quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cinco pessoas são presas em operação de combate à pedofilia em Fortaleza

Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira, 28, em uma operação de combate a abuso sexual de crianças de adolescentes. A ação, da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), teve início por volta de 4h30min e deve se estender até o fim do dia.

O objetivo foi o cumprimento de 40 mandados de prisão em aberto contra pessoas acusadas de pedofilia. Trata-se da segunda parte da operação iniciada na última quinta-feira.

Quatro pessoas presas foram encaminhadas à Delegacia de Capturas (Decap). Segundo a Polícia, um dos localizados já se encontrava preso por outros crimes.

Ronaldinho quer garantias no Milan para firmar renovação


Garantido no Milan até 2011, quando seu atual contrato termina, Ronaldinho quer garantias do clube italiano para renovar o seu vínculo.

A reunião realizada na última segunda-feira, 26, entre Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, e Roberto de Assis, irmão e empresário de Ronaldinho, terminou sem nenhum resultado prático. Agora, o esforço para a renovação do contrato do jogador é prioridade. Segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport", as bases contratuais devem ser acertadas em breve, mas a assinatura ainda deve demorar.

Assis, que deve viajar com o Milan para Londres, onde o time particapará da Emirates Cup, já sabe que os italianos não chegarão aos nove milhões de euros (R$ 20,6 milhões) que o brasileiro ganhou no último ano, mas aceitará algo próximo de sete milhões de euros(R$ 16 milhões).

Além da quantia, Ronaldinho quer a certeza de que o clube lutará pelos titulos do Campeonato Italiano e da Liga dos Campeões. Tudo isso visando sua volta à Seleção Brasileira na Copa de 2014.

Essa posição do brasileiro, porém, depende essencialmente da permanência de outros dois brasileiros do Milan. Alexandre Pato e Thiago Silva. O atacante, pretendido pelo Chelsea, e o zagueiro, na mira do Real Madrid, são peças chaves para o sucesso da equipe. O presidente do time, Silvio Berlusconi, já garantiu que não os venderá. Mas tudo isso pode mudar em caso de fracasso da equipe na temporada 2010/2011.

Regina Duarte diz que falta trabalho na TV e lamenta situação

Com 45 anos de carreira e grandes sucessos na TV, Regina Duarte assumiu que passa por "período sabático" na profissão. "Estou vivendo um momento de transição. Muitas vezes, fico esperando que alguém venha e me convide para alguma coisa, mas isso infelizmente não existe no Brasil", lamentou ela ontem, em depoimento que abriu a série de encontros A História da Telenovela, no CCBB.

A atriz, de molho desde Três Irmãs (2008), justificou a ausência nas telas. "Por outro lado, tem também uma crise de idade. Vou começar a fazer participações especiais. Posso não ser protagonista nunca mais e isso não importa", disse Regina.

Terra

Carro capota e explode na região dos Inhamuns

Um carro capotou e explodiu, no início da tarde desta quarta-feira (28), na BR-020, entrada do município de Tauá, na região dos Inhamuns.

Segundo a polícia, o motorista do veículo, com placas da Bahia, tentava desviar de um animal na pista quando o acidente aconteceu.

Duas pessoas foram socorridas ao Hospital de Tauá. Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para tentar apagar o fogo.

Revolta popular: adolescente quase é linchado em Maracanaú

Em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), um adolescente de 16 anos, por pouco, não morreu, nesta terça-feira (27) à noite, depois de quase ser linchado pela população.

Segundo testemunhas, depois de roubar e fugir levando o celular de um homem, a vítima alcançou o rapaz e reagiu. O adolescente só foi salvo porque policiais do Ronda do Quarteirão foram acionados para conter a confusão.

Diario do Nordeste

Pedreiro é morto à bala em Iguatu

Um homicídio à bala, movimentou o plantão policial em Iguatu na noite de ontem. A vítima foi o pedreiro Antonio de Sousa Castro Filho, 32 anos, alveda com 03 disparos. A vítima já tinha passagem pela polícia e respondia ao artigo 155 do CPB. Segundo relato da polícia o pedreiro tinha em seu desfavor um mandado de prisão decorrente de regressão de regime. O motivo e autor do assassinato são desconhecidos.

Do Lindomar Rodrigues

Prazo para pedir impugnação de junta eleitoral termina hoje

O prazo para para os partidos políticos pedirem a impugnação dos nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais termina nesta quarta-feira, 28.

Formadas por um juiz e dois ou quatro cidadãos de notória idoneidade, essas juntas são responsáveis pelo acompanhamento da votação. Resolvem as impugnações e outros incidentes verificados durante a apuração dos votos e fazem a expedem os boletins de apuração e os diplomas aos eleitos para cargos municipais.

Não podem fazer parte de juntas eleitorais candidatos e seus parentes, inclusive companheiro, integrantes de diretorias de partidos políticos, autoridades, agentes policiais e pessoas com cargos de confiança no Executivo, além dos que fazem parte do serviço eleitoral.

Agência Brasil

Marido mata mulher e avisa família pelo telefone em Sergipe

Um homem de 47 anos teria ligado para a família da mulher avisando sobre sua morte logo após matá-la, em Santo Amaro (37 km de Aracaju). Elenildes dos Santos, 28 anos, foi encontrada morta na tarde de terça-feira, amarrada em uma árvore e com sinais de enforcamento. Ela tinha uma filha de 7 anos com o suposto assassino Everaldo Rodrigues dos Santos, 47 anos.

De acordo com a irmã da vítima, Rosilma, Santos ligou para ela relatando o que tinha acontecido. Familiares disseram estarem surpresos com o ocorrido, já que o casal foi visto no mesmo dia junto e o clima era de harmonia entre os dois.

Conforme a cunhada de Santos, o crime pode ter sido provocado por ciúmes, já que Everaldo acreditava que Elenildes o traía. "Minha irmã nem saía de casa. Ela nunca traiu o marido, mesmo quando se separaram ela não teve ninguém", afirmou Rosilma. Segundo parentes, o suspeito havia se envolvido com duas mulheres e tinha um filho fora do casamento.

Fonte: Terra

Cantor Latino é acusado de manter relações sexuais à força com menor


O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio confirmou nesta quarta-feira ter recebido um carta precatória da Justiça de Minas para que o cantor Latino fosse intimado em decorrência de uma acusação de abuso sexual contra uma garota de 13 anos.

Segundo a assessoria do TJ, o documento foi encaminhado pela Vara Única de Aiuruoca, em Minas. Mas até a tarde de hoje ele não havia sido entregue ao músico, uma vez que ele não foi encontrado no endereço passado pela comarca.

O órgão não soube informar se a carta seria reencaminhada para Minas. O documento aponta que, de acordo com a acusação, o crime ocorreu em 2007 na cidade mineira de Liberdade, informou a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio.

O cantor ainda não comentou a acusação, mas segundo sua assessoria de imprensa deve se pronunciar em comunicado oficial ainda na tarde desta quarta-feira.

Fonte: Folha.com

Paquistão confirma morte de todos os ocupantes de avião acidentado


Todos os ocupantes do avião Airbus A-321 da empresa Airblue que caiu perto de Islamabad, capital do Paquistão, morreram no acidente, anunciaram nesta quarta-feira (28) o ministro do Interior e o chefe de polícia da cidade.

De acordo com as autoridades de aviação civil do Paquistão, a aeronave transportava 152 pessoas - 146 passageiros e seis tripulantes.

Em entrevista ao canal local Express TV, o ministro Rehman Malik confirmou que as equipes não encontraram sobreviventes no local da tragédia, desmentindo relatos anteriores que falavam que até seis pessoas tinham sido retiradas com vida do local.

- Ninguém sobreviveu. Todos que estavam a bordo morreram.

O chefe de polícia, Bani Amin, disse à agência France Presse que as equipes trabalham com a informação de 149 mortos, mas afirmou que a cifra pode não ser exata.

- Foram encontrados todos os corpos. Segundo nossas informações, havia 149 pessoas a bordo, mas é difícil dar uma cifra exata porque a maioria dos corpos ficou mutilada.

Avião decolou do sul do país

O voo ABQ-202 caiu na região montanhosa das Colinas de Margalla, perto da capital paquistanesa, segundo as informações oficiais. De acordo com a rede CNN, não é normal que aeronaves voem baixo sobre as montanhas, fato que pode indicar que o avião tinha problemas.

O Airbus A-321 decolou de Karachi, no sul do Paquistão, às 7h45 no horário local (23h45 desta terça-feira em Brasília). O voo tinha como destino Islamabad, que no momento do acidente estava sob nevoeiro e chuva, com operações restritas na região do aeroporto.

De acordo com as autoridades, o avião caiu quando se aproximava para o pouso. Testemunhas afirmam ter visto a aeronave voando em baixa altitude instantes antes da colisão.

Fontes oficiais disseram que a tripulação perdeu contato com a torre de controle minutos antes do acidente. Apesar da suspeita de que o mau tempo tenha influenciado na tragédia, a direção de aviação civil do Paquistão evitou atribuir causas para o acidente.

Após bom coletivo, Leandro Amaral é contratado pelo Flamengo


O atacante Leandro Amaral garantiu sua contratação em um treino. O jogador participou de um coletivo sob os olhares de Zico no CFZ, nesta quarta-feira, agradou ao diretor-executivo do Flamengo e será apresentado pelo clube na segunda-feira.

- De maneira alguma haverá problema para acertar esse contrato. Faltam detalhes e na segunda-feira me apresento. Quero agradecer ao Zico pela oportunidade que ele me deu. Foi um mês de muito trabalho e suor - afirmou o jogador.

Zico ainda não divulgou maiores detalhes sobre o acerto, como a duração do contrato. Apesar de ser apresentado na segunda, Leandro Amaral ainda calcula que precisará de duas a três semanas para estrear. Na última segunda-feira, o jogador foi avaliado pelo médico José Luiz Runco e foi aprovado, apesar de algumas ressalvas.

Submetido a uma artroscopia no joelho direito em 2009, cuja previsão inicial dos médicos era de retorno em cerca de um mês, o atacante ficou em tratamento por seis meses (sendo dez dias de internação e seis semanas com um cateter para receber fortes antibióticos) por conta de uma infecção causada por um fungo (Candida Albicans).

Bebê morre após ser submerso três vezes durante batismo


Um padre da Moldávia está sendo investigado pela morte de um bebê que se afogou após ter sido submergido três vezes durante a cerimônia de batismo.

Familiares acusam o padre, Valentin Taralunga, da Igreja Católica Orotodoxa, de negligência ao prosseguir com a cerimônia apesar dos sinais de que a criança, de um ano e meio, estava se afogando na pia batismal.

Médicos da capital moldávia, Chisinau, diagnosticaram que o bebê morreu por afogamento. O padre está sendo investigado por homicídio culposo, punível com até três anos de prisão.

Ao prestar depoimento, o padre Taralunga negou as acusações e disse que obedeceu aos cânones religiosos que ensinam sobre a cerimônia de batismo.

A família repassou à polícia um vídeo amador do momento em que o religioso submerge a criança na água. O conteúdo do vídeo foi divulgado pelas TVs locais.

Entretanto, os investigadores que trabalham no caso disseram a uma delas, a Publika TV, que ainda é cedo para chegar a uma conclusão.

Na cerimônia católica ortodoxa, os padres tampam o nariz e a boca das crianças durante os curtos instantes em que elas são submergidas na água benta.

Um porta-voz da Igreja disse não recordar de semelhante episódio na história religiosa do país.

Logo após a imersão na água, o bebê é visto com dificuldades de respirar. Segundo testemunhas, minutos depois a criança começou a espumar pela boca e sangrar pelo nariz.

Levado para ser socorrido, o bebê morreu a caminho do hospital. O diagnóstico da morte foi ocorrência de água nos pulmões.

Filme de Stallone deve R$3,8 milhões para produtora brasileira


Sylvester Stallone(Burra Jurití) pelo jeito deve bem mais do que as desculpas por ter ofendido o Brasil dizendo que damos "um macaco de presente" depois dele explodir tudo - fato que acabou acontecendo com o ator se dizendo muito arrependido pela brincadeira. Mas será que ele vai se desculpar também pela dívida que seu filme Os Mercenários causou na produtora brasileira O2 Filmes?

Em comunicado nesta segunda-feira (26), a produtora do cineasta Fernando Meirelles esclarece:

"Em 2009, a O2 realizou serviços de produção para o filme Expendables (Os Mercenários), dirigido e interpretado por Sylvester Stallone. A O2 não é co-produtora do filme e até hoje aguarda ser ressarcida pelas despesas realizadas. Em valores da época, o total a ser ressarcido gira em torno de R$ 3,8 milhões".

TRE define rádio responsável pela geração de propaganda eleitoral no Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou, na manhã desta terça-feira, 27, acordo que define que a Rádio FM Assembleia será a responsável pela geração da propaganda eleitoral gratuita em bloco de partidos e coligações durante o período eleitoral.

De acordo com o TRE, a emissora de televisão responsável pela propaganda será definida pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) em um prazo de 48 horas e deverá ser aprovada e homologada em reunião do dia 6 de agosto, às 14 horas.

O material dos programas em bloco para veiculação deverá ser entregue à emissora geradora das 8 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e, das 8 horas às 12 horas, aos sábados.

O conteúdo e a qualidade da gravação da propaganda eleitoral entregue às emissoras de rádio e de televisão são de inteira responsabilidade do partido político ou da coligação.

TRE barra duas candidaturas no CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão do pleno realizada ontem à noite, indeferiu dois registros de candidatura baseado na Lei Complementar 135 (conhecida como Ficha Limpa).

Os candidatos impugnados, mas que poderão apresentar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são Sineval Roque (PSB) e Francisco das Chagas Rodrigues (PSB), postulantes a deputado estadual.

No julgamento do registro de Sineval, iniciado na última sexta-feira, o pleno do TRE-CE havia decidido pela constitucionalidade da Lei Ficha Limpa. No mérito, os juízes Luciano Rodrigues e Jorge Girão votaram pelo indeferimento do registro, sendo a sessão suspensa com pedido de vistas de Cid Marconi, votando pela improcedência da impugnação, sendo acompanhado por Tarcísio Brilhante.

No entanto, a desembargadora Edite Bringel e Raimundo Santos votaram pelo indeferimento do registro.

Já no processo de Francisco Rodrigues, a impugnação foi por unanimidade.

Lúcio admite não ter Dilma em seu palanque


O ex-governador Lúcio Alcântara, candidato do PR ao Governo do Estado, disse, ontem, não ter marcado nenhuma vinda da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) para apoiar a sua campanha no Ceará. Embora esteja usando amplamente o jingle da candidata petista e as imagens dela e do presidente Lula, Lúcio informou apenas que a direção nacional do PT tem dito que a candidata não estará em todos os palanques que a apoiam.

A declaração do candidato da coligação PR-PPS foi dada na noite de ontem, por ocasião da inauguração do comitê central da campanha dele, do candidato a vice, Cláudio Vale, e do postulante ao Senado, Alexandre Pereira, no cruzamento das avenidas Padre Antônio Tomás e Via Expressa, no bairro Papicu, em Fortaleza. Vários candidatos a deputado estadual e federal, além de lideranças empresariais prestigiaram o evento.

Lúcio Alcântara fez questão de dizer, sobre a campanha à Presidência da República, que era natural que o partido dele, o PR, como apoiador nacional do Governo Lula utilizasse a imagem de Dilma e do próprio presidente. “A popularidade do Lula é inegável e o PR apoia o presidente. Portanto, nada mais natural do que a imagem dele e da Dilma estarem aqui”, enfatizou.

No Ceará, oficialmente, o PT presta apoio à candidatura do atual governador, Cid Gomes (PSB), que já tem visita agendada da candidata Dilma e do próprio presidente Lula em apoio a sua campanha de reeleição.

Diário do Nordeste

Defesa de Bruno lista Eliza, Adriano e Zico como testemunhas

A defesa do goleiro Bruno Souza, suspeito de envolvimento na suposta morte da estudante Eliza Samudio, incluiu na lista de testemunhas a ex-amante, desaparecida desde o início de junho. Além de Eliza, estão na lista da defesa de Bruno ex-atletas do Flamengo, como Zico, atual diretor de futebol do clube, e os atacantes Adriano e Vágner Love. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


fonte: Terra

No Brasil, 13 milhões de pessoas não possuem banheiro em casa

O Brasil é o 9° colocado no "ranking mundial da vergonha" dos países cuja população não tem acesso a serviços básicos de saneamento: são 13 milhões de brasileiros sem banheiro em casa. O levantamento foi feito nas cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

Na frente do Brasil aparecem: Índia (1°), Indonésia (2°), China (3°), Etiópia (4°), Paquistão (5°), Nigéria (6°), Sudão (7°) e Nepal (8°). As cidades de Manaus, Recife, Cuiabá e Natal estão entre as capitais que mais apresentam problemas de saneamento no país, de acordo com o estudo.

Na capital do Amazonas cerca de 89% das residências ainda não são atendida pela rede geral de esgoto. Nas capitais do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte o déficit de atendimento atinge 61% e 69%, respectivamente.

As regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre aparecem com índices de atendimento superiores a 80% das residências. Em Brasília, 92% da população é atendida pela rede de esgoto.

Segundo o documento, entre 2003 e 2008, houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto, e de 4,6% no tratamento de esgoto nas 81 maiores cidades do país.

Apesar disso, somente 50,6% da população que vive em áreas urbanas têm acesso a redes de esgoto e apenas 34,6% do volume de esgoto coletado no Brasil recebem tratamento, segundo a pesquisa.

Menos de dois terços da população mundial utilizam instalações sanitárias, de acordo com o estudo. Na América do Sul, somente a Bolívia tem menos de 50% dos moradores com acesso a sanitários e saneamento básico.

Fonte: UOL

Criança de 10 anos mata irmão de 13 anos; polícia fala em tiro acidental

Uma criança de 10 anos matou com um tiro acidental o próprio irmão, de 13, durante uma brincadeira num sítio da zona rural de Novo Mundo (750 km de Cuiabá).

Segundo a Polícia Civil, os irmãos haviam sido deixados sozinhos pelo pai, Manoel de Lima Oliveira, 45, que trabalhava na lavoura do sítio.

Segundo o delegado Carlos Eduardo Muniz dos Santos, eles encontraram uma espingarda calibre 28 na casa e começaram a brincar. "Foi quando o mais novo acabou acertando um tiro nas costas do irmão", disse ele.

O episódio ocorreu nesta segunda-feira (26). Levado às pressas até um posto de saúde nas proximidades, o adolescente morreu antes de receber qualquer atendimento.

A criança que fez o disparo foi encaminhada ao Conselho Tutelar do município e deverá ser submetida a medidas de proteção que incluem tratamento psicológico, diz o delegado. "É a única possibilidade prevista para quem tem menos de 12 anos."

Segundo ele, o pai será indiciado por posse ilegal de arma de fogo e omissão de cautela. "Ele se apresentou ontem. Estava muito transtornado", relatou.

Astrônomos preevem choque perigoso de asteroide com aterra em 2182


O perigoso asteroide (101955) 1999 RQ36 tem uma chance em mil de se chocar com a Terra e mais do que a metade dessa probabilidade indica que isso pode acontecer em 2182, revelaram pesquisadores espanhóis nesta terça-feira (27).

O conhecimento desse fato pode ajudar os cientistas a criar mecanismos para desviar a trajetória do asteroide.

A pesquisa também contou com a participação de cientistas italianos e americanos. Os pesquisadores estimaram e monitoraram os impactos potenciais (VI, na sigla em inglês) até 2200 por meio de dois modelos matemáticos.

O (101955) 1999 RQ36 é um dos asteroides potencialmente perigosos (PHA, na sigla em inglês), que podem atingir a Terra por causa da proximidade de suas órbitas, causando danos. Esse PHA foi descoberto em 1999 e tem cerca de 560 metros de diâmetro.

Sua órbita é determinada por meio de 290 observações óticas e 13 medidas de radar, mas existe uma certa” incerteza orbital” porque, além da gravidade, sua trajetória é influenciada pelo efeito Yarkovsky.

Essa perturbação modifica ligeiramente as órbitas de pequenos objetos do Sistema Solar porque ao rotar, eles transmitem a radiação que recebem do sol de um lado para o outro.

A pesquisa, que foi publicada na revista Icarus, prevê que a colisão poderá acontecer nos próximos anos, graças a esse efeito.

Até 2060, a divergência das órbitas de impacto é moderada. Entre 2060 e 2080, aumenta em quatro ordens de grandeza porque o asteroide se aproximará da Terra naqueles anos. Depois, aumenta novamente um pouco até 2162. Finalmente, diminui até 2182, ano mais provável para a colisão.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 22 milhões hoje

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões nesta quarta-feira (28) ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.200, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. No último sábado (24), ninguém acertou os números do concurso 1.199, e o prêmio acumulou em R$ 18.200.523,70.

As dezenas sorteadas foram: 16 - 19 - 23 - 28 - 39 - 58.

Acertaram na quina 71 pessoas que receberão o prêmio de R$ 22.554,66. Na quadra foram 5.692 ganhadores que ganharão R$ 401,91 cada.

O apostador tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2. O maior valor sorteado até hoje foi o da Mega-Sena da Virada, que bateu R$ 144,9 milhões, em 31 de dezembro do ano passado.

Menor nega ter visto esquartejamento de Eliza, diz advogado

O adolescente que confessou ter participado do desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno de Souza, desmentiu nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte, durante uma acareação que durou quase três horas com Sérgio Rosa Sales, primo do jogador, que presenciou o assassinato e esquartejamento da jovem, informou seu advogado, Eliézer Jônatas de Almeida Lima.

O advogado já havia afirmado que o jovem foi “pressionado” e inventou alguns trechos dos depoimentos que prestou à Polícia Civil do Rio de Janeiro. Eliézer Lima disse que o menor teria sido agredido pelos policiais.

Nesta terça, Lima disse que seu cliente “corrigiu” e “desmentiu” as primeiras versões.

“O menor desmentiu toda essa cena dantesca de que houve a ‘finalização’ de Eliza e de que houve, vamos dizer, o esquartejamento dela e que parte do corpo tenha sido jogada para os cães. Isso não existe”, afirmou Eliézer Lima.

O primo do atleta, Sérgio Rosa Sales, confirmou durante a acareação os depoimentos que prestou até agora.

A acareação acabou pouco depois das 20h. Os dois foram levados ao Departamento de Investigações (DI) e os depoimentos anteriores prestados à polícia foram lidos.

Os delegados Edson Moreira e Wagner Pinto participaram da acareação. O objetivo da polícia foi tentar esclarecer as divergências.

O advogado Marco Antônio Siqueira, que representa Sales, disse que os dois choraram em alguns momentos.

O advogado Eliézer Lima, defensor do adolescente, disse que seu cliente voltou a repetir que foi chamado apenas para “dar um susto” em Eliza e não sabia que ela seria sequestrada. Segundo Lima, o adolescente diz que “foi enganado” quando foi levado para o sítio de Bruno, em Esmeraldas (MG).

G1

Pelo menos seis sobrevivem a acidente de avião no Paquistão

 
Pelo menos seis sobreviventes e 45 corpos foram retirados dos destroços do avião que se acidentou nesta quarta-feira em colinas próximas a Islamabad com 152 ocupantes a bordo, informou à Efe uma fonte oficial. O porta-voz da Autoridade Municipal de Islamabad (CDA, sigla em inglês), Ramzan Sajid, contatado pela Efe por telefone, disse ter relatórios que garantem o resgate dos seis sobreviventes. Outras fontes, como o canal CNN, afirmam que oito pessoas já foram resgatadas com vida.

Até o momento, o número de corpos retirados até o momento está entre 45 e 50.

Os feridos foram levados a hospitais em helicópteros que participam dos trabalhos de resgate, segundo o presidente da Autoridade de Desenvolvimento da Capital, Imtiaz Inayat Elahi, à agência estatal APP. Pelo menos cinco dos sobreviventes estariam em estado grave, de acordo com o ministro do Interior, Rehman Malik, citado pelo canal Geo TV.

Elahi, também citado pelo canal "Geo TV", disse que, devido à natureza do acidente, há poucas possibilidades de encontrar muitos sobreviventes.

O acidente

O avião, da companhia, Air Blue decolou às 7h50 locais (23h50 de terça em Brasília) na cidade de Karachi, sul do país, com destino a Islamabad, levando 152 pessoas a bordo, das quais 146 eram passageiros e as outras seis faziam parte da tripulação. Pouco depois das 9h30 locais, quando o Airbus se preparava para pousar, perdeu-se o contato com a torre de comando.

A aeronave caiu sobre uma área muito arborizada das Colinas de Margala, a norte de Islamabad, em área onde o Exército também possui instalações, o que agilizou o desdobramento de homens para as tarefas de salvamento.

No momento do acidente chovia forte e havia denso nevoeiro na região. As condições climatológicas e o difícil acesso ao local onde caiu o aparelho estão dificultando os trabalhos de resgate, que têm participação de três helicópteros e uma unidade de soldados do Exército, disse um porta-voz militar à APP.

A região do acidente está tão coberta por árvores que é impossível chegar ao local em veículos. Por isso, os trabalhos de resgate estão a cargo de pessoal que se desloca a pé e dos helicópteros que sobrevoam o local constantemente.

Versões

Ainda não são conhecidas a causas do acidente. Algumas versões não confirmadas asseguram que o aparelho tinha recebido ordem de seguir sobrevoando a zona, pois o aeroporto de Islamabad estava congestionado.

As redes de televisão mostraram imagens da fuselagem, parcialmente em chamas e totalmente destruída, em uma região elevada das Colinas de Margala. Testemunhas citadas pela Geo TV disseram ter visto o avião voando em altitude muito baixa antes do acidente, e outros afirmaram ter ouvido uma explosão minutos depois. Também há versões não confirmadas que dão conta de uma explosão no depósito de combustível em pleno voo.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousef Raza Guilani, e o presidente, Asif Ali Zardari, expressaram em comunicados suas consternações pelo acidente, e pediram rapidez nos trabalhos de resgate.