Grande, na zona oeste do Rio. O PM reagiu ao assalto e houve tiroteio. O criminoso morreu no local.

Começa nesta terça a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser exibida em rede nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (17). O programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, será o primeiro a ir ao ar na estreia do horário eleitoral em 2010. Serra terá pouco mais de sete minutos de propaganda.

O programa de Dilma Rousseff (PT) será o quinto a ser exibido. A petista tem o maior tempo entre os concorrentes ao cargo (10 minutos e 38 segundos). O programa de Marina Silva será o penúltimo a ser veiculado. Ela tem 1 minuto e 23 segundos de tempo no rádio e na TV. Os três candidatos são os mais bem colocados nas pesquisas de opinião.

O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro, em três blocos, de manhã, de tarde e de noite. Com exceção da propaganda de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que terá pouco mais de um minuto, os programas dos demais candidatos à Presidência terão 55 segundos.

Os programas dos candidatos ao Palácio do Planalto terão 25 minutos de duração e serão veiculados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25, no rádio, e de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55, na televisão. Em seguida, serão exibidos os programas dos concorrentes ao cargo de deputado federal, que terão ao todo 25 minutos.

Os candidatos a governador terão as propagandas exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras em um bloco de 18 minutos, seguido dos programas de deputado estadual e distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).

Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários – seis para cada cargo – divididos em inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.

Por lei, os programas também são obrigados a utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legendas. Além disso, os candidatos não podem usar o espaço para fazer propaganda comercial ou recursos de áudio ou vídeo que, de alguma forma, ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Quem desrespeitar a regra pode ser condenado a perder tempo equivalente ao dobro do usado de forma irregular.

Segundo turno

Em caso de segundo turno, em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita será dividida em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos. Os programas dos candidatos começarão a ser exibidos a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno.

G1

Ibope mostra Dilma com 43% e Serra com 32% na disputa pela Presidência


A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta segunda (16).

A petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% do adversário José Serra (PSDB). De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8%. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 6, Dilma tinha 39%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 41% e 45% e Serra, entre 30% e 34%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15). Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23548/2010.

Dos demais candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto.

Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.

De acordo com o Ibope, considerando-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Dilma tem hoje 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%, Marina tem 10% e os outros candidatos somam 1%.

Neste cenário, se as eleições fossem hoje, Dilma poderia ser eleita no primeiro turno. Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os votos válidos da candidata podem variar de 49% a 53%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Nesse cenário, votariam nulo ou em branco 8% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

Na pesquisa divulgada uma semana antes, a petista tinha 44% e Serra, 39% em um hipotético segundo turno entre os dois.

Avaliação do governo

O levantamento também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

Site "Iguatu.org" ligado a Marcelo Sobreira frauda números de enquete


O blog do Lindomar Rodrigues repercutiu na sua página uma informação publicada no site Iguatu.org pertencente a família do suplente de deputado Marcelo Sobreira. Foi a primeira vez fque o blog fez isso.

Uma enquete, até então, favorável ao candidato a deputado estadual Zezinho Albuquerque, nome este apoiado pelo prefeito de Iguatu Agenor Neto, se posicionava em primeiro lugar na pesquisa com 103 votos ou 51% dos votantes.  

Poucas horas depois, incomodados com os números, os donos do site Iguatu.org fraudaram os números e colocaram a esposa de Marcelo Sobreira que também é candidata a deputada estadual, em primeiro lugar, com 82 votos ou 47% dos votantes e Zezinho Albuquerque em terceiro lugar com 14 votos ou 9% dos votantes conforme dados abaixo.

Antes da fraude
Depois da fraude